Elixir de inhame: para que serve, como tomar (e como preparar em casa)

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

O elixir de inhame é um fitoterápico indicado para desintoxicar o corpo, diminuir o colesterol ruim e reduzir a inflamação associada à doenças como síndrome do intestino irritável ou úlcera estomacal, por exemplo, por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Além disso, por conter diosgenina na sua composição, uma substância que ajuda a controlar os hormônios femininos, o elixir de inhame pode ser usado para aliviar os sintomas da menopausa, sendo também utilizado popularmente para tratamento da infertilidade, pois ajuda a aumentar os níveis de estrogênio no corpo.

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, em 2006 a ANVISA proibiu a venda do elixir de inhame por conter álcool na sua fórmula, o que pode causar dependência, e por isso, algumas indústrias desenvolveram o elixir de inhame sem álcool que pode ser encontrado em farmácias ou drogarias.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do elixir de inhame são:

  • Limpar o sangue, eliminando toxinas através do suor ou da urina;
  • Ajudar no tratamento da acne ou espinhas;
  • Melhorar a qualidade da pele;
  • Manter a saúde dos olhos;
  • Aumentar a energia e a disposição;
  • Auxiliar no controle do colesterol alto;
  • Melhorar a memória e a função do cérebro;
  • Reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável ou de úlcera no estômago;
  • Aliviar os sintomas da menopausa e a cólica menstrual;
  • Melhorar o rendimento e a recuperação do músculo após o exercício físico;
  • Reduzir a dor nas articulações causadas por reumatismo, artrose ou artrite.

O elixir de inhame é feito utilizando o extrato do inhame e possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, antiespasmódicas, analgésicas e reguladora de hormônios feminino, que lhe conferem benefícios para a saúde. Veja outros benefícios do inhame.

É importante ressaltar que o elixir de inhame pode auxiliar no tratamento das doenças e não substitui o tratamento médico convencional, além de não ter sua eficácia comprovada por estudos científicos.

Elixir de inhame para engravidar

Algumas mulheres utilizam o elixir de inhame para estimular a gravidez, já que o elixir é rico em diosgenina e vitamina B6, que pode atuar regulando os níveis de estrógeno e progesterona.

Desta forma, esse elixir pode favorecer a ovulação e aumentar a quantidade e a qualidade do muco cervical, que é importante para proteger o esperma do ambiente ácido da vagina e ajudar o espermatozoide a alcançar o útero durante o período fértil.

No entanto, a relação entre o uso do elixir de inhame e a gravidez ainda não é cientificamente comprovada, por isso, é recomendado consultar o ginecologista caso a mulher tenha dificuldade para engravidar para iniciar o tratamento mais adequado e aumentar as chances de uma gravidez. Veja algumas formas naturais para aumentar as chances de engravidar

Como tomar

A forma de uso do elixir de inhame é por via oral, sendo recomendado para adultos consumir 1 colher (de sopa) ou 10 mL, de 2 a 3 vezes por dia.

O uso do elixir de inhame não deve ser feito por mais de 3 meses e deve sempre ser acompanhado e orientado pelo médico para evitar o surgimento de efeitos colaterais.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com elixir de inhame são náuseas, dor de estômago ou aumento do peso corporal. 

Quando utilizada em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar náuseas e vômitos.

Quem não deve usar

O elixir de inhame não deve ser usado por crianças com menos de 14 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. 

Esse elixir também não deve ser usado por mulheres com câncer de mama, de útero ou de ovário, endometriose, fibrose uterina ou que utilizam pílulas anticoncepcionais orais, pois devido à ação do elixir de inhame nos hormônios femininos, pode reduzir a eficácia do anticoncepcional ou interferir no tratamento do câncer.

Além disso, o elixir de inhame que contém álcool na sua fórmula, não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram. 

Como preparar elixir de inhame caseiro

O elixir de inhame pode ser preparado em casa, com ingredientes naturais, e deve ser armazenado em geladeira por até 1 semana.

Ingredientes

  • 2 inhames médios;
  • 1 cenoura média;
  • Suco de 1 laranja;
  • 3 colheres de sopa de salsa fresca;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo

Lavar os inhames e a cenoura, retirar a casca e guardá-las para utilizar no preparo do elixir. Colocar a casca de cenoura e o suco de laranja em uma panela, deixando ferver por 3 a 5 minutos. Acrescentar a água, as cascas do inhame e a salsa fresca e deixar ferver até que metade da água tenha evaporado. Coar, colocar o elixir em um pote de vidro com tampa limpo e seco e armazenar em geladeira por até 1 semana. 

Outra opção para obter os benefícios do inhame é fazer o chá. Saiba como preparar o chá de inhame