Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Dissulfiram: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O dissulfiram é um remédio indicado para o tratamento do alcoolismo crônico que age inibindo a ação de enzimas responsáveis por transformar o álcool em acetaldeído, uma substância que se forma após a ingestão de bebidas alcoólicas para facilitar a eliminação do álcool do corpo. 

O acetaldeído formado quando o álcool é ingerido é responsável pelos sintomas desagradáveis de ressaca como vômitos, dor de cabeça, pressão baixa ou dor nos olhos, por exemplo, e por isso quando o dissulfiram é usado juntamente com bebidas alcoólicas, causa os efeitos colaterais da ressaca, o que leva a pessoa a parar de beber. 

O dissulfiram pode ser encontrado em farmácias e drogarias na forma de comprimidos com o nome comercial Antietanol, ou na forma de pó com o nome Sarcoton, e deve ser usado com indicação médica pois pode causar efeitos colaterais graves como dor no peito que se espalha para o rosto ou ombros, convulsão, desmaio, respiração fraca ou lenta, ou batimentos cardíacos lentos, o que pode colocar a vida em risco.

Dissulfiram: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve 

O dissulfiram é indicado para ajudar no tratamento do alcoolismo crônico, pois evita a ingestão de bebidas alcoólicas devido ao aparecimento de reações desagradáveis quando se consome álcool como náusea, vômito, dor de cabeça, dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz, mal estar geral ou pressão baixa.

Como tomar 

O dissulfiram deve ser tomado por via oral, somente por adultos, sempre nos horários e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico, e o início do tratamento deve ser feito após 12 horas da última ingestão de álcool pela pessoa.

A forma de tomar o dissulfiram varia de acordo com a apresentação e inclui:

1. Dissulfiram comprimido de 250 mg

A dose inicial recomendada é de 2 comprimidos de 250 mg por dia em dose única nas primeiras 1 ou 2 semanas de tratamento. 

Após as primeiras 2 semanas de tratamento, a dose do dissulfiram pode ser alterada pelo médico para 125 mg por dia ou até no máximo 500 mg por dia.

2. Dissulfiram pó 400 mg/g

A dose do dissulfiram 400 mg/g deve misturada na comida como sopa ou leite, por exemplo, e deve ser medida utilizando a colher-medida fornecida pela embalagem, sendo que a dose recomendada, no primeiro dia do tratamento, é de 2 colheres-medida rasas, que equivale a aproximadamente 1 g de dissulfiram, 1 vez por dia, em dose única. 

Nos dias seguintes, a dose recomendada é de 1 colher-medida rasa, que equivale a 500 mg de dissulfiram, e deve ser tomada 1 vez por dia, em dose única. 

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com dissulfiram são sonolência, sensação de cansaço, dor de cabeça leve, perda da libido, sensação de gosto metálico na boca, formação de bolinhas na pele ou acne.

Além disso, durante ou até 14 dias após o tratamento com dissulfiram, se a pessoa ingerir bebidas alcoólicas, podem surgir efeitos colaterais graves como dor no peito que se espalha para o rosto ou ombros, convulsão, desmaio, respiração fraca ou dificuldade para respirar, vermelhidão ou sensação de rosto quente, dor de cabeça intensa, náusea ou vômito. No caso de aparecimento desses sintomas, deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo.

Por isso, é importante que durante o tratamento com dissulfiram, a pessoa evite ingerir álcool, seja como bebida alcoólica ou em alimentos como molhos, temperos, vinagre, ou mesmo evitar remédios que possam conter álcool na sua composição como xaropes ou enxaguantes bucais e até mesmo loções após barba.

Quem não deve usar

O dissulfiram não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia ao dissulfiram, cirrose ou insuficiência hepática, diabetes, epilepsia ou problemas cardíacos como insuficiência cardíaca ou doença nas artérias coronárias.

Além disso, o dissulfiram não deve ser usado por pessoas que tenham consumido álcool nas últimas 12 horas ou remédios que contenham paraldeído ou metronidazol, pois pode causar efeitos colaterais graves, o que pode colocar a vida em risco.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MUTSCHLER, J.; et al. Current Findings and Mechanisms of Action of Disulfiram in the Treatment of Alcohol Dependence. Pharmacopsychiatry. 49. 4; 137-41, 2016
  • DRUGS.COM. Disulfiram. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/disulfiram.html>. Acesso em 25 Jun 2021
  • SANOFI. ANTIETANOL® (dissulfiram) . 2014. Disponível em: <https://storagemv.blob.core.windows.net/pdf/antietanol.pdf>. Acesso em 25 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...