A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética.
Leia também: Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/gripe-h3n2Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais.
Sintomas de gripe K
Os principais sintomas de gripe K são:
- Tosse;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Nariz entupido;
- Coriza;
- Dores no corpo;
- Dor de garganta;
- Mal-estar.
Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.
Assim, a gripe K pode causar também complicações sérias nestes grupos, como sepse, insuficiência respiratória aguda ou falência dos órgãos.
Leia também: 12 principais sintomas de H3N2 (com teste online) tuasaude.com/h3n2-sintomasComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da gripe K é feito pelo clínico geral, pediatra ou infectologista, por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.
Se deseja avaliar o risco de gripe K, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames laboratoriais como antígeno, ensaio molecular rápido, teste de PCR e imunofluorescência.
Algumas vezes podem ser indicados outros exames, como radiografia de tórax, para avaliar os pulmões e descartar outras possíveis doenças como pneumonia, por exemplo.
Com acontece a transmissão
A transmissão da gripe K acontece de pessoa para pessoa, da mesma forma que os outros vírus influenza sazonais.
Assim, a essa gripe é transmitida por pessoas contaminadas pelo vírus por meio de gotículas expelidas da boca ou nariz ao tossir, espirrar ou falar. Estas gotículas contêm o vírus e a infecção ocorre quando ele entra em contato com as mucosas das vias respiratórias, como a boca ou o nariz, ou com os olhos de outra pessoa não contaminada.
A gripe K também pode ser transmitida quando uma pessoa toca superfícies contaminadas por essas gotículas como maçanetas, mãos e celulares e, em seguida, toca os olhos, o nariz ou a boca.
Como é feito o tratamento
O tratamento deve ser orientado pelo médico e varia conforme a gravidade da doença, incluindo o repouso e a ingestão adequada de água, em casos mais leves.
O uso de medicamentos antivirais pode ser indicado pelo médico especialmente para pessoas com alto risco de desenvolver complicações graves.
Além disso, em casos mais graves, o médico também pode recomendar a oxigenoterapia, a monitorização, a hidratação e o suporte respiratório.
Leia também: 6 remédios para tratar a gripe tuasaude.com/remedio-para-gripePrevenção da gripe K
Algumas medidas que ajudam na prevenção da gripe K são:
- Tomar a vacina da gripe;
- Lavar as mãos regularmente com água e sabão;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com um lenço descartável;
- Manter os espaços fechados ventilados, abrindo portas e janelas, para circular o ar;
- Evitar contato próximo a pessoas com sintomas de gripe;
- Manter uma boa hidratação e alimentação.
Além disso, o isolamento voluntário e o uso de máscara por pessoas com sintomas suspeitos ou com a confirmação do vírus, também ajuda a prevenir a gripe K.