Grelina: o que é, funções e porque pode estar alta

Atualizado em agosto 2023

A grelina é um hormônio produzido principalmente pelo estômago, sendo responsável por estimular o apetite, favorecer a liberação do hormônio do crescimento (GH) e estimular os movimentos naturais do intestino.

A grelina pode estar aumentada durante o jejum ou em situações como caquexia ou anorexia nervosa, um distúrbio caracterizado pelo medo intenso de ganhar peso, levando a comportamentos, como evitar comer e praticar atividades físicas excessivamente, por exemplo. Conheça mais sobre a anorexia nervosa.

Já os níveis de grelina, popularmente conhecida como "hormônio da fome", ficam baixos no sangue logo após as refeições, mas também podem estarem reduzidos em casos de pessoas com obesidade ou que fizeram a cirurgia bariátrica, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais funções da grelina

As principais funções da grelina são:

  • Estimular o apetite, aumentando a ingestão de alimentos;
  • Aumentar a gordura corporal, pois aumenta o armazenamento de gordura e diminui o uso e a quebra de gordura;
  • Atuar na liberação do GH, um hormônio responsável pelo crescimento e que favorece a formação de músculos.
  • Estimular os movimentos naturais do intestino, ajudando na prevenção da prisão de ventre;
  • Facilitar a liberação de ácidos gástricos, melhorando a digestão;
  • Inibir a liberação de insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue.

Por estimular a fome, impedir a quebra de proteínas e a perda de peso, a grelina também tem sido estudada como uma opção de tratamento da perda de peso elevada, como em casos de câncer e na perda de massa muscular, comum nos idosos.

Valores normais de grelina

Os valores de grelina variam de acordo com o horário do exame e se houve perda de peso ou não, conforme a tabela a seguir:

  Valor médio de grelina Valor de grelina entre 08h e 12h Valor de grelina às 18h
Adultos com obesidade antes da perda de peso 340 a 450 pg/mL até 420 pg/mL até 480 pg/mL
Adultos com obesidade após a perda de peso 450 a 600 pg/mL até 575 pg/mL até 600 pg/mL

Já em pessoas com peso normal, o valor médio da grelina é de 520 a 700 pg/mL.

Além disso, adultos que fizeram cirurgia bariátrica apresentam, em média, valores de grelina no sangue de até 120 pg/mL.

Os valores de grelina são avaliados através de um exame de sangue, que pode ser solicitado por um médico ou nutricionista e, para isto, deve-se fazer um jejum de 10 a 12 horas.

Quando a grelina pode estar alta

Os níveis de grelina geralmente estão aumentados durante o jejum, quando o organismo produz mais esse hormônio estimulando a fome. Por isso, é normal que os valores de grelina aumentem antes das refeições.

Os níveis de grelina também podem estar altos em situações como síndrome de Prader-Willi ou em casos de desnutrição, como anorexia ou caquexia. Isso acontece como um mecanismo de defesa do corpo para estimular a ingestão de alimentos e o ganho de peso.

O que significa grelina baixa

Os níveis de grelina ficam naturalmente mais baixos no sangue logo após as refeições.

Além disso, pessoas com obesidade também apresentam níveis baixos de grelina no sangue. Acredita-se que isso aconteça, porque a alta ingestão de alimentos provoca uma sensibilidade do organismo à ação da grelina, diminuindo a produção desse hormônio à medida que se ganha peso.

Relação entre a grelina e leptina

A grelina e a leptina são dois hormônios com efeitos diferentes, que informam ao cérebro sobre as necessidades nutricionais, sendo importantes para o equilíbrio entre a fome e saciedade, permitindo a manutenção do peso.

Enquanto a grelina aumenta a sensação de fome, a leptina promove a saciedade, fazendo com que se pare de comer. Isso significa que, quando os níveis de leptina aumentam, os níveis de grelina diminuem. Entenda melhor sobre a leptina.

Como controlar a grelina

Algumas dicas para controlar a grelina são:

  • Manter uma alimentação saudável, incluindo alimentos ricos em fibras e proteínas magras, como frutas, vegetais, cereais integrais e carnes brancas;
  • Manter o peso adequado, evitando o ganho e a perda de peso constantes, ou seja, o "efeito ioiô";
  • Evitar o consumo excessivo de gorduras, como queijos gordos (queijo prato, muçarela, etc), leite e iogurtes integrais, carne bovina, margarinas, sorvetes, batata frita e pizza;
  • Fazer refeições regulares, evitando o jejum prolongado e, consequentemente, o aumento da grelina;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, como corrida, dança, musculação e natação;
  • Evitar alimentos ricos em açúcar, como xarope de glicose, açúcar , suco de frutas, refrigerantes, chocolate ao leite, frutas em calda e cristalizadas, biscoitos industrializados e molhos industrializados.

Além disso, para controlar a grelina é recomendado também dormir de 7 a 9 horas por noite. Isso porque dormir pouco pode aumentar os níveis de grelina no organismo. Veja algumas dicas para dormir bem.

Vídeos relacionados