Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exame de frutosamina: o que é, quando é indicado e como entender o resultado

A frutosamina é um exame de sangue que permite avaliar a eficácia do tratamento em casos de diabetes, especialmente quando foram feitas alterações recentes no plano de tratamento, seja nos medicamentos utilizados ou na alteração de hábitos de vida, como dieta ou exercício, por exemplo.

Geralmente, este teste é usado para avaliar as variações dos níveis de glicose nas últimas 2 ou 3 semanas, mas só é feito quando não é possível monitorar a diabetes com o exame de hemoglobina glicada e, por isso, muitas pessoas com diabetes podem nunca precisar fazer o exame de frutosamina.

Em muitos casos, este exame também pode ser pedido durante a gravidez, para avaliar frequentemente os níveis de açúcar da grávida, já que suas necessidades vão variando ao longo da gestação.

Exame de frutosamina: o que é, quando é indicado e como entender o resultado

Quando é indicado

O exame de frutosamina para avaliar os níveis de glicose no sangue é indicado quando a pessoa tem alterações nos níveis de hemácias e hemoglobina, o que é comum em casos de anemia. Assim, não é possível que seja realizada a avaliação da glicemia através da hemoglobina glicada, uma vez que os níveis desse componente do sangue está alterado.

Além disso, o exame da frutosamina é indicado quando a pessoa apresenta sangramentos intensos, foi submetido à transfusão de sangue recente ou tem baixos níveis de ferro circulantes. Dessa forma, a realização da frutosamina ao invés da hemoglobina glicada é mais eficaz na avaliação dos níveis de glicose circulantes no corpo.

O exame de frutosamina é bastante simples, sendo apenas necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue que é enviada para o laboratório para análise, não sendo necessário qualquer tipo de preparo.

Como funciona o exame

Neste tipo de exame, é avaliada a quantidade de frutosamina no sangue, uma substância que se forma quando a glicose se liga às proteínas do sangue, como a albumina ou a hemoglobina. Assim, se existir muito açúcar no sangue, como acontece nos casos de diabetes, maior será o valor de frutosamina, já que mais proteínas do sangue estarão ligadas à glicose.

Além disso, como as proteínas do sangue têm uma vida média de apenas 20 dias, os valores avaliados refletem sempre um resumo dos níveis de açúcar no sangue das últimas 2 a 3 semanas, permitindo avaliar alterações de tratamento feitas nesse tempo.

O que significa o resultado

Os valores de referência da frutosamina em uma pessoa saudável podem variar entre 205 a 285 micromoléculas por litro de sangue. Quando esses valores surgem no resultado de alguém com diabetes, significa que o tratamento está sendo eficaz e, por isso, os valores de açúcar no sangue estão sendo bem controlados.

Assim, quando o resultado do exame está:

  • Alto: significa que a glicose não está esteve bem controlada nas últimas semanas, indicando que o tratamento não está tendo os efeitos desejados ou está demorando para apresentar resultados. Quanto maior for o resultado, pior é a eficácia do tratamento implementado.
  • Baixo: poderá significar que se está perdendo proteínas pela urina e, por isso, o médico pode pedir outros exames para confirmar o resultado.

Independentemente do resultado, o médico pode sempre pedir outros exames para identificar se as variações da glicose são devido ao tratamento ou outros problemas de saúde, como hipertireoidismo, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem