Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Opções de lanches para a praia

Boas opções de lanches saudáveis para levar para a praia ou piscina são frutas frescas inteiras, frutas desidratadas, castanhas e sanduíche natural. Variar os lanches e levar alimentos nutritivos é importante para ter energia suficiente para aproveitar bem o dia.

Além disso, é importante lembrar de levar água gelada e armazenar os alimentos em recipientes com tampa, dentro de uma lancheira térmica, de preferência com algumas pedrinhas e ou sacos de gelo dentro, para ajudar a conservar os alimentos por mais tempo.

Veja a seguir 7 opções saudáveis e práticas de lanches para levar para a praia.

1. Frutas frescas ou desidratadas

7 Opções de lanches para a praia

Frutas frescas inteiras ou cortadas em cubos e colocadas em um recipiente com tampa são ótimas opções para manter a hidratação e levar nutrientes para o corpo, sendo fáceis de transportar e consumir em qualquer lugar. Boas opções são maçã, tangerina descascada e uvas congeladas, que são uma delícia e as crianças comem como se fossem bombons.

As frutas desidratadas são ricas fontes de energia e muitas vezes já são vendidas em saquinhos individuais fáceis de transportar e que não precisam de baixas temperaturas para conservação. Boas opções são banana, damasco, uva passa e lascas de coco.

2. Cookies integrais

Os cookies integrais são fáceis de transportar e não precisam de armazenamento no frio, além de serem ofertados em diversos sabores. São boas fontes de energia e podem ser guardados para o fim do dia, quando as frutas e outros alimentos que precisam de bolsa térmica já tiverem sido consumidos.

3. Sanduíche natural

7 Opções de lanches para a praia

O sanduíche natural pode funcionar como uma ótima opção de almoço, pois é o lanche com mais teor de proteína, que irá substituir a carne, o frango ou o peixe que normalmente são servidos no prato principal.

Boas opções de recheio são feitas com requeijão, frango desfiado, atum, ovos cozidos, queijos frescos, alface e milho verde, sempre colocados em fatias de pão integral, que é uma opção mais saudável do que o pão branco tradicional.

4. Milho cozido

O milho é super fácil de transportar, sendo importante apenas colocá-lo em um recipiente com tampa. Cortar o milho o meio para fazer pequenas porções individuais facilita o manuseio na hora do consumo, e também é uma ótima opção para as crianças.

5. Castanhas

7 Opções de lanches para a praia

Castanhas, amendoins, nozes e avelãs também podem ser levados para a praia, sendo uma ótima opção para serem consumidos apenas no fim do dia, pois não estragam com o calor. As castanhas e todas as frutas oleaginosas são excelentes fontes de gorduras boas, selênio, zinco e ômega-3, funcionando como uma energia extra no fim do dia.

É importante lembrar que as opções naturais, sem acréscimo de sal ou óleos de fritura são as melhores, e as crianças devem consumir porções menores que os adultos, sendo o suficiente de 5 a 10 unidades de castanhas, por exemplo.

6. Wrap de alface

Fazer um wrap de alface para servir de lanche é super fácil: basta lavar e secar bem as folhas de alface e recheá-las com frango, queijo, ovos, milho e vegetais picados. Os wraps são opções mais leves que o sanduíche natural ajudam a manter a dieta, por ajudar a reduzir a quantidade de carboidrato consumida ao longo dia.

Eles devem ser armazenados na bolsa térmica e consumidos na primeira metade do dia, enquanto ainda estarão bem frescos.

7. Espetinhos de vegetais

7 Opções de lanches para a praia

Como levar salada para a praia ou piscina é mais difícil, uma boa saída é fazer espetinhos de vegetais, podendo-se incluir tomate cereja, pepino, cubinhos de queijo e de cenoura. Embaixo do sol eles darão uma sensação de frescor e ajudarão a manter o corpo hidratado.

O que comprar na praia

Boas opções para compra na praia são alimentos congelados ou preparados na hora, como picolés de fruta, água de coco e a carne do coco fresco. É importante evitar comidas prontas como salgados e frituras, além de alimentos vendidos por ambulantes sem o armazenamento adequado, como queijo e camarão, que normalmente não são guardados em bolsa térmica para manter uma temperatura gelada.

É importante lembrar que o calor da praia favorece a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, e que o manuseio inadequado da comida também pode levar à sua contaminação com areia, por exemplo.

Confira outras 7 opções de lanches para você ter no carro, no trabalho ou na escola:

Veja também dicas de Como pegar sol sem riscos para Saúde.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...