Energético faz mal? quantidade recomenda e efeitos colaterais

Evidência científica

O energético é uma bebida que estimula o sistema nervoso central, diminuindo o cansaço e melhorando o estado de alerta e o desempenho físico, sendo muito consumido por pessoas que praticam atividades físicas ou precisam de mais energia no dia a dia.

Isso acontece porque o energético normalmente contém altas quantidades de cafeínataurina, substâncias que têm ação estimulante e ergogênica. Além disso, alguns energéticos também contêm outros ingredientes estimulantes, como guaraná e ginseng.

Quando consumido com moderação, o energético geralmente não faz mal. No entanto, quando consumido com frequência ou em grandes quantidades, o energético pode causar insônia, dor de cabeça, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, e convulsão.

Conheça melhor sobre o energético assistindo ao vídeo a seguir:

ENERGÉTICO faz mal? Riscos da CAFEÍNA em excesso explicados

10:30 | 1.994 visualizações

O energético faz mal?

O consumo exagerado e frequente do energético pode fazer mal, causando os seguintes problemas:

  • Insônia;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Desidratação;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Ansiedade;
  • Dor de cabeça;
  • Convulsão;
  • Parada cardíaca.

Muitos energéticos são ricos em açúcar, o que pode favorecer o ganho de peso corporal e o aumento do risco do desenvolvimento da diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e gota. Conheça todos os malefícios o açúcar para a saúde.

Além disso, a ingestão de energético com bebidas alcoólicas também pode aumentar a ingestão de álcool. Isso acontece porque o energético aumenta o estado de alerta, disfarçando os sinais de embriaguez e levando a pessoa a acreditar que pode consumir mais bebidas alcoólicas.

Energético faz mal para grávida?

O energético não é recomendado para mulheres grávidas, por ser uma bebida com altas quantidade de cafeína.

Isso porque o consumo de mais de 200mg de cafeína por dia pode diminuir o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes pela placenta, atrapalhando o desenvolvimento do bebê ou ainda causando o aborto.

Além disso, o organismo da mulher durante a gravidez leva mais tempo para digerir a cafeína e, por isso, o consumo de energético pode causar algumas alterações, como má digestão, insônia, tontura ou enjoos.

Quantidade recomendada

Não existem uma quantidade recomendada de energético, pois a quantidade de cafeína e outros ingredientes contendo cafeína, podem variar entre as diferentes marcas de bebidas energéticas.

Alguns energéticos podem conter até 500 mg de cafeína em uma lata de 473 ml, já outros podem conter 400 mg de cafeína a cada 1 litro de energético. Assim, é importante sempre verificar a quantidade de cafeína presente na porção de cada energético, observando o rótulo nutricional. Confira a quantidade de cafeína recomendada por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Por conter cafeína e taurina, o consumo excessivo de energético pode causar efeitos colaterais como insônia, desidratação, ansiedade, dor no estômago, diarreia, convulsões, vômitos, aumento dos batimentos do coração, dificuldade para respirar, tremores e, em alguns casos, óbito.

Quem não deve consumir

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, o energético não é indicado para crianças e adolescentes, pois essa bebida pode prejudicar o desenvolvimento no sistema nervoso e cardiovascular infantil.

Além disso, o energético também deve ser evitado por pessoas com alergia a alguns dos ingredientes do energético, mulheres grávidas ou em período de amamentação, e por pessoas com insônia, ansiedade, zumbido, labirintite, refluxo, úlceras, gastrite ou problemas renais.

Opções de energéticos naturais

Alguns energéticos naturais e que ajudam a melhorar a disposição são:

  • Café;
  • Chá verde;
  • Guaraná;
  • Cacau.

Além disso, a maca peruana é uma raiz que tem ação estimulante, sendo uma ótima opção para melhorar a concentração, a energia e a disposição. Conheça mais alimentos que dão energia e melhoram a disposição.

Leia também: Energético natural: 6 receitas deliciosas para treinar (e como preparar) tuasaude.com/energetico-natural

Vídeos relacionados

Os poderosos benefícios da MACA PERUANA

10:50 | 579.886 visualizações

ENERGÉTICO faz mal? Riscos da CAFEÍNA em excesso explicados

10:30 | 1.994 visualizações

BEBIDAS que parecem saudáveis, mas NÃO SÃO

07:02 | 3.673 visualizações