O energético é uma bebida que estimula o sistema nervoso central, diminuindo o cansaço e melhorando o estado de alerta e o desempenho físico, sendo popular entre quem pratica exercícios físicos ou busca mais energia no dia a dia.
Isso acontece porque essa bebida contém altas doses de cafeína e taurina, substâncias que têm ação estimulante e ergogênica. Além disso, alguns energéticos também incluem outros estimulantes, como guaraná e ginseng.
Quando consumido com moderação, o energético geralmente não faz mal, mas em excesso ou uso frequente pode causar insônia, dor de cabeça, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos acelerados e convulsões.
Conheça melhor sobre o energético assistindo ao vídeo a seguir:
ENERGÉTICO faz mal? Riscos da CAFEÍNA em excesso explicados
10:30 | 2.362 visualizaçõesO energético faz mal?
O consumo em excesso ou frequente do energético pode fazer mal, levando a:
- Insônia;
- Aumento da pressão arterial;
- Desidratação;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Ansiedade e irritabilidade;
- Náusea ou desconforto digestivo;
- Dor de cabeça.
Em situações graves, o consumo excessivo de energéticos pode causar convulsões ou até parada cardíaca, já que o excesso de estimulantes sobrecarrega o sistema nervoso e o coração, comprometendo seu funcionamento normal.
Além disso, muitos energéticos são ricos em açúcar, o que pode favorecer o ganho de peso e o aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e gota. Conheça todos os malefícios do açúcar para a saúde.
Energético faz mal para o coração?
O energético pode fazer mal para o coração, especialmente quando consumido em excesso ou com frequência, já que a alta quantidade de estimulantes pode aumentar os batimentos cardíacos, elevar a pressão arterial e causar arritmias.
Em casos graves, esse efeito sobre o coração pode levar a complicações, como insuficiência cardíaca ou parada cardíaca.
Mesmo pessoas saudáveis devem ter cuidado com doses elevadas de energéticos, e quem já possui problemas cardíacos precisa ter atenção redobrada, pois até doses moderadas podem agravar arritmias, hipertensão ou insuficiência cardíaca.
Energético faz mal na gravidez?
O energético não é recomendado na gravidez, por ser uma bebida com altas quantidade de cafeína.
Isso porque o consumo de mais de 200mg de cafeína por dia pode diminuir o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes pela placenta, atrapalhando o desenvolvimento do bebê ou ainda causando o aborto.
Além disso, o organismo da mulher durante a gravidez leva mais tempo para digerir a cafeína e, por isso, o consumo de energético pode causar algumas alterações, como má digestão, insônia, tontura ou enjoos.
Bebida alcoólica com energético faz mal?
Misturar bebida alcoólica com energético pode fazer mal. A cafeína presente no energético age como estimulante, mascarando os efeitos do álcool, o que pode levar a uma percepção reduzida de embriaguez.
Isso faz com que a pessoa consuma mais álcool do que o normal, aumentando o risco de intoxicação, desidratação, arritmias cardíacas, acidentes e outros problemas de saúde.
Além disso, a combinação sobrecarrega o coração e o sistema nervoso, tornando os efeitos colaterais mais perigosos do que quando as bebidas são consumidas separadamente.
Quantidade recomendada
Não existe uma quantidade de energético considerada totalmente segura, pois a concentração de cafeína e outros ingredientes varia bastante entre as marcas.
Para adultos saudáveis, o consumo máximo de cafeína recomendado é de cerca de 400 mg por dia, podendo uma lata de energético representar metade ou mais desse limite.
Além disso, se forem consumidos outros produtos com cafeína ao longo do dia, como café ou chá, esse limite pode ser facilmente ultrapassado. Confira para que serve a cafeína e a quantidade recomendada por dia.
Assim, é importante sempre verificar a quantidade de cafeína presente na porção de cada energético, observando o rótulo nutricional.
Quem não deve consumir
O energético não é indicado para crianças e adolescentes, pois essa bebida pode prejudicar o desenvolvimento no sistema nervoso e cardiovascular infantil, além de mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Além disso, pessoas com alergia a algum ingrediente da bebida ou com condições como insônia, ansiedade, zumbido, labirintite, refluxo, úlceras, gastrite ou problemas renais devem evitar o consumo.
Opções de energéticos naturais
Alguns energéticos naturais e que ajudam a melhorar a disposição são:
- Café;
- Chá verde;
- Guaraná;
- Cacau.
Além disso, a maca peruana é uma raiz que tem ação estimulante, sendo uma ótima opção para melhorar a concentração, a energia e a disposição. Conheça mais alimentos que dão energia e melhoram a disposição.
Leia também: Energético natural: 6 receitas deliciosas para treinar (e como preparar) tuasaude.com/energetico-natural