LPF: o que é, como fazer os exercícios e benefícios

Atualizado em fevereiro 2024

O LPF, também conhecido como técnica da barriga negativa, é uma técnica que tem como objetivo de evitar as dores na coluna, diminuir a barriga, ajudar na recuperação após o parto, melhorar o funcionamento do intestino, além de ajudar no tratamento da incontinência urinária.

O LPF, que é a sigla de "low pressure fitness", combina a ginástica hipopressiva, que são exercícios que focam na contração do abdômen, e inclui também práticas de respiração e reeducação postural. Conheça mais sobre a ginástica hipopressiva.

Embora os exercícios de LPF ofereçam muitos benefícios, essa técnica deve ser feita inicialmente com a orientação de um fisioterapeuta, ou profissional de atividade física, especialista nesse exercício, para que sejam ensinadas as técnicas de forma adequada e evitar lesões.

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer

Para fazer o LPF, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Inspirar normalmente e depois soltar o ar completamente;
  2. Contrair o abdômen, sugando os músculos abdominais para "dentro", ao mesmo tempo que se solta todo o ar;
  3. Manter o abdômen contraído durante 10 a 20 segundos, sem respirar. Começando com 4 segundos e progredir gradualmente;
  4. Encher os pulmões de ar e relaxar o abdômen completamente, voltando à respiração normal;
  5. Repetir todos os passos durante 20 a 60 minutos, conforme os objetivos a serem tratados.

O LPF pode ser feito na posição deitada, de pé, de joelhos, sentado, 4 apoios ou com o corpo inclinado para frente, conforme a evolução da pessoa durante os exercícios.

Pessoas que estejam começando a praticar o LPF devem fazer intervalos de 3 dias entre cada sessão, nas 10 primeiras sessões. Após esse período, pode-se praticar diariamente.

Principais benefícios do LPF

Os principais benefícios do LPF para a saúde são:

1. Evitar e tratar dores na coluna

O LPF evita e ajuda a tratar as dores na coluna, porque esses exercícios fortalecem a musculatura do core, que inclui os músculos do tórax até a região pélvica, melhorando o equilíbrio e a postura corporal.

2. Diminuir a barriga

Por ativar a musculatura abdominal, melhorando o tônus e diminuindo a pressão interna do abdômen, o LPF ajuda a diminuir a circunferência da barriga.

3. Melhorar o funcionamento intestinal

Como os exercícios do LPF estimulam os movimentos dos órgãos internos da barriga, essa técnica facilita a evacuação, melhorando o funcionamento intestinal e evitando, assim, a prisão de ventre.

4. Prevenir e tratar a incontinência urinária

O LPF previne e trata a incontinência urinária, porque fortalece os músculos do assoalho pélvico, além de diminuir a pressão dentro do abdômen. Veja outras formas de tratar a incontinência urinária.

5. Ajudar na recuperação pós-parto

O LPF ajuda na recuperação pós-parto por fortalecer a musculatura do abdômen, sendo uma boa técnica para evitar ou complementar o tratamento da diástase abdominal. Confira outros tratamentos para diástase abdominal.

6. Diminuir o estresse e ansiedade

O LPF diminui o estresse e a ansiedade, porque favorece a oxigenação do cérebro e regula o sistema nervoso parassimpático através da respiração profunda e contínua, reduzindo a tensão e o desconforto.

O LPF emagrece?

Conhecido como técnica da barriga negativa, o LPF diminui a circunferência da barriga, porque ativa os músculos abdominais profundos, melhorando o tônus muscular.

No entanto, essa técnica não emagrece, já que não estimula a queima de gordura corporal. Assim, para emagrecer é recomendado fazer uma dieta e praticar atividades físicas regularmente. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

Outras dicas para fazer o LPF

Outras dicas que os criadores do LPF, os espanhóis Piti Pinsach e Tamara Rial, recomendam são:

  • Ir ao banheiro antes dos treinos;
  • Tentar fazer os exercícios sempre pela manhã;
  • Evitar fazer as práticas antes de dormir, devendo fazer no máximo até 3 horas antes de dormir;
  • Não fazer os exercícios logo após comer.

Além disso, os criadores do LPF também recomendam beber água antes e depois das práticas, pois os exercícios aumentam a temperatura corporal.

Quem não pode fazer

Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos ou no abdômen, devem consultar um médico antes de praticar os exercícios de LPF. No entanto, os exercícios do LPF podem ser adaptados às necessidades de cada pessoa.

Vídeos relacionados