Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque a Grávida faz tanto xixi

A grávida tem uma grande necessidade de fazer xixi, indo várias vezes por dia ao banheiro, porque com o crescimento do bebê, o útero vai pressionando a bexiga, que fica com menos espaço para encher e aumentar de tamanho, gerando a vontade de urinar mais frequente.

Mas além disso, existem 2 outras situações que podem ser mais preocupantes: a infecção urinária e a incontinência urinária, que também são comuns na gravidez.

Como identificar a incontinência urinária 

A incontinência urinária na gravidez é uma situação comum que afeta cerca de 80% das gestantes que e manifesta com:

  • Perda de urina antes de chegar ao banheiro;
  • Saída de pequenos jatos de urina ao rir, correr, tossir ou espirrar;
  • Não conseguir segurar o xixi por mais de 1 minuto.

Normalmente essa dificuldade de segurar o xixi passa depois do bebê nascer, mas fazer os exercícios pélvicos, contraindo os músculos da vagina é a melhor forma de combater esse sintoma, tendo total controle da urina. 

Saiba as respostas das dúvidas mais comuns sobre a incontinência urinária.

Como é feito o tratamento da incontinência

O tratamento para a incontinência urinária na gravidez tem como objetivo fortalecer os músculos do assoalho pélvico através da sua contração para diminuir os episódios de incontinência urinária.

Isso pode ser feito através de fisioterapia com exercícios de contração dos músculos do pavimento pélvico, que são chamados de exercícios de Kegel, mas nos casos mais graves, pode ser preciso ainda recorrer a um aparelho de estimulação elétrica, em que os músculos pélvicos contraem involuntariamente devido a uma corrente elétrica leve e suportável.

Porque a Grávida faz tanto xixi

Para realizar os exercícios deve:

  • Esvaziar a bexiga;
  • Contrair os músculos do assoalho pélvico durante 10 segundos. Para identificar quais são estes músculos, só se tem que interromper o fluxo de urina quando estiver urinando. Esse movimento é aquele que tem que utilizar na contração;
  • Relaxar os músculos durante 5 segundos.

Os exercícios de Kegel devem ser repetidos 10 vezes seguidas, 3 vezes ao dia.

O mais importante é a mulher ter consciência do músculo que deverá contrair e contraí-lo várias vezes ao dia. Quanto mais exercícios fizer, mais rápido ficará curada. Este exercício pode ser feito sentada, deitada, com as pernas abertas ou fechadas.

Sintomas da infecção urinária 

Outra situação comum nas grávidas é a infecção urinária, que acontece quando surgem sintomas como:

  • Urgência para urinar, que surge de repente;
  • Ardência durante a passagem da urina ou logo quando acaba de fazer xixi;
  • Dificuldade para controlar o xixi, molhando a calcinha.

A infecção urinária acontece, pelo menos, 1 vez em todas as gestantes, mas só deve ser diagnosticada através do exame de urina, solicitado pelo obstetra. Algumas grávidas que já tiveram infecção urinária antes de engravidar, ao reconhecer os sintomas, vão imediatamente ao laboratório realizar o teste da urina para já ir ao obstetra com o exame em mãos, para que ele possa indicar o tratamento

Remédio para infecção urinária na gravidez

Com o resultado do exame confirmando a infecção urinária, o obstetra pode receitar a toma de um antibiótico como Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone. 

Tomar bastante água e suco de arando é uma boa forma de contribuir para uma recuperação mais rápida, mas isto não substitui o uso de antibióticos, porque somente eles serão capazes de eliminar a bactéria do sistema urinário. 

Confira dicas para se livrar da infecção urinária mais rápido, nesse vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...