Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Scheuermann: O que é, Sintomas e Tratamento

A doença de Scheuermann, também conhecida como osteocondrose juvenil, é uma doença rara que causa uma deformidade da curvatura da coluna vertebral, produzindo um arqueamento das costas.

Geralmente, as vértebras afetadas são as da região torácica e, por isso, é normal que a pessoa afetada apresente uma postura ligeiramente curvada para a frente. No entanto, a doença pode aparecer em qualquer outra vértebra, provocando diferentes alterações na postura.

Embora nem sempre seja possível atingir a cura, existem várias formas de tratamento para a doença de Scheuermann, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Doença de Scheuermann: O que é, Sintomas e Tratamento

Principais sintomas

Os sintomas mais clássicos da doença de Scheuermann incluem:

  • Dor ligeira nas costas;
  • Fadiga;
  • Sensibilidade e rigidez na coluna;
  • Aparência arredonda da coluna;

Geralmente a dor surge na zona superior da coluna e piora durante atividades em que é necessário rodar ou dobrar as costas muito frequentemente, como acontece em alguns esportes como ginástica, dança ou golfe, por exemplo.

Além disso, nos casos mais graves, a deformidade da coluna pode acabar comprimindo nervos que acabam resultando em dificuldade para respirar.

Como fazer o diagnóstico

Normalmente o diagnóstico pode ser feito com um simples exame de raio X, onde o médico ortopedista observa as alterações características da doença nas vértebras. Porém, o médico também pode pedir uma ressonância magnética para identificar detalhes adicionais que ajudem no tratamento.

O que causa a doença de Scheuermann

Ainda não se conhece a causa exata da doença de Scheuermann, mas a doença parece passar de pais para filhos, indicando uma alteração genética hereditária.

Alguns fatores que também parecem aumentar o risco de desenvolver esta doença incluem osteoporose, má-absorção, infecções e algumas doenças endócrinas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Scheuermann varia de acordo com o grau da deformidade e dos sintomas apresentados e, por isso, cada caso deve ser bem avaliado pelo ortopedista.

No entanto, na maior parte dos casos, o tratamento é iniciado com o uso de compressas frias e fisioterapia para aliviar a dor. Algumas das técnicas usadas na fisioterapia podem incluir eletroterapia, acupuntura e alguns tipos de massagem. Além disso, o médico pode receitar alguns remédios analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno.

Depois de aliviar a dor, o tratamento é orientado para melhorar o movimento e garantir a maior amplitude possível, sendo muito importante o trabalho com um fisioterapeuta. Nesta fase, também podem ser usados alguns exercícios de alongamento e fortalecimento para melhorar a postura.

A cirurgia geralmente é utilizada apenas nos casos mais graves e ajuda a reposicionar o alinhamento da coluna.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem