Gino-Canesten: para que serve e como usar (comprimido, pomada e mais)

Gino-Canesten é um medicamento indicado para tratar a candidíase, a vaginose bacteriana ou a vulvite na mulher, ou ainda a balanite, em homens.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Isso porque o Gino-Canesten contém clotrimazol, que inibe o crescimento e a multiplicação do fungo Candida albicans, além de ácido lático e glicogênio, compostos que ajudam a regular o pH vaginal.

O Gino-Canesten pode ser encontrado em farmácias e drogarias, na forma de comprimido, pomada, óvulo ou sabonete íntimo, sem a necessidade de receita médica. No entanto, é aconselhado usar este remédio com a indicação do ginecologista ou urologista, que irá orientar a melhor forma de uso, conforme os objetivos a serem tratados.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve Gino-Canesten

O Gino-Canesten é um medicamento indicado para tratar:

  • Candidíase;
  • Vaginose bacteriana;
  • Vulvite;
  • Balanite;
  • Manter a higiene.

O clotrimazol, presente no Gino-Canesten, age inibindo o crescimento e a multiplicação do fungo Candida albicans, aliviando os sintomas dessas condições nos primeiros dias após o início do tratamento.

Já o ácido lático e o glicogênio, presentes no sabonete Gino-Canesten, atuam equilibrando o pH e a flora vaginal, e inibindo o crescimento de bactérias.

Gino-Canesten genérico

O Gino-Canesten genérico é comercializado em farmácias e drogarias com o nome de "clotrimazol", na forma de comprimido, cápsulas ou pomada.

Leia também: Clotrimazol (Canesten): para que serve e como usar tuasaude.com/clotrimazol-canesten

Gino-Canesten funciona?

Sim, o Gino-Canesten funciona, por conter princípios ativos que ajudam a combater fungos e equilibrar o pH vaginal.

Como usar

O Gino-Canesten deve ser usado na região vaginal, conforme os tipos a seguir:

1. Gino-Canesten Balance

O Gino-Canesten Balance é um gel indicado para o tratamento da vaginose bacteriana causada pela proliferação excessiva da bactéria Gardnerella vaginalis.

Esse gel é encontrado na forma de bisnagas, e ajuda a restaurar o equilíbrio da flora vaginal, pois favorece o crescimento de bactérias boas já presentes na vagina.

Como usar: lavar bem as mãos, retirar a ponta da bisnaga, deitar em uma posição confortável e inserir a ponta da bisnaga profundamente na vagina.

Em seguida, deve-se apertar totalmente a bisnaga e retirar com cuidado. É recomendado fazer este tratamento por 7 dias seguidos, durante à noite, antes de dormir.

Composição: este medicamento contém água purificada, propilenoglicol, ácido láctico, metilhidroxipropil, celulose, hidróxido de sódio e glicogênio.

2. Gino-Canesten comprimido

O Gino-Canesten comprimido vaginal é indicado para o tratamento da candidíase vaginal, sendo usado apenas 1 dia, em dose única.

Como usar: lavar bem as mãos antes e deitar com as pernas dobradas e ligeiramente abertas. Em seguida, puxar o êmbolo do aplicador e encaixar o comprimido no aplicador.

Introduzir com cuidado o aplicador profundamente no canal vaginal, com o aplicador, e empurrar o êmbolo para liberar o comprimido dentro da vagina.

Retirar o aplicador cuidadosamente e descartá-lo, e lavar as mãos. É aconselhado aplicar o Gino-Canesten comprimido durante a noite, para evitar vazamento e perda do produto.

Composição: cada comprimido vaginal contém 500 mg de clotrimazol, um antifúngico que inibe o crescimento ou elimina o fungo Candida albicans.

3. Gino-Canesten pomada

O Gino-Canesten pomada, ou creme, de 6 dias, pode ser indicado pelo médico para o tratamento da candidíase vaginal ou vulvite, na mulher, ou a balanite, no homem.

Como usar: lavar bem as mãos, puxar o êmbolo do aplicador até o fim, tirar a tampa da bisnaga e encaixar o aplicador no bico da bisnaga do creme, rosqueando para que fique firme.

Apertar a bisnaga até encher o aplicador e, quando estiver cheio, retirá-lo da bisnaga e tampar o creme. Deitar com as pernas dobradas e ligeiramente abertas, e introduzir cuidadosamente o aplicador no canal vaginal, empurrando o êmbolo até o fim. Retirar o aplicador e descartá-lo, e lavar as mãos.

O Gino-Canesten pomada pode ser usado 1 vez por dia, de preferência à noite, por 6 dias seguidos. Se esquecer de aplicar uma dose à noite, deve-se aplicar na manhã seguinte, sem usar uma quantidade maior da pomada, e depois continuar o tratamento no horário correto.

Já em casos de vulvite, na mulher, ou balanite, nos homens, é recomendado aplicar uma camada fina do creme nas regiões afetadas de duas a três vezes por dia, conforme orientação do urologista.

Composição: cada 5 g de Gino-Canesten, que corresponde a 1 aplicador cheio de pomada ou creme, contém 50 mg de clotrimazol. 

Leia também: 6 pomadas para candidíase (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-candidiase

4. Gino-Canesten sabonete íntimo

O Gino-Canesten sabonete íntimo pode ser usado para manter a higiene íntima vaginal externa diária. Esse sabonete não deve ser usado internamente na vagina.

Existem 3 tipos deste produto, o Gino-Canesten Puro Cuidado, que não possui perfume, o Gino-Canesten Triplo Cuidado, que contém perfume suave, e o Gino-Canesten Calm, que ajuda a aliviar a coceira e desconforto na região íntima.

Como usar: durante o banho, aplicar uma pequena quantidade do Gino-Canesten sabonete íntimo na mão e passar em toda a parte externa da vagina, limpando suavemente. Em seguida, enxaguar com água.

Composição: este sabonete contém água, laurete sulfosuccinato dissódico, cocamidopropil betaína, hietelose, ácido cítrico, benzoato de sódio, extrato de flor de camomila a gliconato de sódio.

5. Gino-Canesten Calm

O Gino-Canesten Calm é um sabonete íntimo indicado para acalmar a região íntima, por conter glicina, um composto que promove um frescor e uma sensação agradável.

Como usar: usar o sabonete Gino-Canesten Calm durante o banho, aplicando uma pequena quantidade na mão e limpar a região externa íntima (vulva). Em seguida, enxaguar bem com água.

Composição: os principais ingredientes deste sabonete são água, cocoamidopropil betaína, dietanolamina cocamida, óxido de estearamina, glicina, cloreto de ​sódio, glicerídeos de ácido ​cáprico, perfume, cumarina, hidróxido de sódio e álcool benzílico.

6. Gino-Canesten 3 dias

O Gino-Canesten 3 dias é um creme ou pomada indicado pelo médico para tratar a candidíase vaginal ou a vulvite, ou ainda a balanite.

Como usar: lavar bem as mãos antes e, em casos de candidíase vaginal, deitar de costas com as pernas dobradas e ligeiramente abertas, e introduzir cuidadosamente o aplicador com o creme no canal vaginal, empurrando o êmbolo até o fim.

Retirar o aplicador e descartá-lo, e lavar as mãos. O Gino-Canesten pomada pode ser usado 1 vez por dia, de preferência à noite, por 3 dias seguidos.

Já em casos de vulvite e balanite, deve-se aplicar uma camada fina do creme na região externa da vagina, na mulher, ou na cabeça do pênis ou pele que cobre o pênis, em homens, conforme orientação do urologista.

Composição: cada 5 g de Gino-Canesten, que corresponde a 1 aplicador cheio, contém 100 mg de clotrimazol.

7. Gino-Canesten óvulo

O Gino-Canesten óvulo, ou cápsula vaginal, é indicado para tratar a candidíase vaginal, devendo ser usado em dose única, apenas 1 dia, de preferência durante à noite, antes de dormir.

Como usar: lavar as mãos, puxar o êmbolo do aplicador e colocar o óvulo. Deitar de costas e com as pernas levemente abertas e dobradas, introduzir o aplicador na vagina e empurrar o êmbolo profundamente. Retirar o aplicador e descartar, e lavar as mãos.

Composição: cada cápsula Gino-Canesten óvulo contém 500 mg de clotrimazol, além de parafina, petrolato líquido, gelatina, glicerol, dióxido de titânio, amarelo de quinolina, amarelo crepúsculo e água purificada.

8. Gino-Canesten 1 dia

O Gino-Canesten 1 dia é Gino-Canesten na forma de comprimido ou óvulo vaginal, para ser usado em dose única, em apenas 1 aplicação, sendo indicado para o tratamento da candidíase vaginal.

Como usar: o comprimido ou o óvulo vaginal de Gino-Canesten deve ser usado aplicando profundamente na vagina, utilizando o aplicador fornecido na embalagem. 

Composição: o Gino-Canesten 1 dia, na forma de comprimido vaginal ou óvulo vaginal contém 500 mg de clotrimazol na sua composição.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados durante o tratamento com creme, pomada ou cápsula de Gino-Canesten são:

  • Não usar o Gino-Canesten na forma de pomada, comprimido ou cápsula durante a menstruação;
  • Usar absorvente externo após a aplicação, para evitar vazamentos na calcinha;
  • Não usar absorventes internos, duchas vaginais ou espermicidas durante o tratamento;
  • O tratamento deve ser mantido pelo período recomendado, mesmo que os sintomas melhorem no início;
  • Durante a gravidez, é aconselhado inserir a cápsula ou comprimido vaginal sem o uso dos aplicadores, e somente se indicado pelo obstetra;
  • O tratamento com este medicamento só deve ser repetido com a orientação do médico;
  • Se os sintomas não melhorarem em 7 dias ou se voltar em menos de 2 meses após o tratamento, deve-se consultar o ginecologista ou urologista.

É importante também evitar relação sexual vaginal durante o tratamento com o Gino-Canesten, pois a candidíase pode ser transmitida para o parceiro.

Quanto tempo leva para dissolver o Gino-Canesten comprimido?

O Gino-Canesten comprimido vaginal leva algumas horas para dissolver e esse tempo varia conforme a umidade da vagina da mulher.

Por isso, é recomendado usar esse medicamento durante à noite, para que se tenha tempo suficiente do medicamento para dissolver.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Gino-Canesten são vermelhidão, inchaço, ardência ou coceira na região genital, hemorragia, dor abdominal e dermatite de contato.

O Gino-Canesten também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, que inclui sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada ou urticária. Nesses casos, é recomendado procurar imediatamente o atendimento de urgência mais próximo.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Quem não deve usar

O Gino-Canesten não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos.

Já mulheres grávidas não devem usar durante o Gino-Canesten durante o primeiro trimestre de gravidez, e na gravidez e amamentação só deve ser usado sob a orientação do obstetra.

Além disso, o Gino-canesten também não deve ser usado por pessoas com alergia ao clotrimazol, álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro composto do medicamento.

O Gino-Canesten não é indicado para pessoas com sintomas como febre, dor abdominal ou nas costas, náusea ou com mau cheiro ou hemorragia vaginal. Nesses casos, deve-se consultar o ginecologista.

O Gino-Canesten, na forma de comprimido, cápsula ou creme, pode diminuir a eficácia dos contraceptivos de barreira, como preservativo e diafragma.

Vídeos relacionados

Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

06:24 | 2.216.167 visualizações