Depressão tem cura?

“Meu filho de 25 anos está com depressão e fala que se sente triste e que às vezes parece que nada mais faz sentido. Fico muito preocupada com ele. Isso tem cura?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

A depressão tem cura em alguns casos e a recuperação tende a se iniciar entre 3 meses a 1 anos após o início dos sintomas, principalmente quando o tratamento é feito de acordo com as orientações do médico. 

Embora as recaídas sejam comuns e o tempo até a melhora completa dos sintomas varie bastante, a chances de que a pessoa se recupere mais rapidamente são maiores quando a depressão é identificada cedo e o tratamento iniciado ainda no começo dos sintomas.

Caso seu filho esteja com depressão, o ideal é consultar um psiquiatra para uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado para que possa se recuperar mais rapidamente. O tratamento normalmente é feito o uso de medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Anorexia tem cura?

O tempo de recuperação da anorexia varia de pessoa para pessoa, mas é menor quando o tratamento é feito de acordo com a orientação do médico. Entenda melhor se a anorexia tem cura.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual o tempo de cura da gonorreia?

Veja em quanto tempo se pode atingir a cura da gonorreia com o tratamento adequado. Entenda também como verificar a cura, como deve ser o tratamento e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Tem como aumentar a circulação peniana?

Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma natural de favorecer a circulação peniana, mas existem outros fatores que podem ajudar. Veja tudo o que pode fazer para melhorar a circulação no pênis e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Qual é a temperatura normal do corpo humano?

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC. Entenda melhor qual o intervalo de temperatura considerado normal para o corpo humano, quando pode ser febre, e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Quanto tempo o esperma sobrevive fora do corpo?

O espermatozoide sobrevive pouco tempo fora do corpo humano, especialmente se não tiver as condições adequadas. Entenda quanto tempo o esperam pode viver fora do corpo e também quanto tempo vive dentro do corpo humano.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo O que fazer para curar a depressão: 5 estratégias comprovadas

O que fazer para curar a depressão: 5 estratégias comprovadas

Para curar a depressão, é importante que o psicólogo e o psiquiatra sejam consultados, pois assim pode ser indicado o melhor tratamento para a pessoa. Confira o que fazer para curar a depressão mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo 15 melhores sucos para curar a anemia

15 melhores sucos para curar a anemia

Os sucos de frutas cítricas e vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva. Confira 15 opções de sucos diferentes que podem usar durante o tratamento da anemia para aliviar os sintomas e recuperar mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo 6 dicas para curar uma virose mais rápido

6 dicas para curar uma virose mais rápido

Para curar uma virose rápido é necessário repousar, beber 2L de água por dia e fazer uma alimentação leve, ajudando o corpo a se recuperar e favorecendo a eliminação do vírus. Veja mais dicas para curar a virose mais rápido.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a gonorreia

Como curar a gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura quando o tratamento com antibióticos é realizado de acordo com a recomendação do médico. Veja como alcançar a cura da gonorreia.

Imagem ilustrativa do artigo Gonorreia masculina: sintomas, tratamento e cura

Gonorreia masculina: sintomas, tratamento e cura

A gonorreia masculina é caracterizada por inflamação na uretra em que há surgimento de secreção amarelada, semelhante à pus, além de dor e ardor ao urinar. Confira outros sintomas de gonorreia masculina, tratamento e saiba se tem cura.

Imagem ilustrativa do artigo Como curar a ressaca rápido: 8 dicas simples

Como curar a ressaca rápido: 8 dicas simples

Para curar a ressaca, algumas dicas simples incluem fazer uma alimentação saudável, beber bastante água e beber chás com mel. Confira 8 dicas simples para curar a ressaca mais rápido em casa.

Imagem ilustrativa do artigo 11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

Chá preto, uma compressa de camomila, mel orgânico ou extrato de própolis são boas opções para curar aftas mais depressa. No entanto, existem mais dicas naturais para aliviar a dor e acelerar a cicatrização das aftas. Confira o que é bom para afta e como fazer corretamente.

Imagem ilustrativa do artigo Hepatite B: sintomas, transmissão, tratamento e cura

Hepatite B: sintomas, transmissão, tratamento e cura

A hepatite B é um infecção que causa a inflamação do fígado provocando lesões neste órgão e levando ao aparecimento de alguns sintomas como febre baixa, dor abdominal, falta de apetite e vômitos, sendo importante consultar o médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Conheça tudo sobre a hepatite B.