Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para dor no tendão de aquiles

Para tratar a dor no tendão de aquiles é recomendado colocar uma bolsa com pedrinhas de gelo na região dolorida e descansar, evitando o esforço físico e reduzir os treinos. 

A dor no tendão de aquiles pode indicar uma pequena inflamação, que pode acontecer algum tipo de esforço físico, como correr, caminhar ou andar de bicicleta, e nem sempre é grave. A dor também pode acontecer pelo uso de um sapato que pressiona este tendão, contusão neste local, pelo desenvolvimento de um esporão no calcanhar ou devido uma bursite. Embora seja menos comum, existem casos onde a pessoa relata não ter tido nenhum tipo de esforço que possa justificar o aparecimento da dor. 

Normalmente essa alteração é simples e não dura muito tempo, havendo regressão dos sintomas entre 7-15 dias de tratamento. Mas se não houver sinais de melhora com as dicas a seguir, deve-se buscar ajuda médica. 

Tratamento para dor no tendão de aquiles

O que fazer?

Em caso de dor no tendão de aquiles, algumas estratégias indicadas, são: 

  • Pomada: Pode-se usar um creme ou pomada contendo mentol, cânfora ou arnica, pode aliviar o desconforto;
  • Repouso: Evitar esforço, mas não é necessário ficar de repouso absoluto, basta não praticar atividade física durante alguns dias;
  • Calçado adequado: Usar tênis ou sapato confortável, evitando os sapatos muito duros e também o salto alto, as sandálias do tipo Anabela podem ser usadas desde que o salto não tenha mais que 3 cm de altura, nenhum outro tipo de sapato ou sandália com salto é recomendada;
  • Banho de contraste: colocar os pés dentro de uma bacia com água quente e sal durante 1 minuto e a seguir, trocar para uma bacia com água fria deixando por mais 1 minuto. Realizar 3 trocas seguidas.
  • Compressas de gelo: Colocar gelo picado dentro de um pé de meia e enrolar em volta do tornozelo e deixar atuar por 15-20 minutos, várias vezes ao longo do dia;
  • Acupuntura: Pode ser útil para combater a dor e a inflamação de forma alternativa. 

Se a dor permanecer por mais de 7 dias é indicado buscar ajuda médica, porque pode ser uma tendinite, por exemplo, que pode ser tratada com remédios anti-inflamatórios por alguns dias, e sessões de fisioterapia para completa recuperação. Se o tratamento da tendinite não for realizado corretamente a dor pode agravar e a recuperação ser mais demorado, por isso é importante iniciar o tratamento o quanto antes. 

Não é necessário imobilizar ou enfaixar o pé.

Exercícios indicados 

Tratamento para dor no tendão de aquiles

São recomendados exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos da perna: gastrocnêmio e sóleo. Para o alongamento deve-se:

  • Subir num degrau e apoiar o pé na ponta do degrau;
  • Apoiar o peso do corpo e abaixar o calcanhar o máximo que conseguir
  • Manter-se nessa posição por 30 segundos à 1 minuto;

Repetir o mesmo exercício com a outra perna. Realizar 3 alongamentos com cada perna - duas vezes ao dia, durante 1 semana.

Após esse período pode ser indicado realizar exercícios de fortalecimento com estes mesmos músculos, e nesse caso pode-se utilizar o mesmo degrau, da seguinte forma:

  • Apoiar os pés na ponta do degrau;
  • Elevar o calcanhar o máximo que conseguir. Fazer 3 séries de 10 repetições. 

Outros exercícios podem ser recomendados pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade, sendo estes apenas alguns exemplos dos que podem ser feitos em casa.

Para pessoas que praticam atividade física intensa, o retorno aos treinos deve ser feito de forma gradual. 

Saiba o que pode fazer para curar a tendinite do tendão de aquiles

O que causa dor no tendão de aquiles

O principal sintomas da tendinopatia do tendão de aquiles é a dor leve, enquanto a pessoa está de repouso, que passa a ser moderada durante atividades como caminhar por mais de 15 minutos ou subir/descer escadas. A dor se agrava ao realizar um movimento de agachamento ou saltar e pode-se notar algum inchaço na região posterior do pé. Durante a palpação do tendão pode ser possível encontrar pontos de maior sensibilidade e espessamento do tendão.

Em caso de ruptura do tendão de aquiles a for é muito intensa e a palpar o tendão é possível observar a sua descontinuidade. Nesse caso pode ser preciso realizar cirurgia, quando o tendão se rompe completamente, mas pode-se utilizar apenas da fisioterapia nos casos de ruptura parcial.

Saiba mais sobre o tratamento para ruptura do tendão de aquiles

Porque o tendão inflama?

O tendão de aquiles inflama quando é submetido a um esforço maior que o habitual, e quando a pessoa não consegue descansar o suficiente, isso pode causar uma quebra à nível celular, que resulta de uma resposta de cura incompleta, que também pode estar relacionada com uma menor chegada de sangue ao tendão. Isso faz com que ocorram pequenas lesões microscópicas no tendão, incluindo a deposição de fibrina e uma desorganização das fibras de colágeno que originam a dor, inflamação e a rigidez de movimentos. 

O médico pode solicitar uma raio X ou ultrassonografia para avaliar a origem da dor e indicar o tratamento adequado. A cirurgia muito raramente é indicada. 


Bibliografia

  • PAPA, John A. Papa. Conservative management of Achilles Tendinopathy: a case report. J pode Chiropr Assoc. Vol.56. 3.ed; 216-224, 2012
  • HSS. Chronic Achilles Tendon Injury: An Overview. 2011. Link: <www.hss.edu>. Acesso em 28 Mai 2019
  • KISNER, Carolyn; COLBY Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 6ª.ed. São Paulo: Manole, 2016.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem