Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Elixir de Inhame e como tomar

O elixir de inhame é uma solução fitoterápica líquida de coloração amarelada que pode ser utilizada para eliminar toxinas do organismo, embora também posa ser utilizada para aliviar dores provocadas por cólicas ou reumatismo e facilitar a digestão, por exemplo.

Popularmente, este produto é ainda utilizado para aumentar a fertilidade da mulher devido à sua rica composição em vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de progesterona, facilitando a ovulação.

Apesar de possuir benefícios, em 2006 a ANVISA suspendeu a comercialização do elixir de inhame devido à sua elevada concentração de álcool, o que pode viciar, no entanto ainda pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais, devendo ser utilizado sob orientação e acompanhamento médico.

Para que serve Elixir de Inhame e como tomar

Principais benefícios

Apesar de ser contraindicado pela ANVISA, o elixir de inhame possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas, apresentando alguns benefícios para a saúde, como por exemplo: 

  1. Eliminar toxinas do organismo através do suor e da urina;
  2. Limpar a pele, diminuindo o aparecimento de acne;
  3. Aliviar a inflamação das articulações provocadas por reumatismo e atrite;
  4. Diminuir as dores provocadas por cólicas, como dores menstruais ou de parto;
  5. Facilitar a digestão de alimentos gordurosos, como batata frita e salgadinhos, por exemplo.

Além disso, algumas mulheres utilizam o elixir de inhame para estimular a gravidez, já que o elixir é rico em vitamina B6, que pode atuar regulando os níveis de progesterona e favorecendo a ovulação. No entanto, a relação entre o uso do elixir de inhame e a gravidez ainda não é cientificamento comprovada, por isso, é recomendado que as mulheres que possuem dificuldade para engravidar consultem o ginecologista para que seja iniciado o tratamento adequado e as chances de gravidez aumentem. Veja algumas formas naturais para aumentar as chances de engravidar.

Preço

Apesar da comercialização ter sido suspensa pela ANVISA, o elixir de inhame ainda pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, podendo custar entre R$ 14 e R$ 75,00 de acordo com a marca e quantidade que deseja comprar.

Como tomar

Caso seja feito o uso do elixir de inhame, é recomendado consumir 1 colher de sopa na hora do almoço e outra na hora do jantar. É importante que seu uso não seja feito por mais de 3 meses e que seja acompanhado e orientado por um médico para evitar o surgimento de efeitos colaterais.

Aprenda ainda como utilizar o inhame para preparar uma sopa desintoxicante.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

É importante que o elixir de inhame seja consumido de acordo com a orientação do médico, não devendo exceder 3 colheres de sopa por dia, caso contrário poderá haver náuseas, dor de estômago e, até mesmo, aumento do peso.

Além disso, o elixir de inhame não deve ser consumido por pessoas com menos de 14 anos, grávidas e mulheres em fase de amamentação, já que possui álcool em sua composição.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem