Mancha branca na unha: o que pode ser (e como tratar)

A mancha branca na unha pode ser causada por alergia a esmaltes ou produtos químicos, deficiências nutricionais, traumas nas unhas ou até por doenças como micose de unha, vitiligo ou insuficiência renal ou hepática crônicas.

Estas manchas brancas, conhecidas cientificamente como leuconíquia podem surgir tanto nas unhas dos pés quanto das mãos e, de forma geral não são motivo de preocupação.

No entanto, se as manchas brancas na unha surgem com frequência, é recomendado consultar o dermatologista para identificar sua causa e realizar o tratamento adequado.

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre as causas das manchas brancas na unha:

10 Alterações nas Unhas Que Indicam Problemas de Saúde

11:53 | 6.922 visualizações

12 causas de mancha branca na unha

As principais causas de manchas brancas nas unhas são:

1. Alergias a substâncias

A alergias à substâncias, como esmalte, removedor de esmaltes ou produtos de limpeza, podem provocar manchas brancas nas unhas.

Como tratar: deve-se usar esmaltes antialérgicos, usar removedor de esmaltes que não contenham acetona e evitar o contato direto das mãos com produtos de limpeza, usando luvas ao utilizá-los.

2. Deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais, como deficiência de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico ou vitamina B12, também podem causar manchas brancas na unha, além de deixar as unhas fracas e quebradiças.

Outros sintomas que podem surgir são cansaço excessivo, falta de energia, tontura ou palidez, por exemplo.

As deficiências nutricionais podem ser causadas por má alimentação ou até por dietas restritivas ou à cirurgia bariátrica, por exemplo.

Como tratar: o tratamento é feito pelo clínico geral ou dermatologista que pode indicar o uso de suplementos de acordo com o tipo de deficiência nutricional. Além disso, é importante fazer uma dieta orientada pelo nutricionista de acordo com a necessidade nutricional da pessoa.

3. Traumas na unha

A mancha branca na unha também pode ser causada por pequenos traumas na unha, como prender o dedo em algum local ou sofrer algum dano na manicure ao retirar as cutículas, por exemplo.

Como tratar: à medida que a unha cresce a mancha branca desaparece, sendo recomendado apenas manter as unhas e as cutículas hidratadas, aplicando cremes hidratantes próprios para as mãos.

4. Alterações hormonais

As alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual também podem provocar manchas brancas na unha da mulher.

Como tratar: como as alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual são normais, não é necessário tratamento específico, sendo recomendado aplicar cremes hidratantes nas unhas e cutículas para mantê-las hidratadas.

5. Uso de antibióticos

As manchas brancas na unha também pode ser causadas pelo uso de antibióticos, especialmente as sulfonamidas, como sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim), por exemplo.

Como tratar: deve-se continuar utilizando o antibiótico pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico. Normalmente a mancha branca na unha desaparece naturalmente à medida que a unha cresce.

6. Quimioterapia

A quimioterapia para o tratamento do câncer pode afetar o crescimento da unha, deixando-a mais fraca, frágil e quebradiça, o que pode contribuir para o aparecimento de manchas brancas na unha.

Essas manchas normalmente são percebidas através de faixas ou estrias brancas na unha, causadas por alterações nas células da matriz da unha pelo quimioterápico.

Como tratar: deve-se manter as unhas hidratadas, usar sapatos confortáveis para evitar atritos ou pressão nas unhas, utilizar luvas ao ter contato com produtos químicos e manter as unhas cortadas adequadamente.

Geralmente, quando o tratamento com a quimioterapia termina, as manchas brancas na unha desaparecem naturalmente.

7. Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as células que produzem pigmento na pele provocando manchas brancas.

No entanto, o vitiligo também pode afetar as unhas, provocando manchas brancas na forma de listras verticais ou meia lua na base da unha.

Como tratar: o tratamento do vitiligo é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de pomadas ou comprimidos de corticoides ou imunossupressores, ou fototerapia, por exemplo. Em todos os casos, deve-se ter cuidados com as unhas, como aplicar hidratantes e evitar a exposição aos raios UV.

8. Psoríase ungueal

A psoríase ungueal, também conhecida por psoríase das unhas, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, provocando manchas brancas nas unhas.

Além disso as unhas podem ficar mais onduladas, quebradiças ou grossas, por exemplo.

O que fazer: o dermatologista pode indicar o uso de esmaltes e pomadas com clobetasol e vitamina D, além de aplicar cremes hidratantes nas unhas com frequência.

9. Micose de unha

A micose de unha, também chamada de onicomicose, pode provocar manchas brancas nas unhas, principalmente quando causada por fungos, como a Candida albicans.

Esse tipo de micose normalmente se inicia nos tecidos em volta da unha, se espalhando para a unha.

Como tratar: o tratamento é feito com o uso de antifúngicos na forma de esmalte medicamentoso ou comprimidos, como ciclopirox olamina, itraconazol ou terbinafina, por exemplo.

10. Hanseníase

A hanseníase é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium leprae que provoca alterações na pele, como manchas brancas ou avermelhadas.

Essa infecção pode causar alterações nas unhas, como manchas brancas, devido a produção acelerada de células queratinizadas, podendo também deixar as unhas mais grossas, pequenas, irregular ou com estrias.

Como tratar: o tratamento é feito pelo dermatologista ou infectologista com o uso de antibióticos por 6 meses a 2 anos para eliminar a bactéria do corpo.

11. Insuficiência renal ou hepática crônicas

A insuficiência renal ou hepática crônicas também podem causar manchas brancas na unha, devido a alterações no leito ungueal e não diretamente na unha.

Essas manchas brancas, conhecidas como unhas de Terry, podem afetar quase toda a unha, deixando-a esbranquiçada.

Como tratar: o tratamento da insuficiência renal é feito pelo nefrologista e normalmente envolve o uso de remédios ou hemodiálise, e nos casos mais graves, transplante de rins.

Já a insuficiência hepática deve ser tratada pelo hepatologista e pode envolver o uso de medicamentos ou até transplante de fígado.

12. Doenças hereditárias

Algumas doenças hereditárias, como a síndrome de Bart-Pumphrey e a doença de Darier, podem causar manchas brancas nas unhas.

Isso porque essas condições levam ao aumento da produção de queratina, e geralmente afeta uma grande área da unha, causando leuconíquia total.

Como tratar: o tratamento das condições hereditárias devem ser feitas pelo geneticista, clínico geral ou pediatra, e variam com os sintomas apresentados.

13. Envenenamento por arsênico

As manchas brancas na unha também podem ser causada por envenenamento agudo por arsênico, surgindo geralmente em forma de linhas nas unhas das mãos ou dos pés, conhecidas como linhas de Mees.

Além disso, outros sintomas são vômitos, dor abdominal, diarreia que pode ter sangue ou câimbras musculares.

Como tratar: o tratamento deve ser feito rapidamente no hospital, com uso de remédios, oxigenoterapia, transfusão de sangue ou lavagem gastrointestinal, pois a intoxicação por arsênico pode colocar a vida em risco.

Vídeos relacionados

10 Alterações nas Unhas Que Indicam Problemas de Saúde

11:53 | 6.922 visualizações