Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Língua inchada: o que pode ser e o que fazer

Janeiro 2020

A língua inchada pode ser apenas sinal de que ocorreu uma lesão, como um corte ou uma queimadura na língua. Porém, em alguns casos, pode significar que existe uma doença mais grave que está a gerar este sintoma, como uma infecção, uma insuficiência de vitaminas ou minerais ou até um problema no sistema imunológico.

É importante perceber o que pode estar na origem da inflamação na língua e procurar um médico estomatologista, que indicará o tratamento mais adequado para o problema.

Língua inchada: o que pode ser e o que fazer

1. Reações alérgicas

A língua pode ficar inchada como resultado de uma reação alérgica a produtos que se usam na boca, como pasta de dente, enxaguante bucal, dentaduras ou goteiras.

O que fazer: caso a pessoa desconfie que o inchaço da língua está a ser causada por algum produto que usou na boca, deve suspendê-lo imediatamente e consultar o médico dentista ou estomatologista, que poderá recomendar um substituto.

2. Síndrome de Sjögren

A síndrome de Sjögren é uma doença reumática crônica auto-imune, que consiste na inflamação de certas glândulas do corpo, como da boca e dos olhos, podendo gerar sintomas como boca e olhos secos, dificuldade para engolir, e aumento do risco de infecções nos lhos e na boca, podendo levar à inflamação da língua.

Saiba como identificar a síndrome de Sjögren.

O que fazer: geralmente, o tratamento consiste no uso de remédios como colírios lubrificantes, analgésicos e anti-inflamatórios, remédios reguladores da imunidade e do funcionamento das glândulas. Saiba mais sobre o tratamento.

3. Deficiência em vitaminas e minerais

Níveis muito baixos de vitamina B12 ou ferro podem causar inchaço na língua. Além disso, a deficiência em vitamina B12 e Ferro, também podem levar à ocorrência de outros sintomas, como cansaço, anemia, falta de energia, diminuição da concentração, falta de apetite, infecções frequentes, formigamento nas pernas e tonturas.

O que fazer: geralmente, o médico recomenda a suplementação com vitamina B12 e ferro, assim como uma alimentação rica nestas substâncias. Saiba como fazer uma alimentação rica em ferro.

4. Candidíase oral

A candidíase oral caracteriza-se por uma infecção fúngica na boca, em que se manifestam sintomas como acúmulo de uma camada esbranquiçada na boca, presença de placas brancas, sensação de algodão dentro da boca e dor ou ardência nas regiões afetadas. Esta doença é mais frequente em pessoas com o sistema imune debilitado ou pouco desenvolvido, como bebês e pessoas com HIV, diabetes ou infecções.

O que fazer: geralmente, o tratamento consiste no uso de uma suspensão oral de nistatina e, caso seja necessário, o médico pode recomendar antifúngicos orais, como o fluconazol.

Além disso, existem outros fatores que podem causar inchaço na língua, como cortes, queimaduras ou úlceras na língua, problemas de pele, como líquen plano e ingestão de substâncias irritantes.

Como é feito o tratamento

Além de ser muito importante tratar o problema que está na origem do inchaço da língua, em alguns casos, pode ser necessário tratar a inflamação e a dor, com analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.

Também é importante manter uma boa higiene oral, parar de fumar e evitar consumir bebidas alcoólicas.

Bibliografia >

  • FELBERG, Sergio; DANTAS, Paulo Elias Correa. Diagnóstico e tratamento da síndrome de Sjögren. Arq Bras Oftalmol.. 69. 6; 959-963, 2006
  • MANGUEIRA, Dayane Franco Barros et. a.. Candidose Oral. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Vol.14. 2.ed; 69-72, 2010
  • FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - GUILHERME GUERRA ORCESI DA COSTA. Estomatites. 2005. Disponível em: <https://forl.org.br/Content/pdf/seminarios/seminario_37.pdf>. Acesso em 23 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem