Koide D xarope: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

O Koide D é um remédio indicado para o tratamento de doenças alérgicas, como asma brônquica grave, rinite alérgica, alergias na pele ou do aparelho respiratório, pois contém na sua composição o maleato de dexclorfeniramina e a betametasona, que possuem ação anti-inflamatória e antialérgica.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de xarope contendo 2 mg de maleato de dexclorfeniramina e 0,25 mg de betametasona para cada 5 mL do xarope, vendido em frascos de 120 mL. Além disso, o Koide D também pode ser encontrado na forma de genérico sob a designação “maleato de dexclorfeniramina e betametasona”.

O Koide D pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade e deve ser usado com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Para que serve

O Koide D é um remédio anti-inflamatório e antialérgico, indicado para o tratamento de doenças alérgicas. Assim, as principais indicações do Koide D são:

  • Alergias do aparelho respiratório, como asma brônquica grave ou rinite alérgica;
  • Doenças alérgicas da pele, como dermatite atópica, eczema, dermatite de contato, reações alérgicas a medicamentos ou doença do soro;
  • Alergias oculares, como inflamações da córnea, conjuntivite, irite não-granulomatosa, coriorretinite, iridociclite, coroidite e uveíte.

O uso do Koide D deve ser orientado pelo médico com doses individualizadas de acordo com o tipo de alergia e a gravidade da condição a ser tratada.

O Koide D não deve ser usado em crianças com menos de 2 anos de idade.

Como tomar

O Koide D deve ser usado por via oral, utilizando o copo dosador fornecido na embalagem.

As doses do Koide D devem ser determinadas pelo médico de acordo com o problema a tratar, gravidade dos sintomas e a idade da pessoa, e incluem: 

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: a dose inicial normalmente recomendada é de 5 a 10 mL do xarope Koide D, 2 a 4 vezes ao dia, não devendo ultrapassar o total de 40 mL do xarope em um período de 24 horas;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose inicial normalmente recomendada é de 2,5 mL do xarope Koide D, 3 a 4 vezes ao dia e não deve ultrapassar o total de 20 mL de xarope em um período de 24 horas;
  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose inicial normalmente recomendada é de 1,25 a 2,5 mL do xarope Koide D, 3 vezes ao dia, sendo que a dose total do dia não deve ultrapassar 10 mL do xarope num período de 24 horas.

As doses do Koide D podem ser alteradas pelo médico de acordo com a resposta ao tratamento, devendo-se sempre ter orientação do médico para utilizar esse xarope.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Koide D são azia, secura da boca, nariz e garganta, aumento do apetite, ansiedade, insônia, sonolência, tontura, fraqueza ou dor muscular ou dor de cabeça. 

Além disso, este remédio também pode causar transpiração excessiva, calafrios, aumento da sensibilidade à luz ou claridade, ou rash cutâneo.

O Koide D pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

Quem não deve usar

O Koide D não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, prematuros e recém-nascidos, por pessoas que tenham infecção sistêmica por fungos, que estejam fazendo tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou que tenham alergia a qualquer um dos componentes do xarope ou a medicamentos com uma composição semelhante.

Além disso, este remédio também não deve ser usado por diabéticos, porque contém açúcar, nem durante a gravidez e amamentação, a não ser que seja indicado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Koide D. 2014. Disponível em: <https://io2.convertiez.com.br/m/drogal/uploads/bulas/7891317421434/bula-kode-d-paciente.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
  • GEOLAB INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S/A . Maleato de dexclorfeniramina + betametasona. 2018. . Acesso em 10 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.