Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fedegoso: para que serve e como fazer o chá

Atualizado em Julho 2019

O fedegoso, também conhecida como café negro ou folha do pajé, é uma planta medicinal que possui ação laxante, diurética e anti-inflamatória, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais e complicações menstruais, por exemplo.

O nome científico do fedegoso é Cassia occidentalis L. e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Fedegoso: para que serve e como fazer o chá

Para que serve o fedegoso

O fedegoso possui ação diurética, laxante, antimicrobiana, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, depurativa, anti-hepatotóxica, imunoestimulante e vermífugo, podendo ser usada para:

  • Diminuir a febre;
  • Auxiliar no tratamento de complicações menstruais, como dismenorreia;
  • Ajudar no tratamento da anemia;
  • Melhorar a saúde do fígado e prevenir a ocorrência de doenças hepáticas;
  • Aliviar dores de cabeça;
  • Auxiliar no tratamento de infecções, principalmente urinárias.

Além disso, o fedegoso pode auxiliar no tratamento de problemas intestinais, como má digestão, prisão de ventre e verminoses.

Chá de Fedegoso

As cascas, folhas, raízes e sementes do fedegoso podem ser utilizadas, no entanto as sementes podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em quantidades excessivas. Uma forma de consumir o fedegoso é através do chá:

Ingredientes

  • 10 g do pó de fedegoso;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Para faze ro chá par afins terapêuticos, basta adicionar o pó de fedegoso em 500 mL de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do fedegoso normalmente estão relacionados com o consumo excessivo e com o uso das sementes, o que pode provocar reações tóxicas no organismo. Por isso, é importante que o uso de fedegoso seja feito sob orientação do fitoterapeuta ou do clínico geral.

O fedegoso não é indicado para gestantes, uma vez que pode provocar contrações uterinas, e nem para pessoas que possuem pressão baixa, já que o fedegoso pode apresentar atividade hipotensora.


Bibliografia

  • HERBAL SECRETS OF THE RAINFOREST. Technical Data Report for Fedegoso (Cassia occidentalis). 2003. Link: <www.rain-tree.com>. Acesso em 02 Jul 2019
  • ERVANARIUM. Fedegoso. Link: <ervanarium.com.br>. Acesso em 02 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem