Com 12 semanas de gravidez, a gestante está na 4ª semana do 3º mês. Esse período marca o fim do primeiro trimestre, uma fase muito importante para o desenvolvimento do bebê.
Nessa fase, o bebê já tem todos os órgãos, ossos e músculos formados, mas eles ainda estão em amadurecimento. Consegue se movimentar, abrir a boca, bocejar e engolir, embora esses movimentos ainda não sejam sentidos pela mãe. Os órgãos sexuais também se desenvolvem, mas o sexo pode ainda não ser visível no ultrassom. Entenda quando dá para saber o sexo do bebê.
O corpo da mulher também passa por algumas mudanças. O útero começa a subir para o abdômen, o que pode aliviar a pressão na bexiga e diminuir as idas frequentes ao banheiro. Sintomas como enjoo e cansaço costumam melhorar, mas ainda podem surgir alterações hormonais que causam prisão de ventre, tontura, sensibilidade nas gengivas ou manchas escuras no rosto (cloasma) e uma linha escura na barriga (linha nigra).
É fundamental que a gestante tenha acompanhamento regular com um médico obstetra. Só esse especialista pode confirmar a idade gestacional, indicar os exames adequados e orientar sobre o uso de suplementos e cuidados essenciais. Veja com maior detalhe o que acontece nas 12 semanas de gravidez e quais os cuidados que deve ter.