Ferripolimaltose é um remédio indicado para anemias por deficiência de ferro causadas por má absorção desse mineral, gravidez, amamentação ou hemorragias, por exemplo.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, comprimidos revestidos ou mastigáveis e xarope, com os nomes comerciais Dexfer, Myrafer, Ferro ou Endofer.
Leia também: 16 sintomas que podem indicar falta de ferro no sangue tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-ferroA ferripolimaltose deve ser usada somente com indicação do hematologista, pediatra ou clínico geral, pois as doses variam caso a pessoa apresente ou não sintomas de anemia por deficiência de ferro.
Para que serve
A ferripolimaltose é indicada para o tratamento da anemia ferropriva causada por:
- Alimentação pobre em ferro;
- Subnutrição;
- Má absorção do ferro pelos intestinos;
- Gravidez ou amamentação;
- Hemorragias agudas ou crônicas.
Esse remédio repõe o ferro no organismo que é um mineral essencial para a formação de hemoglobina, que transporta o oxigênio para os tecidos. Entenda melhor o que é a anemia ferropriva e suas causas.
Qual a diferença do sulfato ferroso para ferripolimaltose?
Tanto o sulfato ferroso como a ferripolimaltose são remédios indicados para anemia por deficiência de ferro, pois fornecem esse mineral ao organismo.
No entanto, o sulfato ferroso é um sal ferroso, absorvido pelo intestino, porém pode sofrer oxidação, além de ter uma menor absorção quando tomado com alimentos.
Já a ferripolimaltose é um complexo de ferro polimaltosado, sendo melhor absorvida e utilizada pelo corpo, pois não sofre oxidação, além de não interagir com alimentos, podendo ser tomada durante ou após uma refeição.
Leia também: Sulfato ferroso: para que serve, como tomar e posologia tuasaude.com/sulfato-ferrosoComo tomar
A ferripolimaltose deve ser tomada por via oral, durante ou imediatamente após uma refeição.
O comprimido revestido deve ser tomado inteiro, sem partir ou mastigar, junto com um copo de água. Já os comprimidos mastigáveis devem ser mastigados e engolidos.
No caso do xarope, deve-se medir a dose com o copo dosador fornecido na embalagem.
Posologia da ferripolimaltose
A posologia da ferripolimaltose varia com sua apresentação e idade, que inclui:
1. Ferripolimaltose 100 mg
O comprimido revestido ou mastigável de ferripolimaltose 100 mg (Dexfer ou Myrafer) fornece ao organismo 100 mg de ferro elementar.
A posologia da ferripolimaltose 100 mg para adultos ou crianças com mais de 12 anos é:
No caso de mulheres grávidas, a dose recomendada é de 2 comprimidos de ferripolimaltose 100 mg por dia, para anemia ferropriva com sintomas.
No caso de anemia ferropriva na gravidez sem sintomas, a dose recomendada é de 1 comprimido por dia.
2. Ferripolimaltose 400 mg
O comprimido revestido de ferripolimaltose 400 mg (Dexfer) também fornece 100 mg de ferro elementar, sendo indicado para adultos ou crianças com mais de 12 anos.
A posologia da ferripolimaltose 400 mg é de 1 a 2 comprimidos revestidos por dia, para o tratamento da anemia ferropriva com sintomas e de 1 comprimido revestido por dia para anemia ferropriva sem sintomas.
Para mulheres grávidas, a dose recomendada é de 2 comprimidos revestidos por dia, para anemia ferropriva com sintomas e 1 comprimido por dia na ausência de sintomas.
O tempo de tratamento deve ser indicado pelo hematologista.
Leia também: 19 alimentos para anemia (e quais evitar) tuasaude.com/alimentos-para-anemia3. Ferripolimaltose 50 mg/mL
A ferripolimaltose 50 mg/mL (Dexfer ou Ferro) e a ferripolimaltose 167 mg/mL (Endofer) são uma solução em gotas para uso adulto e pediátrico, sendo que cada 1 mL dessas soluções em gotas fornece 50 mg de ferro elementar.
As doses recomendadas são:
As doses da ferripolimaltose gotas devem sempre ser indicadas pelo médico.
Da mesma forma, o tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico pois pode variar caso a pessoa apresente ou não sintomas da anemia ferropriva.
4. Ferripolimaltose 100 mg/mL
A ferripolimaltose 100 mg/mL também é uma solução em gotas para uso adulto e pediátrico, que fornece 100 mg de ferro elementar par acada 1 mL da solução.
As doses recomendadas são:
As doses da ferripolimaltose gotas devem sempre ser indicadas pelo médico.
Da mesma forma, o tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico pois pode variar caso a pessoa apresente ou não sintomas da anemia ferropriva.
Leia também: Anemia na gravidez: sintomas e tratamento tuasaude.com/anemia-na-gravidez6. Ferripolimaltose 10 mg /mL
A ferripolimaltose 10 mg/mL (Myrafer) é um xarope indicado para crianças com mais de 1 ano ou adultos, sendo que cada 1 mL da solução fornece 100 mg de ferro elementar.
As doses recomendadas para anemia ferropriva com sintomas são:
- Crianças de 1 a 12 anos (com mais de 12 kg): até 6 mL do xarope por dia, conforme orientação do pediatra;
- Crianças com mais de 12 anos, adultos e lactantes: 10 a 20 mL do xarope por dia, de acordo com indicação médica;
- Mulheres grávidas: 20 mL do xarope ou conforme indicação do obstetra.
No caso da anemia ferropriva sem sintomas, as doses devem ser ajustadas pelo médico.
5. Ferripolimaltose 333 mg
A ferripolimaltose 333 mg (Endofer) é m comprimido mastigável que fornece 100 mg de ferro elementar.
A posologia recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é:
No caso de mulheres grávidas, a dose recomendada é de 1 comprimido de 2 a 3 vezes por dia, para anemia ferropriva com sintomas.
Para grávidas sem sintomas de anemia ferropriva, a dose recomendada é de 1 comprimido, 1 vez por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da ferripolimaltose são fezes escuras ou pretas, diarreia, náuseas, vômitos, má digestão, barriga inchada ou dor abdominal.
Embora seja menos comum também podem surgir gastrite, vermelhidão ou bolhas na pele, coceira, urticária ou dor de cabeça.
Quem não deve usar
A ferripolimaltose não deve ser usada por pessoas que tenham alergia ao ferro polimaltosado ou qualquer outro componente da fórmula.
Além disso, esse remédio é contraindicado para pessoas com anemias que não sejam causadas pela deficiência de ferro. Conheça todos os tipos de anemia.
A ferripolimaltose também não deve ser usada por pessoas com doenças agudas do fígado ou condições que afetam a absorção de ferro, como diarreia crônica ou colite ulcerativa, por exemplo.