A glicose alta, ou hiperglicemia, é quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 125 mg/dL em jejum ou 200 mg/dL 2 horas ou mais após uma refeição. Pode causar sintomas como aumento do apetite, sede e/ou volume de urina, além de cansaço e perda de peso.
Níveis altos de glicose no sangue podem ser causados por efeitos colaterais de medicamentos ou reações do organismo após cirurgias, por exemplo, mas especialmente quando persistentes podem estar associados ao desenvolvimento de diabetes.
Leia também: Diabetes: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/diabetesPara saber se a glicose está alta são necessários exames e em caso de suspeita, é recomendado consultar um endocrinologista. É importante que sua causa seja identificada para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
Principais sintomas
Os principais sintomas de glicose alta são:
- Aumento do apetite e/ou sede;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Aumento da quantidade de urina;
- Má cicatrização de feridas;
- Visão turva;
- Cansaço;
- Infecções recorrentes, como candidíase ou periodontite.
Devido ao aumento da urina, a pessoa também pode apresentar sintomas de desidratação, como coração acelerado ou pressão baixa. Além disso, pode aumentar o número de idas ao banheiro para urinar, especialmente à noite, o que é conhecido como noctúria. Entenda melhor o que é noctúria e os sintomas.
No entanto, é comum a glicose alta provocar poucos ou nenhum sintoma, sendo somente identificada por meio de exames de rotina e, algumas vezes, em um momento em que a pessoa já desenvolveu diabetes.
Leia também: Sintomas de diabetes tipo 1 e do tipo 2 e como confirmar tuasaude.com/como-identificar-os-primeiros-sintomas-da-diabetesSintomas da crise de glicose alta
A crise de glicose alta é caracterizada por sintomas mais sérios, como náusea, vômitos, dor no abdome e, nos casos mais graves, sonolência, confusão mental ou coma. Normalmente, é uma complicação da diabetes quando a glicose está muito alta. Conheça as principais complicações da diabetes.
Como saber se a glicose está alta
Para saber se a glicose está alta é necessário realizar exames indicados pelo médico para verificar os níveis de glicose. Embora a glicemia possa ser medida na ponta do dedo com um dispositivo em casa, este exame não é mais indicado para confirmar a glicose alta.
Leia também: Glicemia: o que é, como medir e valores de referência tuasaude.com/glicemiaCaso deseja marcar uma consulta, encontre um endocrinologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:
Os valores de referência desses exames também podem variar dependendo principalmente do exame indicado. Além disso, para saber o que significa a glicose alta no resultado, o ideal é que a sua interpretação seja feita por um médico.
Possíveis causas
A glicose alta pode ser causada por:
- Aumento da resistência à insulina, como acontece na diabetes tipo 2;
- Reação do organismo após cirurgias ou doenças muito graves;
- Efeito colateral de medicamentos, como corticoides ou fenitoína;
- Excesso de alguns hormônios, como cortisol ou hormônio do crescimento;
- Danos ao pâncreas, como em caso de diabetes tipo 1, pancreatite crônica ou fibrose cística.
Além disso, a glicose alta é mais frequente em pessoas que fazem poucos exercícios físicos com colesterol alto, hipertensão, sobrepeso ou obesidade e que apresentam histórico familiar de diabetes, por exemplo.
O que fazer
Em caso de suspeita de glicose alta é recomendado consultar um endocrinologista ou clínico geral. O ideal é realizar exames feitos a partir da coleta de uma amostra de sangue para confirmar se a glicose realmente está alta.
Quando a glicose alta é confirmada, o tratamento deve ser específico para a sua causa e pode envolver desde a suspensão de remédios e medidas como perder peso ou fazer atividades físicas, até o uso de medicamentos para controlar a glicose.
Especialmente em caso de diabetes, o tratamento pode envolver medicamentos antidiabéticos e, em alguns casos, aplicação de insulina. Saiba as principais opções de tratamento para diabetes.