Os Lactobacillus acidophilus são bactérias "boas" que vivem naturalmente nos intestinos, na boca, na vagina, no trato urinário e nos pulmões, por exemplo, mantendo o equilíbrio da microbiota local e protegendo contra infecções.
Além disso, os Lactobacillus acidophilus, também chamados de L. acidophilus ou apenas Acidóphilus, podem ser encontrados em alimentos ou em suplementos probióticos, indicados para aliviar o excesso de gases ou a diarreia, por exemplo.
Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticosO uso de probióticos de Lactobacillus acidophilus deve ser feito com indicação do médico ou nutricionista, de acordo com o objetivo do seu uso, e deve fazer parte de uma alimentação balanceada e nutritiva.
Para que serve
Os principais benefícios dos Lactobacillus acidophilus são:
1. Prevenir ou aliviar a diarreia
O Lactobacillus acidophilus pode ajudar a evitar o surgimento da diarreia causada pelo uso de antibióticos ou quimioterapia, por exemplo.
Isso porque os acidophilus controlam o desenvolvimento das outras bactérias que podem causar infecção intestinal, evitando que se multipliquem em excesso e causem a diarreia.
Além disso, o suplemento de Lactobacillus acidophilus também pode ser usado para ajudar a aliviar os sintomas de diarreia infecciosa, sendo geralmente encontrado em associação com outras bactérias boas, como Lactobacillus e Bifidobacterium lactis, por exemplo.
2. Melhorar os sintomas de intestino irritável
O suplemento de Lactobacillus acidophilus pode ajudar a melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como excesso de gases, inchaço abdominal e dor de barriga.
O acidophilus ajuda a manter o equilíbrio da microbiota intestinal, e também a evitar a disbiose, que é muito comum em pessoas com intestino irritável.
Leia também: Disbiose intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/disbiose-intestinal3. Fortalecer o sistema imune
O aumento de bactérias "boas" no intestino, como os L. acidophilus, ajuda a ativar as células do sistema imune, que são geralmente encontradas perto do sistema digestivo, especialmente no intestino delgado.
Assim, o uso do probiótico acidophilus pode ajudar a evitar o surgimento de infecções mais comuns como gripe ou resfriado, por exemplo.
4. Reduzir o surgimento de crises alérgicas
Como melhora a saúde do intestino, o uso do suplemento acidophilus, também parece reduzir o surgimento de crises alérgicas, como a rinite alérgica, por exemplo.
Isso porque o L. acidophilus parece diminuir a produção de anticorpos envolvidos nas reações alérgicas.
5. Evitar a dermatite atópica
O suplemento de L. acidophilus também pode ajudar a evitar o surgimento de dermatite atópica em bebês ou crianças, quando utilizado na infância ou tomado pela gestante durante a gravidez.
Além disso, esse suplemento também ajuda a evitar os sintomas graves de dermatite atópica em pessoas que têm essa condição.
6. Reduzir os níveis de colesterol
Os probióticos em geral, mas especialmente os Lactobacillus acidophilus, parecem reduzir a absorção intestinal de colesterol, o que faz com que os seus níveis no sangue também diminuam.
Em alguns casos, o uso do suplemento de L. acidophilus, pode reduzir em até 7% os níveis de LDL, conhecido como colesterol "ruim".
Leia também: 8 dicas para baixar o colesterol ruim (LDL) tuasaude.com/4-dicas-para-diminuir-o-colesterol-mau7. Prevenir infecções vaginais
Os Lactobacillus acidophilus vivem naturalmente na microbiota vaginal produzindo ácido láctico que ajuda a controlar o crescimento excessivo de bactérias e fungos que vivem na região íntima.
Desta forma, o L. acidophilus ajuda a prevenir infecções vaginais, como a vaginose bacteriana e a candidíase, por exemplo.
Assim, o consumo de probióticos com L. acidophilus parece melhorar a saúde vaginal.
Leia também: Probióticos para candidíase: de farmácia e naturais tuasaude.com/probioticos-para-candidiaseAlimentos com Lactobacillus acidophilus
Os Lactobacillus acidophilus podem ser encontrados em alimentos, como:
- Iogurtes;
- Queijo;
- Coalhada;
- Miso ou tempeh.
Além disso, o L. acidophilus também pode ser encontrado no kefir ou chucrute, por exemplo. Veja todos os benefícios do kefir e como consumir.
Como tomar Lactobacillus acidophilus
O suplemento de Lactobacillus acidophilus pode ser encontrado na forma de cápsulas para uso oral.
A posologia recomendada para adultos, é de 1 a 2 cápsulas, durante ou após uma refeição.
A quantidade de Lactobacillus acidophilus nas cápsulas pode variar de acordo com o fabricante, por isso, seu uso deve ser feito com orientação do médico ou do nutricionista.
No caso de se estar usando algum antibiótico, é recomendado esperar pelo menos 2 horas após a toma do medicamento, para evitar a eliminação das bactérias "boas".
Os suplementos de Lactobacillus acidophilus também podem ser encontrados associados à outros probióticos, com os nomes Probiatop ou Simfort, por exemplo. Saiba como tomar o Simfort corretamente.
Leia também: Probiatop: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/probiatopPossíveis efeitos colaterais
O principal efeito colateral probiótico L. acidophilus é a produção excessiva de gases intestinais.
Isso acontece porque, muitas vezes, os suplementos com probióticos também contêm frutooligossacarídeos, que funcionam como alimento para as bactérias, mas que facilitam a produção de gases.
Uma boa forma de aliviar o desconforto é tomar também um suplementos de enzimas digestivas, como o bromelina ou papaína.
Quem não deve usar
O Lactobacillus acidophilus não deve ser usado por pessoas com infecção por HIV/AIDS ou que usam de remédios imunossupressores.
Mulheres grávidas ou em amamentação, assim como crianças, idosos, pessoas com síndrome do intestino curto ou que vão fazer ou fizeram cirurgia digestiva ou colonoscopia, só devem usar o suplemento se indicado pelo médico ou nutricionista.
O uso de probióticos é bastante seguro e, por isso, não existe contraindicações, desde que o sistema imune esteja funcionando corretamente e não exista uma doença autoimune grave, como AIDS, por exemplo.