Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 31 semanas de gestação

Em relação ao desenvolvimento do bebê com 31 semanas de gestação, que é o final dos 7 meses, ele encontra-se mais receptivo a estímulos externos e por isso reage mais facilmente aos sons e movimentos da mãe. Assim, ele sabe quando a mãe está fazendo exercícios, conversando, cantando ou ouvindo música alta.

Como o espaço no útero está cada vez menor, o bebê passa a maior parte do tempo com o queixo próximo do peito, braços cruzados e joelhos dobrados. O bebê também consegue perceber as diferenças de luminosidade, e pode ser interessante ascender uma lanterna em direção á barriga, para observar se ele se mexe.

Apesar do bebê estar mais apertado dentro da barriga, a mãe ainda deve perceber que ele se mexe, pelo menos, 10 vezes por dia. Se o bebê nascer com 31 semanas ainda é considerado prematuro, mas tem boas chances de sobreviver, se nascer agora. 

Desenvolvimento fetal

Quanto ao desenvolvimento do feto com 31 semanas de gestação este terá os pulmões mais desenvolvidos nesta fase, havendo produção de surfactante, uma espécie de "lubrificante" que irá impedir que as paredes dos alvéolos fiquem coladas, facilitando a respiração.

Neste momento as camadas de gordura subcutânea começam a ficar mais espessas e os vasos sanguíneos já não são tão evidentes, assim a pele não está tão avermelhada como nas semanas anteriores de gestação. A pele do rosto é mais lisa e o rosto já está mais arredondado, como um recém-nascido.

A partir desta fase o bebê irá bocejar várias vezes e isto poderá ser visto numa ultrassonografia morfológica. O bebê também está mais receptivo a brincadeiras e reage com movimentos e chutes à sons e estímulos visuais com luz. Ele também já consegue perceber quando a mãe faz uma massagem na sua barriga, por isso este é um bom momento para conversar com ele, porque ele já ouve a sua voz. 

O bebê pode ainda estar sentado nessa semana, sendo normal, alguns bebês demoram mais tempo para virar de cabeça para baixo, e há bebês que só viram depois de começar o trabalho de parto. Veja alguns exercícios que podem ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo

Tamanho do feto 

O tamanho do feto com 31 semanas de gestação​ é de cerca de 38 centímtero e pesa cerca de 1 quilo e 100 gramas.

Fotos do feto

Desenvolvimento do bebê - 31 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 31 semanas de gestação

Alterações na mulher 

As 31 semanas de gravidez a mulher poderá apresentar alterações nas mamas. O peito ficará maior, mais sensível e as aréolas mais escuras. Poderá observar também o surgimento de alguns pequenos caroços na mama que estão relacionados à produção de leite.

A insônia pode ser mais comum, e algumas boas dicas para dormir melhor são tomar um chá de valeriana ou passiflora pois estes são seguros na gravidez, e aplicar 2 gotas de óleos essenciais de camomila ou lavanda no travesseiro, que poderá ajudar a acalmar e relaxar.

Tomar suco de arando ou mirtilos pode ser uma boa estratégia natural para evitar a infecção urinária, os alimentos ricos em magnésio, como banana, morango, arroz integral, ovos, espinafre e vagem, são indicados para combater as cãibras e para o desenvolvimento dos ossos e das articulações do bebê.

Dormir de sutiã pode ser mais confortável e massagear a região do períneo com óleo de amêndoa doce, todos os dias, pode ajudar a manter os tecidos hidratados e mais maleáveis, facilitando o parto normal. 

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar