Equipe multiprofissional da saúde: o que é e importância da equipe

abril 2022

A equipe multiprofissional de saúde é formada por um grupo de profissionais de saúde que trabalham em conjunto com o objetivo de promover a recuperação mais rápida e efetiva do paciente.

A equipe multiprofissional pode ser constituída por diferentes profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo, podendo a formação da equipe variar de acordo com o objetivo a ser alcançado.

É fundamental que a equipe multiprofissional trabalhe em conjunto e sempre se comunicando, pois assim é possível promover a qualidade de vida do paciente.

Importância da equipe multiprofissional

A equipe multiprofissional é fundamental para o acompanhamento do paciente e para garantir a sua recuperação total, já que as ações são tomadas de acordo com a necessidade de cada paciente.

Através de uma equipe multiprofissional é possível ter várias pessoas olhando para o mesmo quadro clínico, o que dá origem a mais discussões e, consequentemente, uma melhor avaliação do paciente, o que pode ter como resultado uma melhor abordagem terapêutica e menor tempo de internamento, por exemplo.

Quem faz parte da equipe

A equipe multiprofissional é composta por um conjunto de profissionais de diversas áreas, que atuam de forma coordenada e com comunicação efetiva, com o objetivo de promover a qualidade de vida do paciente. Assim, a equipe multiprofissional pode ser constituída por:

  • Médicos, de diferentes especialidades dependendo do quadro clínico do paciente;
  • Enfermeiros;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas, de diferentes especialidades;
  • Farmacêuticos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Terapeuta ocupacional;
  • Psicólogos.

A composição da equipe multidisciplinar pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, podendo incluir mais ou menos profissionais de determinadas áreas da saúde

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em abril de 2022.

Bibliografia

  • PEDUZZI, Marina. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública. Vol 35. 1 ed; 103-109,
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.