Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se pesar corretamente para saber se está emagrecendo

Para se pesar corretamente e ter um acompanhamento fiel da evolução do peso, é preciso tomar cuidados como se pesar sempre no mesmo horário e com a mesma roupa, e de preferência no mesmo dia da semana, tentando sempre manter um padrão na hora da pesagem.

O peso pode variar de acordo com a hora do dia, as refeições do dia anterior e alterações no corpo ligadas à alimentação e à produção hormonal, como retenção de líquidos e inchaço durante o período menstrual. Assim, veja a seguir todos cuidados necessários na hora de se pesar.

Como se pesar corretamente para saber se está emagrecendo

1. Usar sempre a mesma balança

Usar sempre a mesma balança vai trazer uma variação confiável do peso ao longo dos dias, não importando a marca ou modelo da balança utilizada. A melhor opção é ter uma balança em casa, de preferência digital, e evitar guardá-la no banheiro devido à umidade, que pode causar alterações no funcionamento adequado do aparelho.

Na hora de se pesar, deve-se sempre colocar a balança sobre uma superfície fixa e nivelada, sem tapetes embaixo. Outra dica é sempre estar atento à bateria ou pilhas da balança, e pesar 1 ou 2 kg de arroz ou outro objeto de peso conhecido para verificar a calibragem do aparelho.

2. Se pesar em jejum

A melhor hora para se pesar é logo depois de acordar, pois assim é fácil manter o padrão de um bom jejum, evitando as alterações no organismo causadas pelo processo de digestão. Além disso, antes de se pesar logo cedo deve-se ir ao banheiro para esvaziar a bexiga e o intestino, e assim voltar sem nada na barriga para ter um resultado fiel na balança.

Como se pesar corretamente para saber se está emagrecendo

3. Pelado é a melhor opção

Se pesar pelado é a melhor opção porque assim é fácil descontar as alterações do peso das roupas, e por isso também ter uma balança simples em casa facilita o processo. No entanto, caso seja preciso se pesar em farmácias no na academia, deve-se sempre utilizar as mesmas roupas, para que a variação de peso seja apenas a do próprio corpo.

4. Evitar excessos no dia anterior

Evitar excessos de comida, especialmente as ricas em sal e açúcar, e de bebidas alcoólicas no dia anterior à pesagem é importante para evitar retenção de líquidos, o que pode alterar bastante o resultado da pesagem.

Assim, é importante evitar consumir alimentos como sushi, pizza, fast food e doces no dia anterior à pesagem, além também evitar ficar sem comer ou tomar muitos chás diuréticos para influenciar no peso no dia seguinte. Mantenha seu ritmo normal, pois fazer esse tipo de prática não vai mostrar sua real evolução.

5. Não se pesar no período menstrual

Para as mulheres, é importante evitar se pesar nos 5 dias que antecedem o período menstrual e durante os dias da menstruação, pois as alterações hormonais que ocorrem nesse período normalmente provocam inchaço e retenção de líquidos, não permitindo um resultado fiel da balança.

Assim, durante esse período a recomendação é ter paciência e manter os cuidados com alimentação e atividade física, deixando para conferir o peso quando tudo tiver passado.

Como se pesar corretamente para saber se está emagrecendo

Qual a frequência ideal para se pesar

O ideal é se pesar apenas 1 vez por semana, escolhendo sempre o mesmo dia da semana para fazer a pesagem, seguindo as recomendações citada acima. Além disso, deve-se evitar se pesar na segunda-feira, pois ela reflete os excessos que normalmente ocorre no fim de semana, não trazendo um resultado fiel da variação do peso. 

Ter paciência e evitar se pesar todos os dias é importante para evitar excesso de ansiedade e incentivos à praticar alterações bruscas na alimentação para ter um melhor resultado no dia seguinte, como tomar muitos chás diuréticos ou ficar totalmente sem comer. De um dia para o outro, e até em um mesmo dia, é normal o peso variar cerca de 1 kg, então manter um padrão de pesagem semanal é a melhor escolha.

O peso da balança não diz tudo

Por fim, é importante lembrar que o peso da balança não diz tudo, especialmente quando se faz uma dieta orientada por um nutricionista e quando se pratica atividade física regularmente. Isso acontece porque ao longo do processo pode haver ganhos de massa muscular e hidratação corporal, o que faz o peso aumentar ou baixar menos do que o desejado, mas ainda assim haver perda de gordura.

Por isso, uma boa opção é realizar pelo menos uma vez por mês um acompanhamento com nutricionista ou uma pesagem com balanças de bioimpedância, que dão a composição corporal com dados da quantidade de massa muscular e de gordura total. Saiba como funciona a bioimpedância nesse nosso vídeo:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...