Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desnutrição: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

A desnutrição é a ingestão ou absorção inadequada de nutrientes necessários para satisfazer as necessidades energéticas para o funcionamento normal dos corpo ou de crescimento do organismo, no caso das crianças. É uma condição mais grave nos idosos, crianças ou mulheres grávidas que pode até levar à morte, se muito severa, quando o índice de massa corporal é inferior à 18 Kg/m2. 

Geralmente, a desnutrição ocorre em pessoas com dificuldades econômicas ou habitantes de países pouco desenvolvidos, como a África, provocando, especialmente, desnutrição infantil.

A desnutrição pode levar ao surgimento de doenças, como anemia, na falta de ferro, hipotireoidismo, na deficiência de iodo ou xeroftalmia, na redução de vitamina A, por exemplo. Por isso, as pessoas devem ter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável para evitar a desnutrição. Veja como ter uma alimentação saudável.

Calculando o IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) pode auxiliar no diagnóstico da desnutrição, por exemplo. Veja qual o seu IMC, peso ideal e algumas dicas que podem melhorar a qualidade de vida.

Erro
anos
Erro
m
Erro
kg
Erro
Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Desnutrição: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

Sintomas de desnutrição

O principal sintoma de desnutrição é a perda de peso corporal, porém outros sintomas são:

  • Diarreia frequente;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Falta de apetite;
  • Diminuição da temperatura corporal;
  • Apatia ou irritabilidade;
  • Inchaços generalizados.

Nos casos mais graves de desnutrição pode acontecer enfraquecimento do sistema imune, resultando em infecções frequentes.

Desnutrição infantil

A desnutrição infantil pode ser percebida principalmente pela alteração do crescimento da criança, falta de força nos músculos e inchaço do abdômen e das pernas. Dependendo da causa nutricional e dos sintomas, a desnutrição infantil pode ser classificada em três tipos:

  • Marasmo, que é caracterizada pela deficiência primária de lipídios e carboidratos, o que faz com que a criança possua pouca ou nenhum gordura e perca peso rapidamente - entenda o que é e quais os sinais e sintomas do marasmo;
  • Kwashiorkor, em que há deficiência de proteínas e vitaminas, levando ao inchaço do abdômen, pele e cabelos secos e, em alguns casos, aumento do fígado;
  • Nanismo, em que o crescimento da criança é comprometido pela falta de nutrientes essenciais.  

É importante observar o desenvolvimento da criança e a presença de sintomas indicativos de desnutrição para que possam ser tomadas atitudes adequadas juntamente ao pediatra e nutricionista, evitando danos permanentes. Saiba quais são os perigos da desnutrição.

Como é feito o tratamento

O tratamento para desnutrição é feito com o aumento gradual da quantidade de calorias ingeridas, evitando alterações intestinais, como diarreia. Assim, são feitas entre 6 a 12 refeições por dia com pouca quantidade de alimentos.

Com o avanço do tratamento, o número de refeições é diminuído, enquanto as quantidades de comida a cada refeição são aumentadas, conforme a adaptação do paciente. Porém, quando o indivíduo não consegue ingerir alimentos sólidos podem ser utilizadas dietas ou suplementes líquidos para garantir os nutrientes necessários. Nos casos mais graves, pode ser necessário internamento hospitalar para que o paciente seja alimentado com nutrientes diretamente na veia ou através de sonda gástrica. Causas da desnutrição

Principais causas

As principais causas da desnutrição são:

  • Falta de acesso a alimentos;
  • Problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes;
  • Uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia;
  • Situações que aumentem a necessidade de nutrientes, como febre alta ou queimaduras.

Outra causa frequente de desnutrição é fazer dietas pobres em determinados nutrientes, como no caso de alguns vegetarianos ou dietas da moda.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...