Elixir paregórico: para que serve, como tomar e posologia

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar e posologia
  3. Efeitos colaterais 
  4. Contra-indicações

O Elixir Paregórico é um fitoterápico indicado para cólicas abdominais provocadas pelo excesso de gases intestinais, pois possui tintura de Papaver Somniferum Canforada na sua composição, com feito antiespasmódico e analgésico. 

Este fitoterápico é fabricado a partir da papoula, com o nome científico Papaver Somniferum L., e pode ser comprada em farmácias convencionais, apenas mediante a apresentação de receita médica. 

O Elixir Paregórico contém 0,5mg de morfina e outras substâncias como ácido benzoico, cânfora, essência de anis e álcool etílico na sua fórmula, e deve ser usado somente com indicação médica. 

Para que serve

O Elixir paregórico é indicado para combater os gases intestinais, dores de estômago e cólicas intestinais, pois possui ação antiespasmódico e analgésica, reduzindo a dor e as contrações dos músculos gastrointestinais.

Como tomar e posologia

O Elixir Paregórico deve ser tomado por via oral, somente por adultos ou crianças com mais de 12 anos, sendo que a dose normalmente recomendada é de 40 gotas diluídas em um copo de água, 3 vezes por dia, após as refeições. Pode-se aumentar a quantidade de tomadas, desde que não se excedam as 160 gotas por dia, divididas em, no mínimo, 4 doses.

Não se deve tomar este elixir se ele apresentar características diferentes da original. Ele deve ter uma cor acastanhada clara e odor característico de anis e cânfora. Seu sabor é picante e alcoólico e no final tem um sabor de anis.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Elixir Paregórico são prisão de ventre, dores de cabeça, sonolência e aumento dos gases intestinais.

Quando não usar 

O Elixir Paregórico não deve ser usado por bebês, crianças com menos de 12 anos, grávidas e mulheres em fase de amamentação, assim como por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Esse fitoterápico também não deve ser consumido em caso de diarreia aguda, nem por pessoas que usam outros medicamentos como os inibidores da monoaminoxidase (IMAO) e antidepressivos tricíclicos, as anfetaminas e fenotiazina, porque podem aumentar os efeitos depressores destes medicamentos. 

Além disso, por conter álcool, o uso do Elixir Paregórico não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • LABORATORIO CATARINENSE. Elixir Paregórico. 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/pro/Bula-Elixir-Paregorico-Profissional-Consulta-Remedios.pdf>. Acesso em 26 ago 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como não ter GASES PODRES e Como TRATAR REFLUXO!

    04:58 | 249527 visualizações