A hepatite viral é uma infecção por vírus que atinge o fígado, causando sua inflamação, que pode se apresentar de forma aguda, com sintomas que duram pouco tempo, ou evoluir para a forma crônica, com inflamação e infecção prolongada.
Em alguns casos, a hepatite viral não causa sintomas no início. No entanto, à medida que há a inflamação, podem surgir sintomas como cansaço, mal-estar, dores no corpo, náuseas, vômitos, dor abdominal, urina escura, fezes claras e icterícia.
Leia também: Hepatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/hepatiteA hepatite viral pode ser transmitida por alimentos ou água contaminados, contato com sangue, relações sexuais desprotegidas ou da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto, variando conforme o tipo de hepatite.
Principais sintomas
Os principais sintomas da hepatite viral são:
- Cansaço excessivo;
- Mal-estar;
- Dor abdominal e no corpo;
- Náusea e vômito;
- Perda de apetite;
- Diarreia ou constipação;
- Urina escura;
- Fezes claras;
- Icterícia.
Em alguns casos, a hepatite viral não causa sintomas no início, o que dificulta notar a presença da infecção logo nos primeiros momentos.
Leia também: 10 sintomas de hepatite (e como se pega) tuasaude.com/sintomas-de-hepatiteTeste de sintomas
Para verificar a possibilidade de estar com hepatite viral, selecione no teste a seguir os sintomas que você apresenta:
Este teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e não substitui uma consulta com o hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral, nem serve como diagnóstico.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da hepatite viral é feito pelo hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral, inicialmente pela avaliação dos sintomas e o histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o hepatologista mais próximo de você:
O médico também pode solicitar exames de sangue que identificam sinais específicos do vírus, como anticorpos ou partes do material genético, além de exames para medir a carga viral.
Além disso, podem ser feitos exames de sangue, como TGO, TGP e bilirrubina, e exames de imagem, como tomografia ou ressonância, para avaliar o funcionamento do fígado. Veja os exames que avaliam o fígado.
Tipos de hepatite viral
Os tipos de hepatite viral variam conforme a causa e suas formas de transmissão, como:
1. Hepatite A
A hepatite A é causada pelo vírus VHA e, na maioria dos casos, provoca sintomas leves, como cansaço, fraqueza, perda de apetite e dor abdominal. Veja outros sintomas da hepatite A e quando pode ser grave.
Como se pega: ocorre pelo consumo de água e alimentos contaminados, e também pode ser transmitida por contato sexual sem proteção.
2. Hepatite B
O vírus VHB é responsável pela hepatite B, que muitas vezes não causa sintomas no começo. Quando surgem, podem incluir cansaço, náuseas, dor no abdômen, urina escura e olhos amarelados.
Como se pega: através do contato sexual desprotegido, compartilhamento de agulhas ou seringas, ou de uma mãe infectada para o bebê durante a gravidez ou parto.
3. Hepatite C
Causada pelo vírus VHC, a hepatite C geralmente permanece silenciosa por muitos anos. Se houver sintomas, eles costumam ser fadiga, mal-estar, enjoo e dor abdominal.
Leia também: Hepatite C: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/hepatite-cComo se pega: é transmitido pelo sangue, através de seringas e agulhas compartilhadas e infectados pelo vírus HCV, ou pelo contato sexual desprotegido.
4. Hepatite D
A hepatite D ocorre apenas em pessoas que já têm hepatite B, por causa do vírus VHD. Os sintomas podem ser mais fortes, incluindo febre, dor abdominal, icterícia e fraqueza. Entenda melhor como o que é hepatite D.
Como se pega: pode ocorrer pelo contato com sangue ou fluidos corporais de quem já tem hepatite B, através de relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de objetos de higiene pessoal.
5. Hepatite E
O vírus VHE provoca a hepatite E, que costuma ser uma infecção leve e passageira. Os sintomas comuns são mal-estar, febre, náuseas, dor abdominal e pele amarelada.
Como se pega: pode ser transmitida através do consumo de água contaminada, ingestão de carne mal cozida ou de mãe para filho na gravidez.
6. Hepatite G
A hepatite G é um tipo menos conhecido, causada pelo vírus HGV. Geralmente, não provoca sintomas claros e sua gravidade é menor comparada a outras hepatites.
Como se pega: transmitido principalmente pelo contato com sangue contaminado, como em transfusões ou uso compartilhado de seringas.
Leia também: Tipos de hepatite: sintomas, transmissão (e o que fazer) tuasaude.com/tipos-de-hepatiteComo é feito o tratamento
O tratamento para a hepatite viral pode incluir:
- Uso de medicamentos, como dipirona e paracetamol, para aliviar sintomas de dor e febre. Além de medicamentos como interferon, tenofovir, ribavirina e entecavir, para impedir a multiplicação dos vírus, em casos de hepatite B, C, D, E e G;
- Hidratação adequada, inclusive com reposição de líquidos em casos de vômitos ou diarreia;
- Repouso, para favorecer a recuperação do organismo;
- Evitar o consumo de álcool, para melhorar a inflamação no fígado;
- Transplante de fígado, pode ser necessário quando há complicações como insuficiência hepática aguda ou cirrose.
Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada para ajudar na recuperação do fígado, como diminuir o consumo de frituras e industrializados e priorizar proteínas magras, frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Confira no vídeo a seguir o que comer durante o tratamento para hepatite:
DIETA PARA HEPATITE
08:46 | 268.458 visualizaçõesComo prevenir a hepatite viral
A hepatite viral pode ser prevenida com hábitos como lavar bem as mãos, higienizar alimentos com água tratada ou fervida e manter boas condições de saneamento.
Também é fundamental usar preservativos, não compartilhar seringas ou objetos cortantes e garantir a esterilização adequada de materiais usados em procedimentos médicos, tatuagens e piercings.
A vacinação está disponível para os tipos de hepatite A e B e, ao se vacinar contra a hepatite B, também se evita a hepatite D.