Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Qual a cor e a aparência de uma língua saudável

A língua pode ser um bom indicador do estado de saúde da pessoa. Geralmente, uma língua saudável tem uma aparência rosada, lisa, consistente e homogênea, porém, em alguns casos, pode sofrer alterações, que podem ser causadas por uma higiene insuficiente, insuficiência de alguma vitamina ou mesmo por alguma doença.

De forma a manter a língua saudável e a evitar o surgimento de doenças, é muito importante manter uma boa higienização da língua com o auxílio de uma escova ou raspador de língua. Além disso, também é importante prestar atenção a possíveis alterações que possam surgir, de forma a atuar o mais brevemente possível.

Qual a cor e a aparência de uma língua saudável

Qual a aparência de uma língua saudável

Uma língua saudável deve ser limpa, rosada, lisa, consistente e homogênea. Algumas vezes, ela pode ficar esbranquiçada, devido ao acúmulo de células mortas, alimentos ou bactérias, mas, nestes casos, basta limpá-la com uma escova de dente ou um raspador de língua, para ela ficar limpa e voltar a ter uma aparência saudável.

Alterações na língua que podem indicar doenças

Algumas alterações na língua podem indicar doenças, problemas emocionais ou mesmo falta de vitaminas, por isso, a língua pode ser um bom indicador de saúde.

Se se observar inchaço, alterações de volume, cor, aspeto, ardência ou modificações da sua forma ou contorno, pode significar que a pessoa tem alguma doença, como anemia, aftas, reações alérgicas, diabetes, hipotireoidismo ou apneia do sono, por exemplo. Embora seja mais raro, algumas alterações na língua também podem ocorrer em pessoas com câncer ou AIDS.

1. Placas brancas no dorso da língua

O aparecimento de placas brancas no dorso da língua, pode ser sinal de higienização insuficiente, podendo resultar em mau hálito.

Além disso, a presença de placas brancas também pode indicar uma infecção fúngica, também conhecida por sapinho ou candidíase oral, que pode ser facilmente tratada com antifúngicos. Saiba como identificar e tratar a candidíase oral.

Em alguns casos, a língua esbranquiçada também pode ser sinal de carência em biotina ou ferro. Nestes casos, o médico pode recomendar a suplementação de vitaminas e minerais.

2. Inchaço

A língua inchada pode ser sinal de que ocorreu uma lesão, como um corte ou uma queimadura, ou pode significar que existe uma doença mais grave na sua origem, como uma infecção, uma insuficiência de vitaminas ou minerais ou um problema no sistema imunológico. Saiba como é feito o tratamento em cada uma destas situações.

3. Ardência e desconforto

A ardência e o desconforto da língua pode ser causada pelo excesso de estresse e ansiedade, devido ao aumento da adrenalina, que contribui para a diminuição do fluxo salivar, podendo levar à ocorrência de lesões ou mesmo doenças oportunistas.

Além disso, se a língua estiver muito vermelha, pode ser sinal de febre alta ou de alguma carência de vitaminas B2, B3 e E.

Bibliografia >

  • FOUGERONT, H. Gil N.. Tongue dysfunction screening: assessment protocol for prescribers. J Dentofacial Anom Orthod. Vol.408. 18.ed; 2015
  • NATIONAL HEALTH PORTAL. TONGUE DIAGNOSIS. 2015. Disponível em: <https://www.nhp.gov.in/UploadFiles/microsite/635846561062513669_1.pdf>. Acesso em 28 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.


Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem