Comer mel engorda? Veja como consumir

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2022

O mel é um adoçante natural saudável e acessível que pode ser utilizado para substituir o açúcar branco de mesa. Uma colher de chá de mel de abelha possui aproximadamente 18 calorias, enquanto que 1 colher de chá de açúcar branco possui 24 calorias, de forma que pode favorecer o ganho de peso caso seja consumido em grandes quantidades.

No entanto, quando se utiliza o mel em pequenas quantidades e com pouca frequência, cerca de 1 a 2 vezes por dia, pode ser incluído em dietas para baixar o peso como substituto do açúcar e de adoçantes artificiais.

Além disso, o mel possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, prebióticas e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do organismo, melhorar a saúde gastrointestinal e a memória. Conheça todos os benefícios do mel para a saúde.

Porque o mel engorda menos que o açúcar

Quando o mel é consumido em quantidades adequadas, é possível engordar menos que o açúcar, não só porque possui menos calorias, mas também porque contém um carboidrato chamado isomaltulose, que faz com que o mel tenha um índice glicêmico médico, de forma que eleva moderadamente o açúcar no sangue assim que é absorvido a nível intestinal.

Além disso, o mel possui diversos nutrientes e compostos bioativos, como tiamina, ferro, cálcio e potássio, que melhoram a saúde e lhe garante propriedade antioxidante.

Informação nutricional

A tabela a seguir compara a informação nutricional de 1 colher de chá de mel e de 1 colher de chá de açúcar branco:

Componentes1 colher de chá de mel (6g)1 colher de chá de açúcar branco (6g)
Calorias 18 calorias24 calorias
Proteínas0,03 g0 g
Carboidratos4,68 g6 g
Gorduras0 g0 g
Sódio0,72 mg0 g
Potássio3,06 mg0,12 mg
Fósforo0,6 mg0 g
Água1,03 g0,03 g
Ferro0,042 mg0 g
Magnésio0,12 mg0 g
Frutose2,29 g0 g
Glucose1,87 g0 g
Maltose0,43 g0 g
Sacarose0,07  g5,98 g

Quantidade recomendada para não engordar

Para que o uso do mel não leve ao ganho de peso, deve-se consumir apenas cerca de 2 colheres de chá de mel por dia, o qual pode ser adicionado em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos e outras preparações culinárias.

É importante lembrar que o mel industrializado vendido em supermercados pode não ser mel puro. Por isso, ao comprar o mel, procure pelo mel de abelha verdadeiro e, se possível, de cultivo orgânico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar: Açúcar branco. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?22422>. Acesso em 22 fev 2022
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar: Mel. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?22279>. Acesso em 22 fev 2022
Mostrar bibliografia completa
  • OMOTAYO O Erejuwa., et al. Effect of Honey on Body Weight, Body Mass Index and Adiposity in High-Fat Diet Fed Wistar Rats. EC Pharmacology and Toxicology . 3. 3-12, 2017
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.