A dor na lateral do pé pode ser causada por fadiga muscular, pisada errada, joanete, tendinite, entorse ou atrite, e geralmente acontece pelo uso de sapatos inadequados, realização de atividades físicas de alto impacto ou movimentos repetitivos, por exemplo.
Na maioria dos casos, a dor na lateral do pé se trata de uma dor que não tem duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé. Saiba como tratar a dor nos pés em casa.
No entanto, se a dor na lateral do pé não melhorar ou for acompanhada de outros sintomas, como dificuldade para colocar o pé no chão ou andar, inchaço e manchas vermelhas ou arroxeadas, deve-se consultar o ortopedista, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado de acordo com a causa.
Principais causas
As principais causas de dor na lateral do pé são:
1. Fadiga muscular
A fadiga muscular é uma das causas mais comuns para o aparecimento de dor na lateral do pé, e pode ocorrer em casos de quedas, caminhadas em terrenos irregulares por longos períodos, inicio de atividade sem alongamento, calçados inadequados para exercícios físicos ou mudança brusca de hábitos, como começar um novo esporte.
O que fazer: é recomendado elevar o pé para ajudar na circulação e, consequentemente, aliviar o desconforto,além de repouso e realização de compressas frias por 10 a 20 minutos de 3 a 4 vezes ao dia. Confira outras dicas para combater a fadiga muscular.
2. Pisada errada
Algumas pessoas podem ter a pisada irregular, o que pode causar alteração do caminhar, além de dores na parte lateral interna ou externa do pé.
Quando o pé está mais voltado para o lado externo, a pisada é chamada de supinada, enquanto que quando está mais voltado para o lado interno do pé, chama-se pisada pronada. A pisada neutra é o ideal, pois o impacto é distribuído igualmente pela superfície do pé.
O que fazer: é indicado consultar o ortopedista para correta avaliação e tratamento mais adequado, podendo incluir o uso de sapatos especiais para ajustar a pisada ou realização de fisioterapia.
Além disso, pode ser recomendado compressas frias por 10 a 20 minutos de 3 a 4 vezes ao dia para alívio da dor.
3. Joanete
O joanete é a deformidade causada pela inclinação do primeiro dedo do pé, formando uma saliência dolorosa na borda interna do pé.
Suas causas podem envolver o uso de sapatos apertados e salto alto, além de fatores genéticos. A formação do joanete é gradual e nas primeiras fases pode provocar dor nas laterais dos pés.
O que fazer: o tratamento é orientado pelo ortopedista, que poderá recomendar o uso de palmilhas ortopédicas, sapatos mais confortáveis e a utilização de separador de dedos. Em caso de deformidade acentuada, o médico poderá indicar cirurgia para correção.
Alguns exercícios podem ser orientados pelo fisioterapeuta como forma de melhorar a flexibilidade e a força muscular dos pés, o que pode ajudar a diminuir as dores causadas pelo joanete.
Leia também: Exercícios para joanete e como cuidar dos pés tuasaude.com/5-dicas-para-cuidar-do-joanete4. Tendinite
A tendinite nos pés pode ser causada por movimentos repetitivos ou atividades físicas de alto impacto, como pular corda ou jogar futebol, o que pode provocar dor na lateral interna ou externa do pé.
O diagnóstico de tendinite é feito pelo ortopedista através de exame físico, podendo pedir exame de ecografia ou ressonância magnética.
O que fazer: o ortopedista poderá indicar a realização de compressas frias, imobilização e fisioterapia para tratar a tendinite. Veja como é feito o tratamento da tendinite.
5. Entorse
A entorse é um tipo de trauma geralmente no tornozelo que pode causar dor na lateral interna ou externa do pé, é um estiramento ou ruptura do músculo que pode ocorrer por atividades de médio e alto impacto como pular corda ou jogar futebol, acidentes como quedas bruscas ou pancadas fortes.
O que fazer: inicialmente deve-se procurar o ortopedista para diagnosticar a lesão. Assim, pode ser recomendado elevar o pé lesionado e fazer compressa de gelo de 10 a 20 minutos por 3 ou 4 vezes ao dia, sem que gelo esteja em contato direto sobre a pele. Além disso, imobilizadores poderiam auxiliar dependendo da lesão. Uso de anti inflamatórios e analgésicos, auxiliarão na fase inicial da dor. Saiba mais sobre entorse de tornozelo, sintomas e como tratar.
6. Síndrome cuboide
A síndrome cuboide é uma luxação do osso cuboide, localizado na lateral externa do pé, que pode surgir devido ao uso de sapatos inadequados, esforços repetitivos ou trauma, como a entorse do pé, por exemplo. Além disso, a síndrome cuboide também pode ser causada por uma sobrecarga no osso, como no caso de obesidade ou excesso de peso.
Outros sintomas que podem surgir são fraqueza no pé, sensibilidade ou desconforto na lateral do pé.
O que fazer: deve-se consultar o ortopedista para confirmar o diagnóstico, que poderá indicar o reposicionamento da articulação, através da realização de manobras para colocar os ossos da articulação afetada de volta à posição normal.
Além disso, a imobilização será necessária durante algumas semanas para evitar que a articulação se mova, permitindo que a área afetada cicatrize.
7. Artrite
A dor na lateral do pé pode ser causada por artrite, que é uma inflamação nas articulações que pode ocorrer nos dedos dos pés e no calcanhar, sendo mais comum em idosos pelo desgaste natural da articulação.
Além da dor na lateral do pé, a artrite pode causar inchaço, rigidez ao acordar e piora da dor com o excesso de movimentação do pé. Conheça mais sintomas da artrite.
O que fazer: é recomendado consultar o ortopedista, que pode indicar o uso de anti inflamatórios, como ibuprofeno, para alívio da dor e inchaço, e fisioterapia para fortalecer o pé e manter a mobilidade.
Além disso, o médico pode recomendar a imobilização do pé para ajudar no repouso e recuperação.
8. Fratura por estresse
A fratura por estresse do dedo mínimo, conhecido como “dedo mindinho”, pode causar dor na lateral do pé, e geralmente começa como uma dor leve que piora com a atividade e a sustentação de peso.
Essa fratura pode ocorrer pela pressão repetitiva e intensa sobre o dedo, que pode ser causada por atividades como correr, dançar ou mesmo caminhadas de longas distâncias.
Além disso, a fratura por estresse no dedo mínimo pode incluir inchaço, sensibilidade na área, hematomas e dificuldade para caminhar.
Leia também: Fratura por estresse: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/fratura-por-estresseO que fazer: pode ser recomendado pelo ortopedista, repouso e imobilização do pé, além de aplicação de compressas frias e elevação do pé, para ajudar a reduzir o inchaço e a rigidez.
9. Encarceramento do nervo sural
O nervo sural é um nervo sensorial que se estende da panturrilha até o osso do tornozelo. A compressão desse nervo, causada por uma entorse, fratura ou esforço repetitivo no tornozelo, pode levar a queimação, formigamento ou dor aguda na lateral do pé.
O que fazer: o ortopedista poderá indicar o uso de anti inflamatórios, como ibuprofeno e analgésicos, como paracetamol, além de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos da região e a melhorar a flexibilidade do tornozelo.
Em alguns casos, o médico poderá indicar infiltrações com corticoides para reduzir a dor e inflamação, além da intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo.
Quando ir ao médico
É recomendado consultar o ortopedista no caso da dor na lateral do pé não melhorar ou for acompanhada de outros sintomas, como:
- Dificuldade de colocar o pé no chão ou andar;
- Aparecimento de manchas arroxeadas;
- Dor insuportável que não teve melhora após uso de analgésicos;
- Inchaço;
- Presença de pus no local.
Desta forma, o médico pode avaliar os sintomas, fazer exames, como o de raio X, para que seja identificada a causa da dor na lateral do pé e iniciado o tratamento mais adequado.