Maracugina: para que serve e como tomar

A Maracugina é um remédio natural fitoterápico, indicado para ajudar no tratamento de ansiedade, dificuldade para dormir, insônia ou irritabilidade, pois tem na sua composição extrato seco de Passiflora incarnata, uma planta com propriedades sedativas e calmantes que atua no cérebro, ajudando a acalmar a ansiedade e favorecendo o sono.

Esse remédio está disponível em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos e solução oral, com os nomes comerciais Maracugina PI ou Maracugina PI noite, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Embora a Maracugina seja vendida sem receita médica, o seu uso deve ser feito sempre que possível com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em fitoterápicos.

Maracugina: para que serve e como tomar

Para que serve 

A Maracugina possui propriedades sedativas e calmantes, sendo que as principais indicações são: 

  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Nervosismo;
  • Insônia.

Esse remédio deve ser usado nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico ou fitoterapeuta, sendo que os sinais de melhora podem ocorrer num prazo variável de alguns dias, após o início do tratamento.

Como usar

A posologia da Maracugina PI depende da apresentação que se pretende utilizar, e incluem:

1. Maracugina PI comprimido

A Maracugina PI na forma de comprimido pode ser encontrada nas doses de 260 ou 420 mg.

As doses normalmente recomendadas de Maracugina PI comprimidos para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 2 comprimidos de 260 mg ou 1 comprimido de 420 mg, tomados 2 vezes por dia por via oral, durante o período de tempo determinado pelo médico, que não deve exceder 3 meses de tratamento. A dose total diária não deve ultrapassar 840 mg.

2. Maracugina PI noite

A Maracugina PI noite tem a dose de 840 mg de Passiflora incarnata por comprimido, sendo que a dose recomendada é de 1 comprimido de 840 mg por dia, de preferência à noite, devido sua ação mais potente.

O tempo de tratamento com Maracugina PI noite deve ser orientado pelo médico ou fitoterapeuta e não deve ultrapassar 3 meses de tratamento.

3. Maracugina solução oral

A solução oral de Maracugina contém 90 mg de Passiflora incarnata para cada 1 mL da solução e deve ser tomada por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem.

A dose normalmente recomendada de Maracugina PI solução oral, para adultos ou crianças com mais de 12 anos, é de 5 mL, 4 vezes por dia, conforme orientação médica, não se devendo ultrapassar os 3 meses de tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

A Maracugina geralmente é bem tolerada e, embora seja raro, podem surgir alguns efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor de cabeça e palpitação cardíaca.

Além disso, quando tomada em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar sedação ou sonolência prolongada.

A Maracugina dá sono?

É muito provável que a Maracugina provoque sonolência, por isso, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas. Além disso, o uso de álcool pode aumentar o efeito de sonolência se consumido ao mesmo tempo que estiver em tratamento com a Maracugina, desta forma, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Quem não deve usar

A Maracugina não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia aos componentes presentes na fórmula.

Além disso, este fitoterápico também não deve ser usado durante o tratamento com medicamentos, como betametasona, hidrocortisona, dexclorfeniramina, varfarina, heparina e alguns antidepressivos, por isso, o médico deve ser informado ao médico ou ao farmacêutico todos os medicamentos que se utiliza antes de iniciar a Maracugina.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MIRODDI, M.; et al. Passiflora incarnata L.: ethnopharmacology, clinical application, safety and evaluation of clinical trials. J Ethnopharmacol. 150. 3; 791-804, 2013
  • GUERRERO, F. A.; MEDINA, G. M. Effect of a medicinal plant (Passiflora incarnata L) on sleep. Sleep Sci. 10. 3; 96-100, 2017
  • DA FONSECA, L. R.; et al. Herbal Medicinal Products from Passiflora for Anxiety: An Unexploited Potential. ScientificWorldJournal. 2020. 6598434, 2020
  • KIM, M.; et al. Role Identification of Passiflora Incarnata Linnaeus: A Mini Review. J Menopausal Med. 23. 3; 156-159, 2017
  • NATULAB LABORATORIO S.A. Maracugina PI. 2016. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Maracugina-PI-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1589402688&embedded=true>. Acesso em 15 Out 2021
Mais sobre este assunto: