Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lipostabil: o que é, para que é indicado e porque foi proibido no Brasil

Atualizado em Outubro 2019

O Lipostabil é um remédio que tem fosfatidilcolina na sua composição, também conhecida por desoxicolato de sódio, indicado para o tratamento e prevenção da embolia gordurosa.

Porém, este medicamento vem sendo importado da Europa e usado por clínicas de estética, onde é injetado por via subcutânea, com o objetivo de queimar gordura localizada.

Embora a comercialização deste medicamento, assim como a propaganda para fins estéticos e o seu uso em clínicas de estética e outros estabelecimentos, tenha já sido proibido pela Anvisa em 2002, continua a ser usado indevidamente, colocando a saúde das pessoas que o utilizam em risco, já que não existem estudos que comprovem a eficácia e segurança da fosfatidilcolina para este fim.

Quais os efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que se manifestaram com o uso de Lipostabil por via subcutânea foram náuseas, queimação na região, anorexia, diarreia, depressão, aumento de peso, arritmias, hipotensão e fraqueza.

Segundo a Anvisa, qualquer empresa que comercialize o produto será multada e em casos extremos, o estabelecimentos poderá ser encerrado.


Bibliografia

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE LIPOSTABIL (FOSFATIDILCOLINA). Link: <www.abeso.org.br>. Acesso em 09 Out 2019
  • DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Anvisa. Link: <portal.anvisa.gov.br>. Acesso em 09 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem