Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Durante quanto tempo posso tomar chá?

A maior parte dos chás pode ser tomado diariamente em pequenas quantidade sem prejudicar a saúde, no entanto alguns chás, como o chá verde não devem ser tomados por mais de 3 semanas consecutivas porque podem elevar a pressão arterial, por exemplo. Já os chás diuréticos, podem provocar hipovolemia, devido a falta de líquido e sangue no corpo, situação que pode levar à parada cardíaca.

Por isso, a quantidade de chá que se pode tomar depende muito do objetivo que se deseja. Por exemplo, o chá de gengibre para emagrecer pode ser tomado até 1 litro por dia, enquanto se for para tratar enjoo, só pode ser tomado 2 xícaras por dia. 

No entanto, embora natural, para tomar chá a vontade durante a gravidez e amamentação a mulher deve perguntar ao seu médico se pode ou não, porque existem ervas contra-indicadas nessas condições.

Como fazer chá

Para fazer chá corretamente é necessário primeiro ferver a água, desligar o fogo e depois adicionar as ervas, deixando repousar por 3 a 5 minutos, para que a água se misture com as ervas, libertando seus óleos essenciais. Depois, deve-se retirar as ervas para que o chá não fique muito intenso e amargo.

Aqui estão alguns exemplos da quantidade de chá que se pode beber por dia e por quanto tempo, sem prejudicar a saúde.

Chá de cavalinha

Para a infecção urinária pode-se beber de 4 a 5 xícaras de chá de cavalinha durante 1 dia. Se não melhorar a infecção urinária consultar o médico, pois pode ser necessário tomar antibiótico. Saiba mais sobre como tratar em: Tratamento para infecção urinária.

Chá verde

​Quando se toma chá verde para emagrecer deve-se bebe até 4 xícaras de chá diariamente, antes das 17 horas para não provocar insônia, durante 3 semanas e seguir uma dieta equilibrada com poucas calorias.

Chá de uxi amarelo e unha de gato

Para ajudar a combater o ovário policístico os chás de uxi amarelo e unha de gato devem ser preparados separados, podendo tomar-se 2 xícaras de chá de uxi amarelo de manhã e 2 xícaras de chá de unha de gato à tarde. Estes chás podem ser tomados por muitos dias porque não têm efeitos colaterais. Saiba mais sobre estes chás em: Remédio caseiro para ovário policístico.

Chá de sucupira

Pode beber-se 1 litro de chá de sucupira por 15 dias para ajudar a combater a artrose e o reumatismo. Além disso, a sucupira também pode ser utilizada em cápsulas, 2 a 3 cápsulas por dia. Saiba mais sobre esta planta medicinal em: Sucupira.

Chá de cavalinha para infecção urináriaChá de cavalinha para infecção urinária
Chá verde para emagrecerChá verde para emagrecer
Chá de gengibre e canela para tosseChá de gengibre e canela para tosse

Chá de hortelã

Para ajudar a acalmar pode beber-se 1 litro de chá de hortelã ao longo do dia, por até 3 semanas.

Chá de cascas de romã

Para aliviar a dor de garganta pode-se beber 3 xícaras de chá de cascas de romã por dia, durante 2 dias. Se piorar a dor de garganta deve consultar-se o médico pois pode ser necessário tomar anti-inflamatórios.

Chá de melissa

Para ajudar a combater a insônia deve-se beber 3 xícaras de chá ao longo do dia, sendo 1 xícara antes de dormir, durante 3 semanas. Veja também: O que fazer para acabar com a insônia.

Chá de gengibre e canela

O chá de gengibre e canela ajuda a aliviar a tosse com catarro, para isso basta beber 2 xícaras por dia deste chá durante 3 dias. Se piorar a tosse deve-se consultar o médico porque pode ser necessário tomar um xarope para a tosse.

Chá de salsinha

O chá de salsinha é um bom diurético natural e deve-se beber 4 xícaras deste chá por dia, durante 3 semanas, para ajudar a desinchar o corpo.

Os chás ajudam a aliviar sintomas e a combater as doenças mas não substituem os remédios e devem ser tomados sempre com o conhecimento do médico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...