Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que causa e como tratar a acne nas costas

As espinhas nas costas são um problema de pele comum nos jovens, mas que também pode surgir em adultos com predisposição ou durante a gravidez ou na menstruação, pois nestas fases verificam-se alterações hormonais que podem levar ao aumento e acúmulo da oleosidade da pele.

Além disso, o surgimento das espinhas também é estimulado pelo uso de produtos que aumentam a obstrução dos poros, como cremes e cosméticos oleosos, por exemplo, além do consumo excessivo de doces, frituras e bebidas gaseificadas, pois também aumentam a inflamação, e devem ser evitados. Conheça mais outras principais causas de espinhas.

Para tratar as espinhas nas costas, é importante ir ao dermatologista, que irá avaliar a pele, e prescrever produtos, como loções à base de peróxido de benzoíla ou ácido acetilsalicílico, por exemplo, sendo que também é importante ter algumas atitudes em casa como fazer uma esfoliação leve 2 vezes por semana, e ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

O que causa e como tratar a acne nas costas

Remédios mais utilizados

O tratamento para acne nas costas deve ser feito, preferencialmente, com o uso de produtos tópicos, à base de loções ou cremes com substâncias que secam e previnem as espinhas, orientados pelo dermatologista. Algumas opções são:

  • Sabonetes anti-acne, à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou enxofre, por exemplo, ajudam a controlar e combater o surgimento de espinhas;
  • Loções tônicas para a limpeza da pele, usados diariamente para diminuir a oleosidade e prevenir espinhas;
  • Cremes e pomadas com maiores concentrações de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido retinóico, adapaleno ou Isotretinoína, por exemplo, tratam a maior parte dos casos;
  • Antibióticos de uso tópico ou comprimido, para casos mais graves e resistentes às opções anteriores, prescrito pelo médico;
  • Isotretinoína, conhecida como Roacutan, é prescrito pelo dermatologista em casos de acne muito inflamada e intensa.

Além dos medicamentos, também existem técnicas de radiofrequência, fototerapia com luzes especiais, laser e luz pulsada, por exemplo, que tratam as espinhas. Saiba mais detalhes sobre estas e outras opções de tratamento para espinhas.

Opções de tratamento caseiro

Para tratar as espinhas nas costas pode-se:

  • Fazer uma esfoliação nas costas 2 vezes por semana, com esponja vegetal ou produto esfoliante. Confira uma prática receita de esfoliante caseiro;
  • Beber pelo menos 1,5L água para manter a pele hidratada;
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, além de produtos indutrializados, como enlatados e embutidos, bebidas com gás ou álcool;
  • Passar um hidratante diariamente para peles acneicas oil free;
  • Preferir protetor solar oil free, quando se expor ao sol;
  • Evitar espremer as espinhas, pois pode infecionar a pele e agravar o problema.

A exposição ao sol ajuda a secar a pele e, por isso, diminui a quantidade de espinhas, no entanto, deve-se evitar a exposição exagerada e os horários de luz mais intensa, entre as 10h e 16h, pois a produção de suor aumenta a oleosidade da pele, o que pode acabar piorando o problema.

Veja este vídeo com mais algumas dicas naturais e de alimentação saudável para ajudar no tratamento das espinhas:

Espinhas nas costas na gravidez

As espinhas durante a gravidez podem surgir devido às alterações hormonais, pois ocorre o aumento de hormônios como a progesterona, que aumenta a oleosidade da pele e tapa os poros, facilitando o desenvolvimento da acne no rosto, seios ou costas.

Quando surgem, as espinhas são mais frequentes nas primeiras semanas, quando o corpo sente as alterações hormonais. Nestes casos, é orientado consultar-se com um dermatologista para fazer o tratamento mais adequado, já que a grávida não pode tomar qualquer tipo de remédio. Saiba melhor como tratar as espinhas na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...