Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Sintomas de gravidez no homem

Alguns homens podem apresentar os mesmos sintomas de gravidez que a mulher, principalmente quando se trata do primeiro filho, e isso acontece quando se envolvem emocionalmente durante a gravidez, sendo essa situação conhecida como síndrome de couvade.​

Nesse caso o homem pode sentir enjoos, ter urgência para urinar, sentir-se tonto ou estar sempre com fome. Mas além disso eles também tendem a ficar preocupados com a saúde da mulher e do bebê e apesar de não demostrarem da mesma forma também podem apresentar ansiedade, medo e insegurança em relação ao futuro e como será sua relação com a mulher e com o bebê que está chegando.

Sintomas de gravidez no homem

Principais mudanças no homem durante a gravidez

Durante a gravidez é normal que um turbilhão de emoções afetem o casal, principalmente a mulher porque durante aproximadamente 280 dias seu corpo passará por intensas transformações que envolvem muitas alterações hormonais, mas também o homem devido a responsabilidade que lhe é cobrada pela sociedade.

As principais mudanças que podem afetar o homem durante a gravidez são:

1. Ter os mesmo sintomas de gravidez da mulher

Isso pode acontecer porque o homem está envolvido psicologicamente e emocionalmente com a gravidez, situação conhecida como síndrome de couvade. Nesses casos os homens engordam, ficam com enjoos matinais, e podem inclusive sentir dores durante o trabalho de parto da mulher.

Estas alterações não evidenciam nenhum problema de saúde, indicando somente que o homem está completamente envolvido com a gravidez. Normalmente o homem não apresenta todos os sintomas, mas é comum ficar enjoado sempre que sua esposa apresenta este sintoma.

O que fazer: Não é preciso se preocupar porque isso só demonstra o quanto ele está envolvido emocionalmente com a gravidez.

2. Desejar mais contato íntimo

O homem pode se sentir ainda mais atraído pela mulher quando ela está grávida porque com o aumento da circulação sanguínea na região da vagina a mulher fica ainda mais lubrificada e mais sensível, além de se sentir mais atraente porque já não precisa se preocupar com a 'barriguinha', que agora pode ser motivo de orgulho.

O que fazer: Aproveitar os momentos a dois, porque com a chegada do bebê a mulher pode não ter tanto desejo sexual, nem se sentir atraente evitando o contato íntimo nos primeiros meses do bebê. 

3. Ficar preocupado 

Logo que o homem recebe a notícia de que será pai, ele é inundado por um avalanche de emoções. Quando o casal estava tentando engravidar o homem pode ficar emocionado e demonstrar todo o amor que sente pela parceira. No entanto, quando a gravidez acontece sem esperar, ele pode ficar muito preocupado com o futuro, devido a responsabilidade de ser pai e de ter que educar uma criança. Em algumas famílias a notícia pode não ser tão bem recebida, mas geralmente quando o bebê nasce tudo se resolve.

O que fazer: Planejar o futuro com responsabilidade para poder se sentir em paz e segurança. Conversar e traçar planos com sua parceira é fundamental para a construção de uma nova família.

Dicas para melhorar a intimidade na gravidez

Algumas ótimas dicas para melhorar a intimidade e a cumplicidade entre o casal durante a gravidez são:

  • Ir sempre juntos aos exames do pré natal;
  • Comprar tudo o que é necessário para a mulher e para o bebê juntos e
  • Conversar diariamente sobre o que o casal está sentindo e sobre as mudanças que estão acontecendo.

Assim o homem pode se sentir mais próximo da mulher e do bebê, sendo este um momento especial também para ele. Além disso, tirar fotografias juntos evidenciando o crescimento da barriguinha pode ajudar a manter a memória de que este foi um momento especial e desejado por ambos.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...