Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Heparina: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

A heparina é um anticoagulante de uso injetável, que previne a formação de trombos, sendo indicada para o tratamento e prevenção do tromboembolismo venoso e na angina de pré-infarto

A sua administração deve ser realizada por um enfermeiro ou médico, através de uma injeção na pele ou na veia, sendo de uso exclusivamente hospitalar.

Heparina: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

A heparina é um medicamento que inibe a coagulação do sangue e que está indicada para a prevenção de tromboses arteriovenosas e da embolia pulmonar.

Conheça outros tipos de anticoagulantes e saiba quais os cuidados a ter durante o tratamento.

Qual a relação entre o uso de heparina e a COVID-19?

A heparina, embora não contribua para eliminar o novo coronavírus do organismo, tem sido usada, em alguns casos, para tratar as complicações tromboembólicas que podem surgir com a doença COVID-19.

Este tipo de complicações acontece, porque a resposta imune causa uma ativação exagerada de macrófagos, que levam, em alguns pacientes, a uma resposta patológica da trombina, conduzindo à ocorrência de episódios trombóticos, como AVC, embolia pulmonar e outros tipos de coagulação intravascular disseminada, que podem controlados com o uso heparina. Entenda, com mais pormenor, a relação entre a COVID-19 e as doenças tromboembólicas.

Como usar

A heparina deve ser administrada por um profissional de saúde, por via subcutânea (debaixo da pele) ou por via intra-venosa (na veia).

A posologia deve ser individualizada para cada pessoa, e sempre ajustada às circunstâncias especiais de cada caso, tendo em consideração o tipo de evolução da patologia, peso corpóreo e idade do paciente e efeitos secundários.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com heparina são sangramentos, podendo-se verificar a presença de sangue na urina, surgimento de hematomas e diminuição do número de plaquetas no sangue.

Quem não deve usar

A heparina é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade à heparina e aos componentes da fórmula e não deve ser usada por pessoas com trombocitopenia severa, endocardite bacteriana subaguda, com suspeita de hemorragia intracraniana ou hemorragia ativa incontrolável, hemofilia, retinopatia, em situações em que não haja condições para a realização de testes de coagulação adequados e nas desordens que implicam em danos ao sistema vascular.

Além disso, também não deve ser usada nas diástases hemorrágicas, cirurgias de medula espinhal, em situações em que o aborto é iminente, doenças graves da coagulação, na insuficiência hepática e renal grave, em presença de tumores malignos com permeabilidade capilar elevada do aparelho digestivo e algumas púrpuras vasculares.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Bibliografia >

  • DR. MAURICIO ESTEBAN GAUNA – DR. JUAN LUIS BERNAVA. Recomendaciones diagnósticas y terapéuticas ante la Respuesta Inmune Trombótica Asociada a Covid-19 (RITAC). 2020. Disponível em: <https://fundacionio.com/wp-content/uploads/2020/04/Si%CC%81ndrome-RITAC.pdf>. Acesso em 27 Abr 2020
  • LUSHINA, Nadia et. al.. Pulmonary, Cerebral, and Renal Thromboembolic Disease Associated with COVID-19 Infection. Radiological Society of North America. 2020
  • OUDKERK, Matthijs. Diagnosis, Prevention, and Treatment of Thromboembolic Complications in COVID-19. National Institute for Public Health of the Netherlands. 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem