Médico de ouvido: qual especialista consultar?

agosto 2022

O médico especialista em problemas de ouvido é o:

Otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista é o médico mais indicado para tratar os problemas do ouvido como otite, labirintite, tinido, colesteatoma ou síndrome de Ménière, por exemplo.

O otorrinolaringologista é especialista em avaliar e tratar sintomas relacionados ao ouvido como zumbido, sensação de ouvido tampado, diminuição da audição, pressão no ouvido ou vertigens.

Nos casos em que o otorrinolaringologista não está disponível, o ouvido também pode ser avaliado por um clínico médico geral, especialmente em situações mais simples como infecções do ouvido ou vertigens.

Quando consultar o médico de ouvido

É recomendado consultar um otorrinolaringologista quando surgem sintomas relacionados ao ouvido como:

  • Dor ou zumbido no ouvido;
  • Dificuldade para escutar;
  • Sangramento ou pus no ouvido;
  • Perda súbita da audição;
  • Tonturas ou falta de equilíbrio.

Além de tratar problemas do ouvido, o otorrinolaringologista também diagnostica e orienta o tratamento de alterações na garganta e nariz, incluindo amigdalite, rinite, laringite, sinusite ou faringite. Entenda melhor o que faz o otorrinolaringologista.

Qual médico consultar para outros problemas

Se tem outro problema ou algum sintoma que está incomodando, por favor insira o seu sintoma ou doença para descobrir o especialista que deve consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.