Os eritrócitos são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o corpo, equilibrar o pH e transportar o gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.
Os valores normais dos eritrócitos, também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos, nos homens é em média de 5 milhões/µL, e na mulher o valor de referência é em média de 4,3 milhões/µL.
Leia também: Hemácias: o que são, quantidade normal (e porque estão altas ou baixas) tuasaude.com/hemaciasOs eritrócitos podem estar altos em condições como policitemia Vera, desidratação, doenças cardíacas e apneia do sono, por exemplo. Já os eritrócitos baixos podem indicar alguns problemas como anemia, desnutrição, gravidez ou insuficiência renal.
Função dos eritrócitos
As funções dos eritrócitos são:
- Transportar o oxigênio dos pulmões para o corpo;
- Ajudar a equilibrar o pH do sangue;
- Transportar o gás carbônico dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões.
Os eritrócitos possuem hemoglobina, uma proteína que é rica em ferro e que é responsável por transportar o oxigênio dentro das hemácias.
Eritrócitos altos o que significa
Os eritrócitos são considerados altos quando os valores no exame de sangue estão acima de 5,5 milhões/µL, no homem, e 4,8 milhões/µL, nas mulheres. Esta situação é chamada de policitemia ou eritrocitose.
Os eritrócitos altos podem significar condições como policitemia Vera, desidratação, doenças cardíacas ou pulmonares, apneia do sono e uso de anabolizantes, por exemplo.
Além disso, pessoas que vivem em altitudes elevadas também podem apresentar valores de eritrócitos altos.
Leia também: Eritrócitos altos: o que significa e o que fazer tuasaude.com/eritrocitos-altosEritrócitos baixos
Os eritrócitos baixos no hemograma são caracterizados quando os valores estão abaixo de 4,5 milhões/µL, nos homens, e 3,8 milhões/µL, nas mulheres.
Algumas condições que podem baixar os eritrócitos são:
- Anemia
- Leucemia;
- Desnutrição;
- Mieloma múltiplo;
- Insuficiência renal;
- Perda de sangue, devido a lesões ou outros problemas.
Além disso, o transtorno por uso de álcool e a gravidez também podem estar relacionados com os eritrócitos altos.
Eritrócitos na urina
Os eritrócitos na urina é chamado de hematúria, que pode estar relacionado com problemas como infecção urinária, pedras nos rins, bexiga ou uretra e aumento da próstata.
Além disso, os eritrócitos altos na urina também podem surgir durante a menstruação das mulheres, tabagismo e uso de remédios como anticoagulantes, anti-inflamatórios não esteroides e alguns antibióticos.
Leia também: Hemácias na urina: o que significa e tratamento tuasaude.com/hemacias-altas-na-urinaValor de referência dos eritrócitos
O valor normal de referência dos eritrócitos no exame de sangue é entre 4,5 e 5,5 milhões/µL, no homem, e de 3,8 a 4,8 milhões/µL, na mulher.
Calculadora do hemograma
Para avaliar se os níveis de eritrócitos estão normais, insira os dados do resultado do seu hemograma na calculadora a seguir:
Esta calculadora é uma ferramenta de orientação, não devendo ser usada como diagnóstico ou a consulta com o clínico geral.