Cúrcuma faz mal para os rins?

“Tenho usado cúrcuma quase todos os dia na comida, porque ouvi dizer que faz bem para inflamação. Mas vi umas pessoas comentando que pode prejudicar os rins. Isso é verdade? Cúrcuma faz mal para os rins?”

A cúrcuma normalmente não faz mal para os rins, especialmente se for utilizada nas quantidades recomendadas, seja como tempero ou suplemento. A raiz é até bastante conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, e seu uso é comum em casos de dor nas articulações, para reduzir o colesterol alta ou para diminuir os sintomas de inflamação no intestino. Entenda melhor para que serve a cúrcuma e como usar corretamente.

Estudos mostram que o consumo de cúrcuma por via oral é geralmente seguro por até 2 ou 3 meses seguidos. No entanto, podem surgir efeitos colaterais como enjoo, dor de estômago, diarreia ou refluxo, geralmente como resultado de uma irritação do estômago.

Por isso, o ideal é sempre conversar com um médico antes de começar a usar qualquer tipo suplemento, incluindo a cúrcuma. Um clínico geral ou outro profissional de saúde acostumado com o uso de plantas medicinais, pode avaliar todo o histórico de saúde e determinar se o uso é seguro.

Nossa recomendação
Consulte um Nutricionista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
100% dos leitores acham este conteúdo útil (5 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.