A doença de Still é uma condição que causa inflamação das articulações, resultando em sintomas como dor articular, febre, manchas na pele, dor muscular e perda de peso.
Embora possa também ser conhecida como artrite idiopática juvenil, a doença de Still também pode acontecer em adultos, embora seja menos frequente.
Normalmente o tratamento consiste na administração de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, prednisona e imunossupressores, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Principais sintomas
A principal característica da doença de Still é a inflamação das articulações, o que pode resultar em sintomas como dor nas articulações, inchaço e dificuldade para movimentar a articulação.
Além disso, vários casos apresentam ainda:
- Manchas na pele, de coloração clara que não coçam;
- Febre alta;
- Enjoo;
- Cansaço excessivo;
- Ínguas;
- Dor muscular.
Em casos mais graves, esta doença pode levar à destruição das articulações devido à inflamação, sendo mais comum que isso aconteça nos joelhos e nos pulsos. Pode ainda ocorrer inflamação em órgãos internos, como do coração.
Possíveis causas
Não se sabe ao certo o que causa a doença de Still, mas alguns estudos demonstram que pode ocorrer devido a uma infecção viral ou bacteriana.
Como é feito o tratamento
O tratamento da doença de Still normalmente consiste na administração de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou naproxeno; corticoides, como a prednisona; ou agentes imunossupressores, como o metotrexato, anakinra, adalimumabe, infliximab ou tocilizumab, por exemplo.
Cuidados com a alimentação
Para ajudar no tratamento a alimentação em casos de doença de Still deve ser o mais saudável e anti-inflamatória possível, dividida em 5 a 6 refeições por dia, com intervalos de cerca de 2 a 3 horas entre cada uma. Deve-se também beber muita água e preferir alimentos com fibra na sua composição.
Além disso, deve-se incluir na alimentação leite e derivados, devido à sua composição em cálcio, e carnes, de preferência as magras, já que são uma ótima fonte de vitamina B12, zinco e ferro.
Também se deve evitar o consumo de açúcar e alimentos muito processados, como enlatados, salgados e de produtos de conserva, pois podem agravar a inflamação. Veja como fazer uma alimentação anti-inflamatória.