Kompensan: o que é, para que serve e como usar

Atualizado em outubro 2022

O Kompensan é um remédio que contém carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio, um composto com ação antiácida que impede a ação do ácido clorídrico do estômago, ajudando, assim, a diminuir a azia.

Já o Kompensan Trieffect é um outro tipo desse remédio que, além de diminuir a azia e má digestão, também contém dimeticona, um composto que atua diminuindo o excesso de gases e o inchaço abdominal.

O Kompensan 340 mg e o Kompensan Trieffect 340 mg + 30mg, são comercializados em farmácias e drogarias na forma de comprimidos para chupar e devem ser usados com indicação do gastroenterologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Kompensan é indicado para o alívio de azia, pois contêm carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio, que atua neutralizando a acidez no estômago.

Já o Kompensan Trieffect, além de diminuir a azia e má digestão, também contém dimeticona, um composto com ação antiflatulenta, ajudando a aliviar o excesso de gases e arrotos, e diminuir o inchaço abdominal.

Como tomar

Os comprimidos de Kompensan devem ser tomados por via oral, no intervalo ou após as refeições, ou ao deitar.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos por dose, sendo que a quantidade máxima por dia é de no máximo 8 comprimidos, que devem ser tomados sempre em doses separadas e não devem exceder 2 comprimidos por cada dose.

Os comprimidos de Kompensan devem ser chupados, sem partir ou mastigar, até a sua completa dissolução na boca, não devendo ser engolidos ou dissolvidos em água.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos possíveis efeitos colaterais com o uso de Kompensan incluem irritação na garganta, prisão de ventre, diarreia, enjoo, diminuição de sensibilidade na boca, inflamação ou infecção na língua, língua inchada ou sensação de ardência na boca.

Quem não deve usar

O Kompensan não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos de idade, ou por pessoas com problemas renais, com níveis baixos de fosfato no sangue, prisão de ventre, obstrução do intestino ou com alergia ao carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio ou outros componentes so remédio.

Além disso, pessoas que usam outros medicamentos, devem conversar com o médico antes de usar o Kompensan, pois esses remédios podem interagir, aumentando ou diminuindo seus efeitos.

Durante a gravidez ou amamentação, o Kompensan só deve ser usado se recomendado pelo médico.

Vídeos relacionados