Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Elixir paregórico: Para que serve e como tomar

A tintura de Papaver Somniferum Canforada é um medicamento fitoterápico conhecido como Elixir Paregórico, muito utilizado pelo seu efeito antiespasmódico e analgésico para cólicas abdominais provocadas pelo excesso de gases intestinais, por exemplo. 

Este remédio é fabricado a partir da papoula, com o nome científico Papaver Somniferum L., pelo laboratório Catarinense e pode ser comprada em farmácias convencionais, por um preço entre 14 e 25 reais, apenas mediante a apresentação de receita médica. 

Este elixir contém 0,5mg de morfina e outras substâncias como ácido benzoico, cânfora, essência de anis, álcool etílico e água de osmose reversa. 

Elixir paregórico: Para que serve e como tomar

Para que serve

O Elixir paregórico é um antiespasmódico que está indicado para combater os gases intestinais, dores de estômago e cólicas intestinais.

Como tomar 

O modo de uso do Elixir paregórico consiste na ingestão de 40 gotas diluídas em um copo de água, 3 vezes por dia, após as refeições. Pode-se aumentar a quantidade de tomadas, desde que não se excedam as 160 gotas diárias.

Não se deve tomar este elixir se ele apresentar características diferentes da original. Ele deve ter uma cor acastanhada clara e odor característico de anis e cânfora. Seu sabor é picante e alcoólico e no final tem um sabor de anis.

Possíveis Efeitos Colaterais 

Os principais efeitos colaterais do Elixir paregórico incluem prisão de ventre, dores de cabeça, sonolência e aumento dos gases intestinais.

Quando não tomar 

O Elixir paregórico está contraindicado para crianças com menos de 12 anos, grávidas e mulheres em fase de amamentação, assim como para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Também não deve ser consumido em caso de diarreia aguda, nem por pessoas que usam outros medicamentos como os inibidores da monoaminoxidase e antidepressivos tricíclicos, as anfetaminas e fenotiazina, porque podem aumentar os efeitos depressores destes medicamentos. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar