A inflamação dos lábios acontece quando a pele dessa região fica irritada ou sensível, causando sintomas como ressecamento, descamação, vermelhidão, rachaduras, coceira, dor, ardência e pequenas feridas nos cantos da boca.
Também chamada de queilite, a inflamação dos lábios pode ser causada por reações alérgicas, exposição excessiva ao sol, infecções por fungos, bactérias ou vírus, além de estar associada a doenças autoimunes, como dermatite e lúpus.
Leia também: Queilite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/queiliteO tratamento da inflamação dos lábios é feito pelo dermatologista e varia de acordo com a causa, podendo incluir o uso de pomada anti-inflamatória, antifúngica ou antibacteriana, hidratação para manter os lábios protegidos e, em casos de infecções mais extensas, o uso de medicamentos como antibióticos, antifúngicos ou antivirais.
Sintomas de inflamação dos lábios
A inflamação dos lábios pode causar nesta região:
- Feridas nos lábios, especialmente nos cantos da boca;
- Ressecamento;
- Rachaduras;
- Descamação;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Dor ou sensibilidade.
Em alguns casos, também pode ocorrer ardência, sensação de aspereza e alteração na cor dos lábios.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da inflamação dos lábios é feito pelo dermatologista a partir do histórico de saúde da pessoa, avaliação dos sintomas e exame clínico.
Marque consulta com o dermatologista mais próximo da sua região:
Além disso, o médico pode solicitar testes alérgicos, que ajudam a identificar substâncias capazes de causar inflamação dos lábios, assim como exames microbiológicos, para investigar infecções provocadas por fungos, bactérias ou vírus.
Em caso de inflamação persistente, o dermatologista pode indicar uma biópsia da lesão, para confirmar ou descartar lesões pré-cancerígenas ou câncer de pele nos lábios.
Causas da inflamação dos lábios
Entre as causas mais comuns da inflamação dos lábios estão as reações alérgicas ou irritativas, provocadas por cosméticos, produtos de higiene ou materiais odontológicos.
Além disso, pode ocorrer por fatores de comportamento, como o hábito de lamber ou morder os lábios, e exposição ao frio, vento ou sol em excesso.
A inflamação dos lábios também pode estar relacionada a infecções por fungos, bactérias ou vírus, ao uso de medicamentos, como os retinoides, e deficiências nutricionais, como falta de ferro ou vitaminas do complexo B.
Existem ainda formas mais persistentes, que podem estar ligadas a doenças autoimunes, como lúpus, doença de Crohn e dermatite atópica.
Com tratar
O tratamento da inflamação dos lábios é indicado pelo dermatologista e, dependendo da causa, pode incluir:
- Pomadas, com corticoides de baixa potência, como a hidrocortisona e imunomoduladores tópicos, como tacrolimus, para reduzir vermelhidão e irritação, além de pomadas antifúngicas, como cetoconazol e miconazol, e antibacterianas, como mupirocina, para tratar infecções localizadas;
- Medicamentos orais, indicados em casos de infecção mais extensa e que envolve vírus, fungos ou bactérias, como o antifúngico fluconazol, ou antibióticos amoxicilina ou doxiciclina, ou antivirais, como aciclovir e valaciclovir;
- Hidratação labial, para manter os lábios úmidos e prevenir rachaduras, usando vaselina, protetores labiais com filtro solar ou hidratantes neutros e sem perfume;
- Tratamento dermatológico, incluindo laser, crioterapia, peeling químico ou cirurgia, indicado principalmente para lesões crônicas ou causadas pelo sol;
- Suplementação nutricional, quando a inflamação está relacionada a deficiência de vitaminas ou minerais, como ferro, vitamina B12, riboflavina ou zinco.
Além disso, o tratamento pode incluir evitar produtos que irritam os lábios, como cosméticos, batons ou cremes, protegê-los do frio, vento e sol, e também reavaliar o uso de medicamentos que possam estar causando a inflamação, como os retinoides.
Leia também: O que fazer para tratar lábios rachados e ressecados tuasaude.com/labios-rachadosEm alguns casos, a psicoterapia pode ser indicada para controlar o estresse e hábitos repetitivos, como lamber, morder ou cutucar os lábios.