Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para limpar o Fígado

Para limpar o fígado e cuidar da saúde é recomendado seguir uma dieta equilibrada e com pouca gordura, além de incluir alimentos hepatoprotetores, como o limão, a acerola ou a cúrcuma, por exemplo.

Além disso, é importante aumentar o consumo de água e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool é metabolizado neste órgão e, por isso, sua ingestão pode causar maior inflamação.

O fígado cumpre muitas funções no organismo, tanto a nível metabólico, como do sistema digestivo, pelo que é importante preservar sua saúde através de bons hábitos alimentares. No entanto, existem doenças hepáticas que precisam de uma alimentação ainda mais adaptada, como é o caso da hepatite ou da gordura no fígado. Veja como é a dieta para hepatite e para gordura no fígado.

Dieta para limpar o Fígado

O que comer para limpar o fígado

Para cuidar da saúde do fígado é importante aumentar o consumo de frutas e vegetais, já que são alimentos ricos em antioxidantes e fibras, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue e a diminuir a absorção de colesterol no intestino.

Além disso, pães, macarrão ou cereais devem ser consumidos na sua forma integral, embora nos casos de hepatite ou cirrose, seja indicado seu consumo na forma não integral, para facilitar a digestão.

As proteínas devem ser essencialmente aquelas com pouca gordura, podendo ser incluído na dieta o leite desnatado, os iogurtes naturais e os queijos brancos, como a ricotta ou o cottage. Dentro das proteínas magras, deve-se consumir o peixe, o peru e o frango sem pele.

Idealmente, os alimentos devem ser preparados sob a forma de grelhados, cozidos ou ao forno, e com poucos condimentos, podendo utilizar-se as ervas ou outros alimentos ricos em antioxidantes, como o alho, o Orégano, a cúrcuma, a salsinha, a canela ou a cebola, por exemplo.

Outros alimentos que podem incluir-se na alimentação e que têm forte efeito protetor do fígado são a alcachofra, a cenoura, a chicória, o limão, as framboesas, o tomate, a maçã, as ameixas, a alfafa, a acerola, a uva, o melão, a beterraba, a berinjela, os aspargos e o agrião. Além disso, é ainda possível beber o chá de alcachofra, boldo ou cardo-mariano para obter o mesmo tipo de proteção sobre o fígado.

Confira neste vídeo outras dicas que podem ajudar a limpar o fígado rápido:

A MELHOR DIETA DETOX

344 mil visualizações

O que não comer na dieta para o fígado

Alguns alimentos que devem ser evitados neste tipo de dieta, para evitar sobrecarregar o fígado, são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Frituras;
  • Carnes vermelhas;
  • Manteiga, margarina, creme de leite e leite condensado;
  • Queijo creme, queijos amarelos e embutidos;
  • Leite integral e iogurtes com açúcar;
  • Comidas congeladas ou preparadas;
  • Açúcar, bolos, biscoitos, chocolate e outros snacks;
  • Sucos industrializados e refrigerantes;
  • Maionese e outros molhos.

O azeite deve ser colocado na comida à mesa, para que mantenha suas propriedades benéficas e nunca se deve usar óleo ou outra gordura para confecção das refeições.

Cardápio de 3 dias para limpar o fígado

Este cardápio é um exemplo de três dias que segue as orientações da dieta para limpar o fígado:

RefeiçõesDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de suco de laranja sem açúcar + 2 fatias de pão integral com queijo brancoCafé com leite desnatada + panquecas de banana, aveia e canela1 copo de limonada sem açúcar + ovos mexidos com queijo branco + 2 torradas integrais
Lanche da manhãVitamina de morango preparada com iogurte natural1 pote de gelatina1 banana com canela
Almoço/Jantar90 gramas de peito de frango grelhado + 4 colheres de sopa de arroz + salada de alface e cenoura90 gramas de pescada + 4 colheres de sopa de purê de batata + salada de aspargos com tomate90 gramas de peru cortado em tiras + 4 colheres de sopa de arroz com cúrcuma + salada de alface e tomate
Lanche da tarde3 torradas com goiabada 100% natural240 mL de suco de melancia + 2 torradas integrais com queijo branco240 mL de iogurte natural com 2 colheres de sopa de aveia

As quantidades recomendadas em cada refeição variam de acordo com a idade, gênero, histórico de saúde e atividade física de cada pessoa, por isso, é fundamental consultar um nutricionista para fazer uma dieta personalizada.


Bibliografia

  • ALVES Carlos. Verduras e legumes que curam. 1º. Brasil: Vozes, 2013. 27, 36, 55, 60, 65, 71, 84.
  • ESCOTT Sylvia. Nutrição relacionada ao diagnóstico e tratamento. 6ª. Brasil: Manole, 2011. 473-476.
  • SHILS Maurice. Nutrición en Salud y Enfermedad. 9º. México: Mc Graw Hill, 2006. 1361-1373.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem