Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a histeroscopia diagnóstica, para que serve e como é o preparo

A histeroscopia diagnóstica, ou videohisteroscopia, é um tipo de exame ginecológico que tem por objetivo a visualização interna do útero para ajudar o médico a diagnosticar possíveis lesões, como pólipos ou adesões. Assim, este exame deve ser realizado na primeira quinzena da menstruação, pois é quando o útero ainda não está se preparando para receber uma possível gravidez, facilitando a observação das lesões.

Este exame pode doer, mas na maior parte dos casos a mulher apenas refere algum desconforto, já que é necessário inserir um fino aparelho, conhecido como histeroscópio, dentro da vagina. A histeroscopia diagnóstica está contraindicada na gravidez, em caso de suspeita de gravidez e de infecção vaginal.

Além da histeroscopia diagnóstica existe ainda a vertente cirúrgica, na qual o médico utiliza o mesmo método para corrigir as alterações do útero, que já foram diagnosticadas anteriormente através da histerectomia diagnóstica ou de outros exames, como ultrassom ou raio X, por exemplo. Saiba mais sobre a histeroscopia cirúrgica.

O que é a histeroscopia diagnóstica, para que serve e como é o preparo

Preço e onde fazer o exame

A histeroscopia diagnóstica pode ser feita no consultório do ginecologista, no entanto, existem médicos que preferem fazer o exame no hospital com a mulher em internamento. O preço deste exame pode variar entre R$ 100 e R$ 200,00.

Como se preparar

Para fazer a histeroscopia diagnóstica, é recomendado evitar ter relações sexuais pelo menos 72 horas antes do exame, não passar cremes na vagina 48 horas antes do exame e tomar um comprimido, como Feldene ou Buscopan, cerca de 30 minutos antes do exame para prevenir a ocorrência de cólicas durante o procedimento e o desconforto e a dor que podem acontecer depois do exame.

Como é feita

A histeroscopia diagnóstica é feita no consultório do ginecologista com a mulher em posição ginecológica. O médico promove a dilatação do útero utilizando um gás carbônico ou com o uso de um dilatador mecânico, de modo que haja espaço suficiente para introduzir pelo canal vaginal o histeroscópio, que é um tubo que emite luz com cerca de 4 mm e que possui uma microcâmera na ponta.

Devido à presença da microcâmera, esse exame também pode ser chamado de videohisteroscopia diagnóstica, uma vez que permite que o médico visualize em tempo real o útero, sendo possível identificar qualquer alteração.

Quando é visualizada alteração no tecido do útero, é realizada a remoção de uma pequena porção do tecido lesionado para que seja investigado. Além disso, o médico pode concluir o diagnóstico e determinar qual a melhor forma de tratamento.

Quando o exame está causando muita dor, o médico pode optar por realizá-lo com sedação, no qual é usado um anestésico leve para que a mulher não sinta o desconforto provocado pelo exame.

Quando a histeroscopia diagnóstica é indicada

A histeroscopia diagnóstica é geralmente solicitada pelo ginecologista quando a mulher apresenta qualquer sintoma que possa representar alteração no aparelho reprodutor. Assim, esse exame pode ser indicado em casos de:

  • Sangramento anormal;
  • Esterilidade;
  • Infertilidade;
  • Abortos repetidos;
  • Malformação uterina;
  • Presença de pólipos ou miomas;
  • Hemorragias;
  • Aderência uterinas.

É importante que a mulher vá ao ginecologista para que seja feito o exame quando apresenta dor frequente durante a relação sexual, dor no útero, presença de corrimento amarelado e inchaço na vagina, por exemplo, uma vez que pode ser indicativo de mioma, por exemplo, sendo importante realizar a histeroscopia diagnóstica. Conheça os 7 principais sinais de que o útero pode ter alterações.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem