Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Candidíase masculina e feminina

A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo gênero Candida, geralmente tratada com medicamentos antifúngicos, que podem ser usados em forma de creme, óvulos ou comprimidos, mediante indicação médica. Quando a pessoa tem sintomas como coceira intensa, vermelhidão ou corrimento esbranquiçado, no caso da candidíase genital, é provável que tenha candidíase, mas só o médico poderá confirmar esse diagnóstico.

A seguir, estão listados alguns dos medicamentos que podem ser prescritos pelo médico para o tratamento da candidíase:

MedicamentoDose
FluconazolCápsulas
Clotrimazol 

Creme e creme vaginal

Miconazol Creme, óvulos vaginais e gel oral
Butoconazol Creme
TerconazolCreme e óvulos vaginais
NistatinaCreme, creme vaginal, suspensão oral
CetoconazolCreme e comprimidos

A posologia destes medicamentos vai depender da região afetada e da extensão da candidíase. Embora a candidíase seja mais frequente na região genital, pode surgir na boca e em outras regiões da pele.

Diferença entre remédios para candidíase no homem e na mulher

Caso se trate de uma infecção vaginal na mulher, os cremes utilizados devem vir com aplicador, para que sejam aplicados internamente na vagina. Em alternativa existem também os óvulos, que devem ser aplicados o mais profundamente possível na vagina, à noite antes de deitar. No caso de uma infecção genital no homem, também conhecida por balanite, os aplicadores não são necessários, porque estes produtos são aplicados superficialmente no pênis.

Geralmente, os cremes vaginais são aplicados à noite, uma vez ao dia, no interior da vagina. Já no homem, o creme deve ser aplicado em todo o pênis, duas a três vezes ao dia, depois de realizar a higiene íntima.

Os comprimidos de administração oral para candidíase são os mesmos para ambos os sexos e geralmente são utilizados em casos mais severos, por serem mais eficazes, pois atuam de forma sistêmica. No entanto, é provável que causem mais efeitos colaterais relativamente aos antifúngicos de uso tópico. Geralmente, o médico prescreve fluconazol em dose única, podendo em algumas situações, para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, recomendar uma cápsula de fluconazol por mês.

Remédios para Candidíase masculina e feminina

Remédio para candidíase na gravidez

Os remédios que são considerados mais seguros na gravidez são o clotrimazol e a nistatina tópicos, no entanto, só devem ser utilizados se forem recomendados pelo médico. As grávidas devem evitar a utilização de aplicadores que possam lesar o colo do útero ou devem utilizá-los com cautela. Em alternativa, podem utilizar antifúngicos em comprimido vaginal ou óvulo vaginal sem aplicador.

Para complementar o tratamento com remédios, os pacientes devem manter boa higiene corporal, utilizar roupas pouco apertadas e de algodão e evitar consumir alimentos gordurosos ou com muito açúcar.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados no tratamento e prevenção da candidíase incluem:

  • Ter boa higiene corporal, genital e oral;
  • Evitar o contato íntimo sem preservativo;
  • Utilizar roupa de algodão pouco apertada;
  • Evitar o uso desnecessário de remédios, especialmente antibióticos;
  • Beber bastantes líquidos;
  • Dar preferência para verduras, legumes e fruta;
  • Evitar o consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

753 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem