Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque é possível ter um olho de cada cor

Ter um olho de cada cor é uma característica rara chamada de heterocromia, que pode acontecer devido à herança genética ou devido à doenças e ferimentos que atingem os olhos, podendo ocorrer também em cães de gatos.

A diferença de cores pode ser entre os dois olhos, quando é chamada de heterocromia completa, e neste caso cada olho tem uma cor diferente do outro, ou a diferença pode ser em apenas um olho só, quando recebe o nome de heterocromia setorial, em que um único olho tem 2 cores, também podendo ser de nascença ou alterado devido a uma doença.

Quando a pessoa já nasce com um olho de cada cor, isto não prejudica a visão nem a saúde dos olhos, mas sempre é importante ir ao médico verificar se existe alguma doenças ou síndrome genética causando a mudança de cor.

Entenda porque é possível ter um olho de cada cor

Causas

A heterocromia ocorre devido principalmente a uma herança genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o mesmo pigmento que dá cor à pele. Assim, quanto mais melanina, mais escura é a cor dos olhos, e a mesma regra vale para a cor da pele.

Além da herança genética, a diferença nos olhos também pode ser provocada por doenças como Nevo de Ota, neurofibromatose, Síndrome de Horner e Síndrome de Wagenburg, que são doenças que também podem afetar outras regiões do corpo e causar complicações como glaucoma e tumores nos olhos. Veja mais sobre a neurofibromatose.

Outros fatores que podem causar heterocromia adquirida são glaucoma, diabetes, inflamação e sangramentos na íris, pancadas ou corpos estranhos no olho.

Quando ir ao médico

Se diferença na cor dos olhos surgir desde o nascimento, provavelmente ela é uma herança genética que não afeta a saúde dos olhos do bebê, mas é importante ir ao médico para confirmar a ausência de outras doenças ou síndromes genéticas que podem causar essa característica.

No entanto, se a alteração surge durante a infância, adolescência ou na vida adulta, provavelmente é sinal de que existe algum problema de saúde no organismo, sendo importante procurar o médico para identificar o que está mudando a cor de um dos olhos, principalmente quando ela é acompanhada de sintomas como dor e vermelhidão nos olhos.

Veja outras causas de problemas nos olhos em:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem