Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Imunoglobulina A (IgA): o que é e o que significa quando está alta

A imunoglobulina A, conhecida principalmente como IgA, é uma proteína encontrada em grandes quantidades nas mucosas, principalmente na mucosa respiratória e gastrointestinal, além de também poder se encontrada no leite materno, podendo ser passado para o bebê durante a amamentação e estimulando o desenvolvimento do sistema imunológico.

Essa imunoglobulina tem como principal função a defesa do organismo e, por isso, quando em concentrações mais baixas, pode favorecer o desenvolvimento de infecções, que devem ser identificadas e tratadas de acordo com a orientação do médico.

Imunoglobulina A (IgA): o que é e o que significa quando está alta

Para que serve a IgA

A IgA tem como principal função proteger o organismo contra infecções e pode ser inicialmente obtido por meio da amamentação, em que as imunoglobulinas da mãe são transmitidas para o bebê. Essa proteína pode ser classificada em dois tipos de acordo com a sua localização e características, podendo possuir funções diferentes que são importantes para a defesa do organismo:

  • IgA 1, que está presente principalmente no soro e é responsável pela proteção imunológica, isso porque é capaz de neutralizar as toxinas ou outras substâncias produzidas por microrganismos invasores;
  • IgA 2, que está presente nas mucosas e é encontrada associada a um componente secretor. Esse tipo de IgA é resistência a maioria das proteínas produzidas pelas bactérias que são responsáveis pela destruição das células do organismo e, por isso, corresponde à primeira linha de defesa contra agentes infecciosos que entram no organismo por meio das mucosas.

A imunoglobulina A pode ser encontrada em lágrimas, saliva e leite materno, além de também estar presente no sistema geniturinário, digestivo e respiratório, protegendo esses sistemas contra infecções.

Veja também como funciona o sistema imunológico.

O que pode ser IgA alta

O aumento da IgA pode acontecer quando houver alteração nas mucosas, principalmente nas mucosas gastrointestinais e respiratórias, já que essa imunoglobulina é encontrada principalmente nesse local. Assim, a quantidade de IgA pode estar aumentada em caso de infecções respiratórias ou intestinais e na cirrose hepática, por exemplo, além de também poder haver alteração em caso de infecções na pele ou dos rins.

É importante que sejam feitos outros exames que permitam identificar a causa da IgA alta e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.

O que pode ser IgA baixa

A diminuição da quantidade de IgA circulante é normalmente genética e não leva ao desenvolvimento de sintomas relacionados com essa alteração, sendo considerada deficiência quando a concentração dessa imunoglobulina é inferior a 5 mg/dL no sangue.

No entanto, a baixa quantidade dessa imunoglobulina circulante no organismo pode favorecer o desenvolvimento de doenças, uma vez que as mucosas ficam desprotegidas. Dessa forma, além de poder estar diminuída devido a fatores genéticos, a deficiência de IgA também pode estar presente em caso de:

  • Alterações imunológicas;
  • Asma;
  • Alergias respiratórias;
  • Fibrose cística;
  • Leucemia;
  • Diarreia crônica;
  • Síndrome da má absorção;
  • Recém-nascidos com rubéola;
  • Pessoas que foram submetidas à transplante de medula óssea;
  • Crianças infectadas pelo vírus Epstein-Barr.

Normalmente, quando há diminuição da IgA, o organismo tenta compensar essa diminuição através do aumento da produção de IgM e IgG com o objetivo de combater a doença e manter o organismo protegido. É importante que além das dosagens de IgA, IgM e IgG sejam feitos exames mais específicos que permitam identificar a causa da alteração e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre o IgM e o IgG.

Bibliografia >

  • AROSA, Fernando A.; CARDOSO, Elsa M.; PACHECO, Francisco C. Fundamentos de Imunologia. 2 ed. Lisboa: LIDEL, 2012. 202-203.
  • BARER, Michael R. et al. Medical Microbiology - A guide to Microbial Infections: Pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 93. Elsevier, 2018. 633.
  • BRITISH SOCIETY FOR IMMUNOLOGY. Immunoglobulin A (IgA). Disponível em: <https://www.immunology.org/file/102/download?token=WEEslTcM>. Acesso em 03 Set 2020
  • PATEL, AJAY; JIALAL, ISHWARLAL. Biochemistry, Immunoglobulin A (IgA). Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551516/>. Acesso em 03 Set 2020
  • BIOSYSTEMS. Immunoglobulin A (IgA). Disponível em: <http://www.biosystemsne.com.br/files/product/f2f042781af1d2968fd79f0ca5dcb205.pdf>. Acesso em 03 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem