Diacereína: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
abril 2022

A diacereína é um remédio indicado para o tratamento das osteoartrites, pois possui propriedades anti-osteoartrósicas, melhorando a composição das articulações e impedindo a degradação da cartilagem, além de ter efeitos anti-inflamatório e analgésico.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas de 50 mg, com o nome comercial Artrodar. Além disso, a diacereína também pode ser manipulada em farmácias de manipulação, conforme a receita do médico. Entenda as principais diferenças entre os remédios de farmácia e manipulados

A diacereína deve ser usada com indicação médica e as doses e o tempo de tratamento devem ser orientados pelo médico de forma individualizada. 

Para que serve

A diacereína é indicada para o tratamento da osteoartrite, artrose ou outras alterações degenerativas da articulação, já que diminui a inflamação e estimula a produção de componentes da matriz cartilaginosa, como colágeno e proteoglicanos. Além disso, tem efeito analgésico, aliviando os sintomas da doença.

Este medicamento pode ser indicado pelo médico no caso de pessoas com osteoartrite que apresentam contra-indicações para o uso de remédios anti-inflamatórios esteróides ou paracetamol, como risco aumentado de sangramentos gastrointestinais ou doenças cardiovasculares.

A principal vantagem da diacereína é ter menos efeitos colaterais que os anti-inflamatórios não esteroidais comumente utilizados, como irritação do estômago ou sangramentos, no entanto, pode demorar cerca de 2 a 4 semanas para fazer os efeitos pretendidos. Confira também outras opções de remédios para tratar a artrose.  

Como tomar

A diacereína deve ser tomada por via oral, com um copo de água, durante uma refeição.

A dose normalmente recomendada é de 1 cápsula de 50 mg de diacereína por dia, nas duas primeiras semanas. Após esse período, a dose recomendada é de por 2 cápsulas de 50 mg por dia, durante pelo menos 6 meses.

É importante seguir as recomendações médicas e realizar o tratamento pelo tempo estabelecido pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir com o tratamento da diacereína são diarreia, dor abdominal, mudança da coloração da urina para um amarelo intenso ou avermelhado, cólicas intestinais e gases. 

A diacereína engorda?

A diacereína não engorda e não costuma ter qualquer efeito direto sobre o peso. No entanto, devido ao seu efeito colateral de diarréia, em alguns casos, a barriga pode ficar menos inchada, o que pode dar uma falsa sensação de perda de peso.

Quem não deve tomar

A diacereína não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham obstrução intestinal, doenças inflamatórias da intestino ou doença hepática grave

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à diacereína ou qualquer outro componente da fórmula. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2022.

Bibliografia

  • FIDELIX, T. S. A.; et al. Diacerein for osteoarthritis. Cochrane Database Syst Rev. 10. 2; CD005117, 2014
  • TRB PHARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA. Artrodar (diacereína) cápsulas de 50 mg. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/artrodar.pdf>. Acesso em 29 abr 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BARTELS, E. M.; et al. Symptomatic efficacy and safety of diacerein in the treatment of osteoarthritis: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Osteoarthritis Cartilage. 18. 3; 289- 96, 2010
  • ALMEZGAGI, M.; et al. Diacerein: Recent insight into pharmacological activities and molecular pathways. Biomed Pharmacother. 131. 110594, 2020
  • ALEGRÍA, A.; IRARRAZÁVAL, S. Is diacerein an alternative for the treatment of osteoarthritis?. Medwave. 17. 8; e7041, 2017
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 630491 visualizações
  • Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

    05:01 | 1287334 visualizações
  • ARTRITE: exercícios para aliviar a dor

    04:49 | 216804 visualizações
  • ARTRITE: o que pode e o que não pode comer

    03:49 | 227613 visualizações
  • Porquê Parar de Estalar os Dedos

    01:52 | 217320 visualizações