Lacto Purga (bisacodil): para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
maio 2022

O Lacto Purga é um laxante indicado para o tratamento da prisão de ventre ou para o preparo de exames de diagnóstico ou de cirurgias, pois contém bisacodil na sua composição que age no intestino aumentando seus movimentos e absorvendo água, deixando as fezes mais amolecidas, facilitando sua eliminação.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, e embora seja vendido sem receita médica, é importante utilizá-lo com indicação do médico, pois a prisão de ventre, apesar de ser uma situação comum, pode ser causada por alterações psicológicas, como estresse, ansiedade ou depressão, ou até mesmo por dieta pobre em fibras. 

Além disso, o uso constante ou excessivo de laxantes pode deixar o intestino preguiçoso, de forma que o intestino passa a funcionar apenas se esses medicamentos forem utilizados. Veja outras formas de aliviar a prisão de ventre.  

Para que serve

O Lacto Purga é indicado para o tratamento da prisão de ventre ou para o preparo para exames que exigem a limpeza intestinal, como colonoscopia ou raio X abdominal, ou para o preparo de cirurgia.

Além disso, o Lacto Purga também pode ser indicado após cirurgias, para facilitar a eliminação das fezes, devendo sempre ser usado com indicação médica.

O Lacto Purga emagrece?

O Lacto Purga não emagrece, pois a função desse remédio é estimular o intestino para favorecer a eliminação das fezes. 

No entanto, como a prisão de ventre pode causar sintomas de inchaço abdominal, ao usar do Lacto Purga, e eliminar as fezes, a barriga pode ficar menos inchada, o que dá uma falsa sensação de perda de peso. 

É importante ressaltar que o Lacto Purga não é indicado para o emagrecimento e seu uso pode interferir na absorção de alguns nutrientes, principalmente quando utilizado a longo prazo. Veja porque tomar laxante em excesso faz mal para a saúde

Como tomar

O Lacto Purga deve ser tomado por via oral, com um copo de água, de preferência à noite, para facilitar a evacuação pela manhã.

As doses normalmente recomendadas do Lacto Purga para o tratamento da prisão de ventre dependem da idade e incluem:

  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 5 mg por dia, conforme orientação médica;
  • Crianças com mais de 10 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 5 mg por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 4 a 10 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 5 mg por dia, conforme orientação do pediatra.

No caso do preparo para exames ou cirurgia, as doses devem ser orientadas pelo médico de acordo com o tipo de procedimento a ser realizado, podendo também ser indicado o uso de supositórios laxantes utilizados por via retal, para complementar o efeito comprimido de Lacto Purga, garantindo uma limpeza intestinal mais adequada para o procedimento a serem realizado. 

É importante seguir as recomendações médicas quanto a dose e tempo de tratamento com o Lacto Purga, não devendo-se exceder a dose máxima diária.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso do Lacto Purga são diarréia, náusea, cólica ou dor abdominal.

Além disso, embora seja menos comum, também podem surgir tontura, sangue nas fezes, reações alérgicas graves ou choque anafilático. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave ou choque anafilático.

O Lacto Purga também pode causar desidratação, especialmente quando seu uso é feito em doses maiores do que as recomendadas ou por tempo maior do que indicado pelo médico.

Quem não deve tomar

O Lacto Purga não deve ser usado por crianças com menos de 4 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham apendicite aguda, obstrução do intestino, doenças inflamatórias do trato intestinal, dor abdominal, sangramento retal, vômito, desidratação, ou ou mudança nos hábitos intestinais com duração superior a 2 semanas.

Esse remédio também não deve ser tomado por pessoas alérgicas ao bisacodil e deve ser com cautela em pessoas com intolerância à lactose, pois o comprimido contém lactose na sua formulação.

Além disso, deve-se evitar o uso do Lacto Purga por pessoas que utilizam remédios diuréticos, como a furosemida, corticóides, como a dexametasona, ou remédios cardíacos como a digoxina, por exemplo, pois pode aumentar o risco de desequilíbrio de eletrólitos no organismo.

Veja também como aliviar a prisão de ventre de forma natural

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em maio de 2022.

Bibliografia

  • KIENZLE-HORN, S.; et al. Efficacy and safety of bisacodyl in the acute treatment of constipation: a double-blind, randomized, placebo-controlled study. Alimentary Pharmacology and Therapeutics. 23. 10; 1479-1488, 2006
  • DRUGS.COM. Bisacodyl Tablets. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/cdi/bisacodyl-tablets.html>. Acesso em 06 abr 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Bysacodyl. 2021. Disponível em: <https://www.statpearls.com/ArticleLibrary/viewarticle/37136>. Acesso em 06 abr 2022
  • CORSETI, M.; et al. Bisacodyl: A review of pharmacology and clinical evidence to guide use in clinical practice in patients with constipation. Neurogastroenterology & Motility. 33. 10; e14123, 2021
  • COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A. Lacto Purga (bisacodil) comprimido revestido 5 mg. 2016. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/23506.pdf>. Acesso em 06 abr 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 24184 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 558406 visualizações
  • LAXANTE NATURAL para soltar INTESTINO PRESO - receita fácil, rápida e deliciosa

    05:20 | 626969 visualizações
  • ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

    05:15 | 132070 visualizações
  • LAXANTE FUNCIONA PARA EMAGRECER?

    06:07 | 311186 visualizações