A Maracugina é um medicamento natural, que tem na sua composição extratos das plantas medicinais Passiflora alata, Erythrina mulungu e Crataegus oxyacantha, no caso dos comprimidos e extrato seco de Passiflora incarnata L. no caso da solução, ambos com propriedades sedativas e calmantes, que ajuda a pessoa a dormir melhor.
Este remédio está disponível em comprimidos e solução oral, que podem ser comprados em farmácias, por um preço de cerca de 30 a 40 reais.

Para que serve e como funciona
A Maracugina é um medicamento indicado no tratamento dos estados de nervosismo, estresse, distúrbios do sono, ansiedade com palpitações cardíacas e distúrbios gastrintestinais associados ao nervosismo, devido à presença de ativos com propriedades sedativas e calmantes, que atuam no sistema nervoso central.
A Maracugina faz efeito em quanto tempo?
Os sinais de melhora podem ocorrer num prazo variável de alguns dias, após o início do tratamento.
Como usar
A posologia depende da forma farmacêutica que se pretende utilizar:
1. Comprimidos
A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia, após as refeições, durante o período de tempo determinado pelo médico, que não deve exceder 3 meses de tratamento.
2. Solução oral
A dose recomendada é de 5 mL, 4 vezes ao dia, não se devendo ultrapassar os 3 meses de tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Geralmente, o medicamento é bem tolerado e raramente ocorrem reações adversas. Algumas das reações adversas raras que se podem manifestar são náuseas, vômitos, dor de cabeça, diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
A Maracugina dá sono?
É muito provável que a Maracugina provoque sonolência, por isso, a pessoa deve evitar dirigir veículos ou operar máquinas, já que a habilidade e a atenção podem ficar reduzidas.
Quem não deve usar
Este medicamento é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes presentes na fórmula, menores de 12 anos, grávidas e lactantes.
Além disso, este medicamento também não deve ser usado durante o tratamento com medicamentos, como betametasona, hidrocortisona, dexclorfeniramina, varfarina, heparina e alguns antidepressivos, por isso, o médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar antes de iniciar a Maracugina.
Assista também o vídeo seguinte e conheça outros calmantes naturais que ajudam a diminuir a ansiedade: