Doença de Still: o que é, sintomas, causas e tratamento

Setembro 2021

A doença de Still é uma condição que causa inflamação das articulações, resultando em sintomas como dor articular, febre, manchas na pele, dor muscular e perda de peso.

Embora possa também ser conhecida como artrite idiopática juvenil, a doença de Still também pode acontecer em adultos, embora seja menos frequente.

Normalmente o tratamento consiste na administração de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, prednisona e imunossupressores, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Doença de Still: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

A principal característica da doença de Still é a inflamação das articulações, o que pode resultar em sintomas como dor nas articulações, inchaço e dificuldade para movimentar a articulação.

Além disso, vários casos apresentam ainda:

  • Manchas na pele, de coloração clara que não coçam;
  • Febre alta;
  • Enjoo;
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas;
  • Dor muscular.

Em casos mais graves, esta doença pode levar à destruição das articulações devido à inflamação, sendo mais comum que isso aconteça nos joelhos e nos pulsos. Pode ainda ocorrer inflamação em órgãos internos, como do coração.

Possíveis causas

Não se sabe ao certo o que causa a doença de Still, mas alguns estudos demonstram que pode ocorrer devido a uma infecção viral ou bacteriana.

Como é feito o tratamento

O tratamento da doença de Still normalmente consiste na administração de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como ibuprofeno ou naproxeno; corticoides, como a prednisona; ou agentes imunossupressores, como o metotrexato, anakinra, adalimumabe, infliximab ou tocilizumab, por exemplo.

Cuidados com a alimentação

Para ajudar no tratamento a alimentação em casos de doença de Still deve ser o mais saudável e anti-inflamatória possível, dividida em 5 a 6 refeições por dia, com intervalos de cerca de 2 a 3 horas entre cada uma. Deve-se também beber muita água e preferir alimentos com fibra na sua composição.

Além disso, deve-se incluir na alimentação leite e derivados, devido à sua composição em cálcio, e carnes, de preferência as magras, já que são uma ótima fonte de vitamina B12, zinco e ferro.

Também se deve evitar o consumo de açúcar e alimentos muito processados, como enlatados, salgados e de produtos de conserva, pois podem agravar a inflamação. Veja como fazer uma alimentação anti-inflamatória.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Adult Still's disease. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/adult-stills-disease/symptoms-causes/syc-20351907>. Acesso em 17 Dez 2018
  • Manual informativo da artrite idiopática juvenil. Disponível em: <http://www.spreumatologia.pt/upload/Manual_AIJ_v4.pdf>. Acesso em 17 Dez 2018
  • HEALTHLINE. Adult-Onset Still's Disease. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/adult-stills-disease>. Acesso em 17 Dez 2018
  • CARVALHO, Rafael Lopes et al. Doença de Still na adolescência. Adolescência & Saúde. Vol.4. 53-55, 2007
Mais sobre este assunto: