Qual médico trata problemas de joelho?

Atualizado em fevereiro 2023

Os especialistas mais indicados para tratar problemas de joelho são:

1. Ortopedista

O ortopedista é o médico especialista em ossos, músculos, tendões e articulações, onde se inclui o joelho. Este profissional é capaz de diagnosticar e tratar várias condições que podem afetar o joelho em diferentes idades, como lesão do menisco, artrite, artrose, tendinite, lesões de ligamentos, entre outros.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O ortopedista pode fazer o diagnóstico através dos sintomas apresentados, como dor e inchaço no joelho ou dificuldade para movimentar a perna, assim como pedir exames específicos como raio X, ressonância magnética ou ultrassonografia, por exemplo.

2. Reumatologista

Embora não seja o médico de primeira linha para diagnosticar e tratar lesões agudas do joelho, o reumatologista pode ajudar a identificar problemas do joelho relacionados com doenças crônicas degenerativas, como lúpus, gota, psoríase ou artrite reumatoide, por exemplo.

Dessa forma, pessoas que já fazem acompanhamento com um reumatologista ou que suspeitam que o problema no joelho possa estar relacionado com alguma doença degenerativa ou inflamatória, podem consultar este especialista.

3. Fisioterapeuta

O fisioterapeuta pode ajudar no diagnóstico de problemas do joelho, especialmente após traumas, como quedas, pancadas ou acidentes no esporte. Também auxilia o ortopedista e o reumatologista após o diagnóstico de doenças crônicas, aplicando tratamentos que visam fortalecer os músculos e os tendões, de forma a estabilizar a articulação do joelho e complementar o tratamento médico.

O fisioterapeuta não faz o diagnóstico de problemas do joelho através de exames específicos como raio X ou ressonância magnética, e também não pode fazer prescrição de medicamentos.

Quando ir ao médico

É importante consultar um médico sempre que existir suspeita de alguma lesão ou problema no joelho.

Alguns sintomas que podem indicar que é necessário consultar um ortopedista são:

  • Dor no joelho intensa, frequente ou que dura por vários dias;
  • Inchaço no joelho;
  • Dificuldade para movimentar a perna;
  • Sensação de instabilidade no joelho;
  • Estalos frequentes ao movimentar o joelho;
  • Fraqueza na perna.

Além disso, sempre que existir algum trauma direto no joelho ou histórico de doenças no joelho, é importante fazer uma avaliação médica.